Conquista de backlinks de qualidade aumenta a autoridade do site
Uma das tarefas mais árduas no universo de SEO é conquistar backlinks. Afinal, pode ser difícil conseguir um link de seu site ou blog no domínio de terceiros, levando em consideração as boas práticas e as diretrizes do Google sobre o tema.
É por essa razão que muitas empresas investem em ferramentas, equipes e profissionais de link building.
Uma das práticas mais comuns é a identificação de oportunidades e o envio de mensagens via email sugerindo a inclusão dos links. O que pode ser frustrante, já que em boa parte dos casos sequer há uma resposta.
Talvez por essa razão, um grande número de marcas recorre a algumas das mais famigeradas técnicas de black hat: a compra e a troca de links ou a criação de redes privadas de blogs (PBNs).
Mesmo com a possibilidade de punição, colocam suas classificações no ranking em risco, ao apostar que o algoritmo possa ter alguma dificuldade em identificar esse tipo de irregularidade.
Contudo, uma única penalização pode ser a pedra no sapato que leva meses para ser retirada. Isso quando não é uma situação irreversível.
Então, como conquistar backlinks de qualidade para elevar a classificação nos resultados de pesquisa do Google?
A resposta mais óbvia — e que não viola as diretrizes oficiais do buscador — é simples: com conteúdo de qualidade.
Por isso, a seguir, veja alguns exemplos de materiais que são iscas para backlinks na web.
Quais são os tipos de conteúdos que mais geram backlinks na web?
Por mais que o conteúdo seja útil, esperar que alguém o referencie em seus próprios textos pode ser um desafio e tanto.
A boa notícia é que existem alguns modelos com maiores chances de atrair links de entrada. A seguir, conheça alguns dos principais.
As pesquisas (especialmente as originais) são consideradas o suprassumo das estratégias de link building.
- Pesquisa
A principal razão para isso é que os dados são utilizados para trazer credibilidade à informação. Quando um autor cita um deles, é muito comum mencionar a fonte.
Esse formato de conteúdo também faz brilhar os olhos dos profissionais de imprensa, que, além de inserirem links para a fonte da pesquisa, podem iniciar um diálogo com a empresa para um relacionamento duradouro.
- Compilado de estatísticas
As pesquisas não são a única maneira de trazer os números à tona. Uma solução muito utilizada por empresas é realizar um vasto estudo, um texto com uma compilação de estatísticas.
Nesse modelo, são agregadas em uma só página uma série de dados selecionados de pesquisas de terceiros.
É claro que, para que o usuário cheque a origem, é indicada a inserção dos links das pesquisas originais. Para evitar possíveis punições de link farm, é recomendada a utilização da tag nofollow.
- Rankings
Os rankings são notórios por estimular a curiosidade e servirem como âncoras para outras publicações.
Aqui a ideia é estabelecer uma ordem hierárquica cujos critérios podem variar. Inclusive, nem sempre os dados são requeridos. Em muitas situações, a opinião pessoal de uma pessoa com autoridade é suficiente para trazer credibilidade à classificação.
Outra vantagem desse tipo de conteúdo é o alto potencial de viralização nas redes sociais. Embora os links nessas plataformas não repassem autoridade, são ótimos para geração de tráfego.
- Notícias
As notícias têm como ponto forte o fator atualidade. Especialmente aquelas dadas em primeira mão, verdadeiros ímãs de backlinks.
Embora tenham prazo de validade, existem maneiras de torná-las atemporais. Uma técnica de SEO consiste na criação de páginas pilares para notícias, que são atualizadas sempre que surge uma novidade sobre o tema central.
Esses updates são cobertos por notas menores, sempre com links para a página principal.
- Entrevistas com especialistas
Assim como as pesquisas, as entrevistas com autoridades em determinados assuntos são utilizadas como base para a redação de outros textos.
É por essa razão que manter um bom networking com profissionais relacionados ao tema central do blog torna-se tão importante.
Outro motivo para investir nesse formato é que as entrevistas podem ser linkadas no site do próprio entrevistado ou da organização que ele representa.
- Infográficos
Infográficos são peças visuais que facilitam o consumo do conteúdo. Podem vir anexos a outros formatos ou servir como isca de leads.
Por se tratarem de peças dinâmicas e com alto potencial de compartilhamento, é recomendada a inclusão de uma marca d’água.
Alguns deles podem, inclusive, vir com notas que permitem sua inclusão em páginas externas, desde que seja incluído o link para a página original.
- Opiniões controversas
Textos opinativos que fogem ao senso comum tendem a ser campeões de acessos na internet.
Mas essa não é a única razão pela qual você deveria investir neles. Quando textos chamam a atenção por pontos de vista impopulares, existe a chance de que outros autores se manifestem contra ou a favor do argumento.
Para explicar ao próprio público a origem do debate, é preciso inserir um link para o artigo original.
Se preferir evitar polêmicas, é possível apenas referenciar posicionamentos distintos e colocar a citação dos autores, como no caso do post abaixo.
- Press release
Um press release é um comunicado oficial de uma marca destinado à imprensa. Eles podem servir como base para que os próprios veículos criem suas notícias.
Naturalmente, quando isso ocorre, é comum que links que apontam para o comunicado sejam inseridos na matéria.
Esse tipo de conteúdo, aliás, é também uma técnica de assessoria de imprensa e pode gerar resultados satisfatórios, especialmente quando há um bom relacionamento com órgãos jornalísticos.
- Collab
Os collabs são conteúdos produzidos por duas ou mais fontes.
No universo corporativo, é comum que empresas se juntem para elaborar materiais que abrangem a área de negócios de ambas, como pesquisas de mercado, guias ou cursos.
Esse tipo de material colaborativo pode gerar links recíprocos de forma natural. Contudo, é preciso tomar cuidado com excessos, pois existe a possibilidade desse modelo ser identificado como troca de links.
Os backlinks têm o potencial de aumentar a autoridade de sites e fazer toda a diferença na hora de ranquear páginas nos mecanismos de buscas.
Porém, é preciso fazê-lo com responsabilidade para evitar as punições do Google. Se você deseja contar com um parceiro especialista em assessoria de imprensa digital para link building, conheça nossa página de serviço.