Entenda como a Shopee foi do zero a 25 milhões de visitas potenciais por mês e tornou-se o maior e-commerce do Brasil em tráfego orgânico em apenas dois anos.
No conteúdo de hoje analisarei a estratégia de SEO da Shopee. Desde que chegou ao Brasil, em 2020, o marketplace singapurense líder no sudeste asiático tem alcançado marcos avassaladores de crescimento orgânico.
De acordo com a ferramenta SimilarWeb, o tráfego orgânico mensal da Shopee se aproxima dos 25 milhões de acessos, o que a torna o 6º maior site e o primeiríssimo e-commerce em busca orgânica no país, segundo o Semrush.
A Shopee hoje conta com 30% a mais de tráfego orgânico do que a média de todo o comércio eletrônico nacional. Somando, mais de 87% de todo o seu tráfego vem de canais orgânicos ou proprietários — isto é, sem anúncios ou CPC (custo por clique)!
Todo este estrondoso sucesso orgânico é apenas uma grande coincidência ou será que há um planejamento estratégico sólido de muito êxito por trás de tudo isso?
Para responder a essa pergunta, investiguei o caminho que ajudou a Shopee a tornar-se o maior e-commerce do Brasil em SEO em apenas dois anos e trouxe as minhas conclusões para vocês.
Vamos lá?
Por que a Shopee é tão atraente?
Em setembro de 2021, a Conversion realizou um estudo exclusivo sobre a ascensão do E-commerce Cross Border, o comércio eletrônico de importados que tem como grandes protagonistas no Brasil os players asiáticos.
De acordo com a pesquisa, que entrevistou 400 consumidores brasileiros a fim de compreender melhor o perfil de quem compra importados no país, o principal fator de influência na hora de comprar um produto físico internacionalmente é o preço baixo.
Em termos de alinhamento com a preferência local, a Shopee sai na frente: seus preços são tão baixos que a loja ganhou o apelido de “25 de março virtual”, uma referência à famosa rua de comércio popular da cidade de São Paulo.
Compras internacionais têm ticket baixo
Ainda segundo a nossa pesquisa, a maior parte dos consumidores preferem gastar pouco quando compram produtos importados: 60,7% afirmaram gastar até R$300,00 e somente em produtos de baixo valor agregado. Ao oferecer uma grande variedade de categorias de consumo e permitir que mais coisas sejam comprada com menos dinheiro, a Shopee se adequa perfeitamente ao perfil do seu público.
Além de possuir um ticket médio baixo, a Shopee direciona esforços para outro grande fator de influência para o consumidor brasileiro: o frete grátis.
Unindo bons preços e envio gratuito (ou muito barato), a Shopee mira desenvolver sua credibilidade perante as classes C, D e E, e para isso investe pesado em mídias que atingem este público com mais assertividade, como a TV, por exemplo.
Parte de todo esse marketing também visa direcionar o usuário para o aplicativo da marca, oferecendo benefícios exclusivos a quem realizar compras via app. O que dá incrivelmente certo e gera ruídos muito positivos.
De acordo com a edição de Julho do Relatório Setores do E-commerce no Brasil, da Conversion, somente em junho a Shopee alcançou mais de 128 milhões de visitas em aplicativos Android, chegando ao topo do ranking de maiores e-commerces do Brasil em acessos via app.
Gatilhos mentais: o poder do copywriting
Fazer publicidade em horário nobre é um pilar importante na estratégia de expansão da Shopee, mas o modo como os seus diferenciais competitivos são comunicados aos seus usuários são fundamentais.
Entra, aqui, o que podemos chamar de o poder do copywriting — o processo de desenvolvimento de conteúdo persuasivo cujo objetivo é levar o consumidor a consumar uma conversão. No caso dos e-commerces, vendas.
Para transmitir aos seus consumidores a ideia de que eles devem comprar o mais rápido possível a Shopee utiliza 3 gatilhos mentais determinantes para o seu sucesso. São eles:
1. Escassez
Na Shopee, há uma grande rotatividade de promoções e benefícios, como a distribuição de cupons de desconto, por exemplo. Isso significa que as vantagens estão sempre, literalmente, a alguns minutos de acabar. Isso gera no usuário o que chamamos de FOMO, ou Fear of Missing Out (medo de perder).
