No começo de Dezembro, o Google nos presenteou com uma atualização que deixou alguns especialistas preocupados pela proximidade com o Natal. Hoje vamos entender mais sobre a Product Review Update e como ela pode afetar seu site.
Product Review Update de Março de 2022
Ontem, dia 23 de março de 2022, o Google lançou a terceira parte do Product Review Update: atualização de algoritmo voltada a dar mais destaque, na SERP, às avaliações de produtos dentro dos e-commerces.
A primeira parte da atualização veio em Abril de 2021 e, a segunda, em Dezembro do mesmo ano.
Segundo publicação no blog oficial do Google, o update de hoje tem o objetivo de posicionar melhor as avaliações que mais têm potencial de ajudar outros compradores.
Em outras palavras, o Google pretende dar ainda mais destaque aos reviews que trazem informações relevantes e experiências reais acerca dos produtos, incluindo conteúdo em diferentes formatos, como fotos, áudios e etc, mas devem obedecer a alguns critérios novos trazidos pelo buscador.
A publicação ainda traz uma lista de boas práticas para escrever uma boa avaliação de produto. São elas:
- Inclua detalhes úteis e profundos, como benefícios e desvantagens de um determinado item, especificidades sobre seu desempenho e/ou como este produto difere de suas versões anteriores.
- Só escreva uma avaliação se você realmente usou o produto e mostre como ele é e como funciona.
- Inclua informações originais além daquelas fornecidas pelo fabricante, como imagens, áudios ou links para outros conteúdos que detalham melhor a experiência do usuário.
- Fale sobre produtos que podem ser comparados com outros ou explique o que diferencia este produto de seus concorrentes.
O Google ainda disponibiliza uma documentação completa com práticas recomendadas para quem deseja escrever boas avaliações ou para quem deseja incentivar os seus clientes a escrevê-las.
Product Review Update de Dezembro 2021
A atualização terá foco total nas reviews de produtos de site, ou seja, as avaliações que os usuários colocam – espontaneamente – em sites após fazer a sua compra.
A Product Review Update terá duração de três semanas a contar do dia 01/12/21.
Quem será afetado pelo Product Review Update 2021?
As atualizações começaram a ser feitas primeiro em sites que possuem a língua inglesa e ainda não há previsão de quando os sites brasileiros comecem a ser afetados.
O Update impactará diretamente os sites que aparecem no Google Discover.
O Google deixou claro que não irá notificar sobre as diversas outras micro atualizações no algoritmo de reviews que irá fazer constantemente. Este é um dos alertas para que analistas de SEO brasileiros fiquem de olho na volatilidade da SERP e na possível queda de impressões do Discover.
Esta atualização não é considerada um Core Update, e não possui a intenção de penalizar nenhum site, mas sim recompensar páginas que ofereçam conteúdo original e informativo.
Como se preparar para o Product Review Update?
O Google divulgou algumas informações sobre como evitar possíveis quedas de impressões e posicionamento com a nova atualização. Entre elas estão:
- Forneça evidências visuais, de áudio e outros links da sua experiência com o produto, para reforçar a autenticidade da sua avaliação.
- Inclua links para vários vendedores, dando ao leitor a opção de compra com o comerciante de sua escolha.
Exemplos de Reviews de Produto que geram insights importantes aos usuários
Sabemos que as avaliações dos usuários devem vir de forma espontânea e – principalmente – que elas ajudam novos clientes na tomada de decisão de compra.
Para garantir que os usuários postem avaliações verdadeiras de um produto, o site pode oferecer benefícios aos avaliadores, como é o caso da Shein.
Quando uma pessoa avalia um produto, a medida que outros usuários votarem em sua avaliação como sendo útil, o avaliador ganhará cupons para utilizar em outras compras.
Já no caso da Amazon, o avaliador que fizer diversos comentários poderá entrar em uma pontuação de melhores avaliadores do site, em um esquema de gamificação. Também é importante citar que os avaliadores da Amazon são marcados como compradores reais, ou seja, pessoas que realmente compraram o produto e depois fizeram uma avaliação do mesmo.
Como melhorar as avaliações de produtos no seu site
Muitos E-commerces acabam esquecendo de pedir avaliações após a compra de um produto. É muito importante manter este controle e incentivar seus clientes a falar sobre os produtos comprados.
As avaliações verdadeiras não precisam necessariamente serem positivas, mas trazer a realidade do produto e seus benefícios perante aos concorrentes.
Ao pedir uma avaliação do produto, lembre-se de garantir que o comprador entenda que deve expressar seu conhecimento sobre o produto e mostrar como ele é fisicamente. Considere a possibilidade de permitir que usuários subam vídeos e fotos utilizando o produto.
Além disso, seu site deve estar preparado para comparar o produto vendido com o dos seus concorrentes! Um exemplo de site que faz isso perfeitamente é o Tudo Celular:
Explique os diferenciais do seu produto e – se possível – mostre as melhorias, vantagens e desvantagens do produto de acordo com os últimos lançamentos.