July 2022 Product Review Update: saiba tudo sobre a nova atualização de algoritmo do Google

Bruna Rodrigues
Bruna Rodrigues

Novo update focado em avaliações de produtos vem para complementar o trabalho iniciado em 2021 com a  primeira Product Review Update

No último dia 27 de Julho o Google confirmou o início da implementação de sua nova atualização de algoritmo, a July 2022 Product Review Update, a quarta em uma série de atualizações com foco em avaliações que produto.

O update teve início há dois dias e, segundo anúncio oficial do buscador, deve ser concluído em duas ou três semanas.

O trabalho do Google em melhorar a qualidade das avaliações de produto em seus resultados de pesquisa começou em abril de 2021 com a primeira Product Review Update, que ganhou sua continuação em dezembro do mesmo ano e, em seguida, em março de 2022.

A nova atualização não é um core update, portanto não terá impacto sobre sites que não publicam avaliações de produtos. De modo geral, esse é um update focado em e-commerces.

De acordo com a publicação oficial no blog do Google, o objetivo desta série de melhorias é dar mais destaque às melhores avaliações, aquelas que possuem maior potencial de ajudar outros usuários que buscam os mesmos produtos.

O que é uma boa avaliação de produto e como escrever uma?

Boas avaliações, na prática, são aquelas que mais trazem informações realmente relevantes sobre os produtos. O que o Google quer, em suma, é que os reviews transmitam aos outros usuários uma experiência real.

Para isso, é importante que elas incluam conteúdos em diferentes formados, como por exemplo fotos, áudios, vídeos, enfim, dados que tragam detalhes difíceis de serem alcançados com conteúdo puramente descritivo.

A publicação oficial, que foi ao ar em março deste ano, ainda traz uma lista de boas práticas de como escrever uma boa avaliação de produto. São elas:

  • Inclua detalhes úteis e profundos, como benefícios e desvantagens de um determinado item, especificidades sobre seu desempenho e/ou como este produto difere de suas versões anteriores;
  • Só escreva uma avaliação se você realmente usou o produto e mostre como ele é e como funciona;
  • Inclua informações originais além daquelas fornecidas pelo fabricante, como imagens, áudios ou links para outros conteúdos que detalham melhor a experiência do usuário;
  • Fale sobre produtos que podem ser comparados com outros ou explique o que diferencia este produto de seus concorrentes.

Além disso, se você possui um site transacional que publica avaliações de produtos, é importante incentivar que os seus usuários avaliem suas compras. Isso pode ser feito através de benefícios exclusivos para quem o faz, como cupons de desconto, por exemplo, como fazem grandes players como Amazon e Shopee.

Entre os elementos de maior valor em uma avaliação estão medidas quantitativas (dimensões), benefícios, comparações com outros produtos e etc.

Uma boa dica para garantir que essas informações estarão presentes nas avaliações dos seus clientes é incluir, nos blocos de publicação de review, todos estes campos.

O Google ainda disponibiliza uma documentação completa com práticas recomendadas para quem deseja escrever boas avaliações ou para quem deseja incentivar os seus clientes a escrevê-las.

Como se preparar para o novo Product Review Update?

Em termos gerais, a atualização de Julho não traz nenhuma novidade em relação às três atualizações anteriores, portanto as recomendações para evitar impactos negativos continuam as mesmas:

  • Forneça evidências visuais, de áudio e outros links da sua experiência com o produto, para reforçar a autenticidade das avaliações
  • Inclua links para vários vendedores, dando ao leitor a opção de compra com o comerciante de sua escolha.

Para saber mais sobre a sequência de atualizações Product Review Update, acesse aqui.

Escrito por Bruna Rodrigues

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