Estudo: nova rede social Clubhouse cresce 100 vezes e desbanca TikTok na última semana

Thiago Nassa
Thiago Nassa

Levantamento da Conversion, agência especialista em Search Engine Optimization (SEO), identifica grande crescimento nas buscas por Clubhouse em fevereiro e faz análise comparando-a a outras redes

Rede usa fotos de seus usuários como ícone em aplicativo, que só está disponível em iOS

Na última semana, um aplicativo virou o novo queridinho dos principais influenciadores no Brasil. Trata-se do Clubhouse, rede social que funciona como um podcast interativo. Dentro dele, cada pessoa pode abrir uma sala e conversar com outros “speakers”; espectadores também podem “levantar a mão” na expectativa de entrar na conversa.

A Conversion realizou um levantamento analisando o comportamento do usuário nas buscas para entender o interesse pelo Clubhouse. Foi constatado que, neste início de fevereiro em comparação a setembro, 6 meses atrás e quando o aplicativo tinha apenas 3 meses de vida, as buscas por ele já cresceram 100 vezes. O número considera uma projeção para todo o mês de fevereiro e poderá variar, para cima ou para baixo, na consolidação dos dados na virada do mês.

Fora do Brasil, o aplicativo também é sensação e, na mesma análise, mundialmente as buscas por Clubhouse cresceram na ordem de 11 vezes.

No fim de semana, Clubhouse desbanca TikTok nas buscas

Analisando as buscas diárias por cada TikTok e Clubhouse, percebemos que a partir do último dia 3 começa o crescimento do novo queridinho que, no sábado, destronou o TikTok.

No final de semana, nomes como Flávio Augusto, Thiago Nigro e Guilherme Benchimol participaram de ‘lives de voz’ no aplicativo. Esse movimento foi o suficiente para que, no sábado, o Clubhouse ultrapassasse o TikTok.

“O Clubhouse é o maior fenômeno dos últimos tempos e atraiu usuários pela sua estratégia de começar pelos perfis mais influentes da Internet e gerar escassez, já que só é possível entrar através de convites e o aplicativo só está disponível para iPhones”, avalia Diego Ivo, fundador e CEO da Conversion.

Share of Search das principais redes sociais no País

Usando a metodologia Share of Search, que é preditiva em relação à participação de mercado de cada uma das marcas, foram postas à prova as principais redes sociais. A análise foi realizada no período de 31 de janeiro a 7 de fevereiro e, nesse retrato mais ‘macro’, o Clubhouse ainda está atrás do TikTok. Facebook é a rede social líder.

“O Facebook é a principal rede dos brasileiros, mesmo que ele já não seja tão hype como os novatos TikTok e Clubhouse”, comenta Diego Ivo. “O que não podemos deixar de refletir é que, enquanto as redes sociais são movidas pela mudança, o mercado de buscas é dominado por um só player: o Google”, conclui Ivo.

Download, uso de nosssos infográficos e contato com assessoria de imprensa

Estudo pode ser baixado gratuitamente aqui.

Os infográficos desta página podem ser reproduzidos, preferencialmente com crédito em formato de hiperlink. Não é permitida qualquer modificação.

Para agendar uma entrevista ou ter mais informações, fale com nossa assessoria de imprensa:

[email protected]
+55 (11) 99544-4954

Escrito por Thiago Nassa

Escrito por Thiago Nassa

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Escrito por Thiago Nassa

Escrito por Thiago Nassa

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.