Escolher um serviço especializado traz melhores resultados
A cada dia, mais e mais empresas procuram um parceiro especializado para criar e executar estratégias de SEO. Afinal, a otimização para mecanismos de busca é fundamental para o sucesso em diversas frentes.
É por meio do SEO que as marcas têm a oportunidade de ocupar posições de destaque nos motores de pesquisa e, com isso, atrair mais visitantes para seus sites.
Cerca de 93% do tráfego de toda a web é gerado por meio de buscadores. Estes são utilizados mensalmente por 98% dos usuários (99firms, 2022), o que reforça a importância dessa disciplina.
Se você tem dúvidas sobre os benefícios de contratar uma agência especializada em SEO, chegou ao lugar certo. Neste artigo, conheça detalhes importantes para tomar a decisão de ter um parceiro nessa empreitada.
Por que contratar uma agência de SEO?
Contratar uma agência especializada para executar as tarefas relacionadas à otimização para mecanismos de busca é um caminho para otimizar esforços e resultados, já que a área de SEO é muito ramificada e cruza variadas estratégias de marketing.
A equipe da agência contratada pode agir em conjunto com os times internos de SEO e conteúdo, além de trabalhar com outras áreas, como tecnologia e vendas.
Existem diversas razões para uma empresa contratar um serviço especializado de SEO.
Veja a seguir alguns motivos para ter um parceiro.
1. Especialização
Quando se contrata um serviço especializado em SEO, é esperada a expertise necessária para realização de um bom trabalho.
É preciso ter cuidado na hora de escolher. Muitas vezes o barato sai caro, e isso não se trata de um mero clichê. A contratação de agências genéricas pode resultar em prejuízos à marca e, consequentemente, aos negócios.
Um trabalho ruim de SEO pode gerar punições do Google e de outros buscadores, já que existem técnicas consideradas ilegais – conhecidas como black hat. Mesmo que usadas sem intenção, será bem difícil reverter as penalizações que o domínio pode sofrer.
Por isso, vale a pena investir em agências de comprovada capacitação e experimentação no mercado.
O SEO é uma área intrincada. Há vertentes como o SEO técnico, o SEO on-page, o SEO off-page e a produção de conteúdo otimizado. Para cada uma delas, são exigidas habilidades e recursos distintos.
É recomendável a contratação de uma agência capaz de realizar essas múltiplas tarefas e que conte com profissionais diversos, como desenvolvedores, analistas de dados, designers, planejadores, estrategistas, redatores, link builders, RPs, entre outros.
Isso faz com que haja a centralização de processos, o que só traz benefícios para o contratante.
2. Velocidade
Especialmente para empresas que já investem em SEO, a contratação de um serviço especializado pode imprimir velocidade nos processos.
Afinal, atividades como auditoria, otimização, planejamento estratégico, ativação de automação, análise competitiva e redação levam tempo.
3. Aliança com times internos
O fato de haver uma equipe interna de SEO em uma empresa não quer dizer que a contratação de um parceiro especialista nessa disciplina seja dispensável.
Além da já citada gama de profissionais especialistas em cada uma das vertentes dessa disciplina, na maior parte dos casos, há uma aliança entre os times, mesclando orientação, troca de experiências e organização às práticas operacionais.
4. Atualização
As melhores práticas de SEO mudam com frequência. Além das novas ferramentas que surgem no mercado, os próprios algoritmos dos buscadores sofrem alterações constantes.
Para se ter uma ideia, apenas em 2020 o Google sofreu cerca de 4.500 modificações (Search Engine Land, 2022), além de mais de 600 mil experimentos.
Assim funciona esse mercado. O que dava certo ontem, pode se tornar antiquado hoje.
Ao optar por um parceiro especialista em SEO, espera-se, antes de tudo, que ele siga as tendências e se mantenha informado a respeito das novidades.
5. Acesso às ferramentas
Aplicar as melhores técnicas de SEO exige uma série de ferramentas, como planejadores de palavras-chave, web analytics, plataformas de produtividade, análise de performance e descobrimento de erros.
Algumas, além de caras, precisam ser operadas por especialistas para ter seu potencial máximo explorado.
Com a contratação de uma agência com anos de experiência e resultados no mercado, a utilização dessas ferramentas emerge como um bônus.
6. Networking
Estabelecer uma rede de contatos leva tempo. Em áreas como as relações públicas digitais, na qual a assessoria de imprensa age como elemento primário em SEO, isso é essencial.
Serviços terceirizados possuem boas conexões com portais e veículos de imprensa, o que gera praticidade na conquista de backlinks relevantes, que aumentam a autoridade de páginas e domínios. Se você procura um parceiro de SEO para o seu negócio, considere agendar uma reunião com a Conversion. Possuímos um time com mais de 100 colaboradores experientes na área, além de diferentes serviços para se adequar às suas necessidades. Caso se interesse, fale com um de nossos consultores.