Para 78% dos executivos de grandes companhias, o Marketing Orientado a Dados está inserido ou é estratégico em seus negócios, segundo pesquisa da Teradata.
Não à toa, o Marketing Orientado a Dados é uma tendência que está mudando as companhias no mundo todo. E essa mudança é completamente irreversível.
Você descobrirá neste artigo o que está mudando, para onde está indo o mercado de comunicação e por que o Marketing Orientado a Dados é tão importante.
(E ainda por cima entenderá por que não basta ter dados se não tiver uma boa comunicação!)
Antes não tínhamos dados? O que está mudando?
Historicamente, praticamente todas as campanhas de marketing bem-sucedidas, sim, estavam baseadas em dados, especialmente em pesquisas de mercado e mensuração.
Dados existem há muito tempo, na verdade desde sempre. No Arte da Guerra, escrito há mais de 2 mil anos e um dos meus livros de negócios preferidos, Sun Tzu recomendava aos generais sempre estarem bem informados.
Porém, atualmente, a velocidade de processamento de dados está cada vez maior, o que criou o Big Data, que por sua vez nos trouxe à Era do marketing Orientado a Dados.
Nunca tivemos tantos dados à nossa disposição. E isso muda tudo!
Vale dizer, ainda, que o Marketing Orientado a Dados ocorre não só nos canais digitais e na mensuração de resultados, mas pode nortear todas as decisões da companhia – mas aí já estaríamos falando de data-driven business...
O que é marketing orientado a dados?
Marketing Orientado a Dados é uma forma de pensar ações de divulgação de marcas, aquisição e retenção de clientes, de modo que as decisões sejam tomadas baseadas mais em dados e menos em opiniões.
Afinal de contas, não é tão razoável seguir opiniões – por mais que sejam argumentos de autoridade – quando temos dados para nos dizer como está o mercado e quais ações são melhores para a marca.
Quando a “opinião” está certa, o dado certamente vai concordar. Do contrário, é melhor trocar de opinião e seguir a análise de dados.
Também precisamos de dados pois o Marketing está a cada dia mais complexo…
Essas mudanças também ocorrem porque o marketing está cada vez mais complexo, com uma quantidade maior de canais estratégicos e um volume imenso de interações da marca com o consumidor digital.
Segundo Kotler, em seu último livro, o Marketing tem adquirido um papel mais social e está menos focado no produto.
As decisões de consumo são tomadas mais pelo coletivo que pelo indivíduo – mas não esqueça que o coletivo é formado de indivíduos!
Desde o diagnóstico, passando pelo planejamento, pela criação e pela compra e otimização de mídia, há uma vasta quantidade de dados que nos ajudam a melhorar as decisões.
E o marketing orientado a dados é justamente isso: usar dados antes, durante e após qualquer ação de marketing, para que marcas vendam mais.
Não faça nada sem antes consultar os dados!
Principais benefícios do Marketing Orientado a Dados
Os benefícios do Marketing Orientado a Dados são muitos e separamos aqui os principais. Muitos dos outros serão deduzidos dos seguintes benefícios:
- Benchmarking;
- Conhecimento aprofundado do consumidor;
- Mensuração de Força de Marca;
- Inteligência de Negócio;
- Inteligência Competitiva;
- Criação de Estratégia;
- Tomada de Decisões desde as Mais Simples até Mais Complexas;
- Definição de KPIs de Marketing;
- Construção de Modelo de Atribuição dos Investimentos de Mídia;
- Mensuração de ROI;
Mensurando o Retorno Sobre Investimento com dados
Em última análise, o principal objetivo do Marketing Orientado a Dados é ajudar a vender mais, melhor e com maior Retorno sobre Investimento (ROI).
Tanto que, segundo a MediaMath, 73% de executivos globais de marketing aumentaram ou pretendem aumentar seus investimentos em marketing orientado a dados.
