Também conhecida no Brasil como Vídeos Curtos, Youtube Shorts apresenta elementos como edição de vídeo mais completa, além da possibilidade de incluir músicas e filtros nos vídeos.
Os vídeos curtos do YouTube possuem funcionalidades bem conhecidas para quem já utiliza Instagram e TikTok, mas é uma nova oportunidade para quem busca crescer o número de inscritos e engajamento dentro do Youtube.
Aprenda agora como funciona o YouTube Shorts, além de entender mais sobre a monetização dos vídeos curtos do Youtube.
O que são YouTube Shorts?
Os Youtube Shorts são vídeos curtos – com duração entre 15 a 60 segundos – gravados na posição vertical.
Apesar da duração, são vídeos como qualquer outro que encontramos no Youtube e, portanto, precisam preencher alguns requisitos como:
- Ter um título chamativo;
- Uma descrição do conteúdo apresentado em vídeo;
- Uma thumbnail chamativa e que represente o conteúdo;
- Utilização de Hashtags;
- Adição de tags;
- Entre outros.
A iniciativa tem como principal objetivo bater de frente com os concorrentes de formato como Instagram e TikTok, além de incentivar criadores de conteúdo a postarem vídeos através do celular.
Youtube Shorts também é uma oportunidade para canais que gostariam de crescer seu engajamento, seja em número de inscritos ou em visualizações e likes.
Já para quem pretende monetizar o canal e começar a ganhar dinheiro com Youtube Shorts, vale a pena ficar atento às diretrizes da comunidade, que também valem para vídeos curtos, para não se decepcionar com os resultados.
YouTube Shorts Monetização
A monetização do Youtube Shorts vêm sendo discutida desde seu lançamento, uma vez que funciona de maneira diferente dos vídeos do Youtube.
Para monetizar os Shorts, os usuários devem visualizar os vídeos na versão Desktop do Youtube ou então no Aplicativo do Youtube, através do próprio canal que fez a publicação do vídeo curto.
A monetização através do aplicativo do Youtube para celulares só irá ser contabilizada caso o vídeo não seja visto dentro da aba Shorts e sim através do canal que postou o vídeo.
Além disso, os vídeos curtos do Youtube não contarão para os requisitos de monetização solicitados pelo Youtube, caso sejam assistidos pela aba Shorts.
Como usar o YouTube Shorts?
No Brasil, o Youtube Shorts está em versão beta desde abril de 2021, mas todos os canais podem adicionar vídeos curtos dentro de suas contas.
Para habilitar o Youtube Shorts no seu canal, basta seguir os passos a seguir:
- Acesse seu canal no Youtube
- Clique em Personalizar Canal
- Localize a seção de vídeos do seu canal
- Clique em adicionar seção
- Selecione a opção de Vídeos Curtos
Uma vez habilitada a opção de vídeos curtos no Youtube, basta começar a gravar conteúdos de 15 a 60 segundos e publicar no seu canal.
Como publicar vídeos no YouTube Shorts
Apesar de ser um conteúdo voltado para pessoas que utilizam o aplicativo do Youtube no celular, é possível assistir e adicionar Youtube Shorts também na versão Desktop!
Publicando YouTube Shorts pelo computador
Após gravar e editar seu vídeo, é possível adicioná-lo ao Youtube seguindo os mesmos passos de um vídeo normal.
Porém, para que o Youtube indentifique seu vídeo como um Youtube Shorts, é necessário que você adicione no título e na descrição a hashtag #shorts. Conforme o exemplo abaixo:
Lembre-se: vídeos com duração maior do que 60 segundos não serão considerados como shorts, mesmo que possuam as hashtags adicionadas!
Publicando pelo celular
A publicação de vídeos curtos no YouTube pelo celular é ainda mais simplificada e conta com elementos únicos de filtros e edições.
Basta apertar o botão de + posicionado na parte inferior da tela e selecionar a opção de vídeos curtos.
Adicione ou grave o vídeo com a duração indicada e faça as edições necessárias antes de publicar.
Lembre-se: os vídeos curtos devem ser gravados na vertical!
Como aumentar o engajamento com YouTube Shorts
Apesar das controvérsias sobre a monetização do Youtube Shorts, os vídeos curtos geram grande engajamento como curtidas e até mesmo inscritos.
Os vídeos curtos podem aparecer para pessoas que não seguem o seu canal no Youtube e serve como uma oportunidade de conhecer e convencer o usuário a se inscrever e ver mais vídeos dentro do canal.
Todos os vídeos do Youtube Shorts já possuem um botão de “Inscrever-se” posicionado no canto inferior, além de conter o nome da conta que publicou o vídeo.
Agora basta fazer a sua parte e utilizar a criatividade dentro dos vídeos curtos. Não se esqueça de pedir likes e inscrições para lembrar os seus usuários de engajar com os vídeos!