Para um usuário que já possui o desejo de comprar, a ideia de que ele está próximo de perder uma grande vantagem é um fator decisório fundamental.
2. Prova social
A Shopee incentiva que os usuários que já realizaram compras deixem avaliações em suas páginas de produto. Esse incentivo se reverte em benefícios que podem ser utilizados em outras compras.
Essas avaliações, no entanto, são fatores de grande influência para os novos compradores. Ter acesso a reviews com fotos reais dos produtos e ler depoimentos positivos acerca de um produto leva muita credibilidade para a loja. E a credibilidade, como todos nós sabemos, é também uma fator de ranqueamento em SEO!
3. Autoridade
Não basta somente oferecer boas oportunidades de compra para fidelizar um cliente. Por bons preços, muitos usuários fazem compras pontuais, mas não necessariamente se tornam fieis a uma marca. Ao criar uma conexão genuína com o seu público, no entanto, uma marca pode garantir não só uma única compra, mas muitas outras compras futuras.
Para gerar identificação com seu público, a Shopee investe em marketing de influência. Criar publicidade com os Barões da Pisadinha, um grupo musical muito popular entre o público-alvo da Shopee, por exemplo, eleva a consideração dos seus usuários, os trazendo para mais perto.
Link building e a importância do SEO Off-Page
Mas, afinal, o que boas ofertas e marketing de influência tem a ver com SEO?
E eu te digo: tudo está interligado!
Quando uma marca conquista a confiança de seu público e se populariza a nível nacional, como fez a Shopee, ela passa a ter uma boa reputação, o que se converte autoridade. E autoridade é a chave para que uma marca possa ter sucesso em suas campanhas de SEO Off-Page, principalmente se estamos falando de Digital PR e link building com assessoria de imprensa.
No período de 2 anos em que a Shopee esteve trabalhando sua autoridade no Brasil, ela alcançou 2,2 milhões de backlinks de 25 mil domínios diferentes!
Os principais veículos de imprensa do país fazem links para a Shopee. Isso pode ter acontecido tanto de maneira espontânea, por causa da grande popularização da marca em pouco tempo, quanto através de ações de assessoria de digital PR voltadas a esta finalidade.
Sem contar o efeito viral dessas notícias. É muito comum que veículos menores republiquem notícias que já saíram em grandes veículos, o que gera uma cascata de linkagem muito benéfica para as marcas.
Além disso, todos os 13 países em que a Shopee está presente se interlinkam, o que não é black hat pois enriquece a própria experiência do usuário.
E o SEO Técnico?
Para completar minha análise, fiz uma varredura em alguns aspectos técnicos do SEO da Shopee, como URLs, velocidade de carregamento das páginas, Core Web Vitals e etc.
E a conclusão não poderia ser pior. Alguns profissionais mais puristas diriam que o SEO e até o CRO (Conversion Rate Optimization) da Shopee são péssimos.
As páginas possuem um carregamento lento, todos os Core Web Vitals apresentam notas baixíssimas e há até alguns bugs na hora de realizar as compras, o que a princípio poderia reduzir muito a taxa de conversão da Shopee. Mas não é o caso.
O que isso nos diz sobre todo esse sucesso?
Conclusão
Acima de tudo, podemos concluir que o Google quer páginas que atendam a expectativa do usuário.
Um dos maiores sites em busca orgânica possui falhas técnicas básicas, mas compensa tudo isso com uma estratégia incrível.
Por oferecer uma enorme gama de produtos e ser uma plataforma de compras muito completa, a Shopee retém os seus usuários, que partem de um produto para o outro em uma navegação longa. Isso diz ao Google que este é um site que possui o que os seus usuários procuram.
Tudo isso corrobora com tudo o que venho defendendo sobre SEO nos últimos anos: para além do tecniquês, experiência de usuário, retenção e autoridade são os grandes pilares que tornam uma estratégia de SEO em ações de sucesso.
O que você achou desta análise? Deixe nos comentários sua opinião e me diga que outros sites você gostaria de ver analisados.