E há ainda muito o que melhorar: a Econsultancy, 64% das agências ainda avaliam ROI de último clique, enquanto apenas 48% das grandes companhias avaliam dessa forma.
O Marketing Orientado a Dados irá ajudar a construir modelos de atribuição, que mensurem e avaliem da melhor forma cada um dos investimentos de marketing.
Para que os canais mais efetivos e participativos recebam, claro, maiores investimentos.
Outro ponto que o Marketing Orientado a Dados ajuda muito é a conhecer o seu consumidor e interagir com ele de forma personalizada. Esse é o objetivo de Marketing Orientado a Dados para 62% dos executivos entrevistados da Jaywing.
Um dos principais objetivos do Marketing Orientado a Dados é garantir a relevância da mensagem para o consumidor e gerar maior retorno sobre investimento.
O que fazer com tantos dados?
O primeiro passo nas empresas quando iniciam a trabalhar com Marketing Orientado a Dados é ter, justamente, os dados.
Após isso, porém, é que a brincadeira começa: e aí vem uma pergunta muito comum “o que nós fazemos com dados dados?”, “qual a melhor decisão a ser tomada?”
Para trabalhar os dados, é preciso uma camada de Business Intelligence, que irá gerar informações consolidadas e insights de grande valor para tomada de decisões.
E depois disso? Para nós da Conversion, é preciso Performance Criativa, que é a execução orientada a performance e criação de valor de marca para o consumidor.
O que é Performance Criativa?
Performance Criativa é o conceito criado pela Conversion para designar ações de marketing mensuráveis, focadas no resultado final e que consideram a Relevância para o consumidor de cada interação, com o objetivo de criar valor de marca e retorno sobre investimento (Performance).
Em outras palavras, a Performance Criativa parte dos dados, entrega resultado para as empresas e cria valor de marca para o consumidor. Trata-se de um marketing de performance que abraça a criatividade e a inovação.
E ela está totalmente ligada ao Marketing Orientado a Dados: utiliza dados para diagnosticar oportunidades, busca a criatividade seja na comunicação ou na resolução de problemas e usa KPIs claros para mensurar resultados.
O segredo sempre é ser relevante para o consumidor
Ao contrário da velha propaganda (que era a marca falando sobre si mesma), a Performance Criativa está focada em ser relevante para o consumidor, por meio de marketing de conteúdo, conversas e boa experiência para o usuário, em todos os canais onde for aplicada.
Acreditamos fortemente que para atingir os melhores resultados para uma marca o segredo está em ser relevante para o consumidor. E o que é ser relevante? Aparecer na hora certa, no lugar certo e com a mensagem certa.
Não adianta nada ter os melhores dados se eles não ajudarem a criar estratégias eficientes e resultados claros. Dados sozinhos não fazem nada.
E, para ser relevante, não há segredo: precisa analisar muitos dados e entregar aquilo que o consumidor quer ou deve consumir, alinhando as ações a uma estratégia de comunicação e posicionamento da marca.
Com Marketing Orientado a Dados e a mensagem certa, não há como marcas não crescerem.
Muito bom. Seria legal colocar alguns cases disso. Vcs tem?
André, obrigado!
Fique ligado nos nossos próximos conteúdos que pretendemos falar mais sobre este assunto tão importante!
André, obrigado.
Anotei sua sugestão e em breve devemos publicar números demonstrando isso.
[]’s
Corrijam essa frase, deve ter passado batido:
“Para trabalhar os dados, é preciso uma camada uma camada de Business Intelligence, que irá gerar informações consolidadas e insights de grande valor para tomada de decisões…”
Vidaum,
Obrigado pela observação! Tudo certo.
[]’s
Vidaum, obrigado pela observação. Corrigi.
Good luck. All the best in this new journey and always success
Como Kotler escreve em seus livros: Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício. Com tdados dos possíveis clientes, ficam muito mais fácil segmentar um público alvo.