Em agosto de 2018, o Google lançou uma importante atualização em seu algoritmo que impactou significativamente no ranqueamento de algumas páginas e sites.
Chamado de Medic Update (Update Médico), ele é voltado para sites YMYL (Your Money Your Life) e impactou vários páginas relacionadas à saúde e finanças.
Segundo as informações divulgadas pela empresa, em sua conta oficial do Twitter, essa atualização tem como objetivo favorecer os conteúdos mais relevantes.
Na época, esse update chegou a derrubar o tráfego de sites em até 90%, enquanto outros foram impactados positivamente, melhorando o seu posicionamento orgânico.
Mas, você sabe o que é um site YMYL?
Your Money Your Life (YMYL) é uma das várias categorias de sites e páginas da web que podem influenciar a vida de qualquer indivíduo, para melhor ou pior.
Para exemplificar melhor essa categoria, vamos a alguns exemplos de páginas YMYL listadas na Google Search Quality Guidelines:
- Qualquer página da web que solicite dados bancários, números de documentos e qualquer informação pessoal mais importante e que possa ser utilizada para outros fins não éticos, como roubo de identidade, por exemplo;
- E-commerces ou páginas em que são feitas transações e que é possível comprar algo;
- Páginas que aconselham sobre questões medicinais e relacionadas à saúde em geral, que podem influenciar no seu bem-estar físico;
- Páginas que aconselham sobre finanças e que podem influenciar indivíduos a tomar decisões financeiras;
- Sites que compartilham informações de processos governamentais, leis, policiais e notícias sobre tópicos importantes em geral;
O seu site está na categoria YMYL?
Se a sua resposta for positiva, continue a leitura e veja o quanto é importante melhorar o seu conteúdo.
Agora que você sabe o que são as páginas YMYL, é importante conhecer outra expressão: E-A-T
E-A-T, também apresentado na Google Search Quality Guidelines, é um termo que refere-se à Competência (Expertise), Autoridade (Authoritativeness) e Confiabilidade (Trustworthiness) que os sites, especialmente os da categoria YMYL, devem fazer.
De acordo com o Google em suas guidelines, as páginas da web devem ter seus conteúdos embasados teoricamente e reconhecidos por especialistas.
Além disso, esse conteúdos devem devem estar sempre atualizados.
O que posso fazer em meu site frente a esse update ?
O primeiro fator que o algoritmo do Google considera para ver se sua página tem E-A-T é checar os links em suas páginas.
É muito importante que seus conteúdos sejam produzidos com base em fontes confiáveis e que tem autoridade. E não só isso: você deve referenciar as suas fontes para que o buscador entenda de onde vem as informações.
Leia o Google Search Quality Guidelines para entender melhor quais conceitos e fatores são levados em consideração para atribuir autoridade a seu site.
Após isso, faça uma análise de seus conteúdos e suas referências, verificando se as informações estão adequadas.
A reputação dos autores é muito importante também. Por isso, confira não só a autoridade de seu site, mas também a de seus escritores.
Use técnicas de SEO para seu site, elas ajudam a aumentar significativamente sua autoridade e reconhecimento.
Produza conteúdos relevantes e priorize a experiência do seu público!
É comum que sites tenham conteúdos focados somente no “robô do Google” e não em seus leitores. Mas, acredite, isso é um erro.
Cada vez mais, o buscador tem avaliado a experiência do usuário para classificar e garantir que sites estão realmente entregando valor para as pessoas.
Quer melhorar o conteúdo do seu site? Pense nas seguintes perguntas:
O que o conteúdo do seu site tem oferecido para as pessoas?
Qual é a resposta que esse conteúdo dá ao leitor?
Assim, é possível fazer um pequeno diagnóstico de seu conteúdo e começar a pensar em melhorias.
Quer saber mais sobre as atualizações em SEO e melhorar seus resultados orgânicos?
Baixe agora mesmo o e-book Grátis SEO em 2019, Content Experience e Mais!
Você descobrirá como o SEO tem mudado drasticamente e o que você precisa saber para aprimorar o seu tráfego orgânico.