Serviços oferecidos podem ser personalizados de acordo com as necessidades da empresa
A decisão de contratar uma agência de SEO é um passo importante em estratégias empresariais.
Afinal, trata-se de uma iniciativa que exige investimentos em longo prazo.
Isso porque a otimização é um processo constante de manutenção de páginas para garantir que se posicionem no topo dos buscadores.
Além de existirem diferentes formatos de agência, que oferecem serviços diversos, é necessário que a empresa contratante tenha um nível de maturidade digital para compreender que os resultados podem levar tempo para surgir. Por outro lado, os resultados são bem mais duradouros do que de outras estratégias.
Este texto é para quem está considerando contratar uma agência de SEO para cuidar de seu site, mas ainda tem algumas dúvidas sobre a necessidade da prestação do serviço.
Afinal, como saber se a minha empresa precisa de uma agência de SEO?
Existem muitas razões pelas quais uma empresa pode precisar dos serviços de SEO de uma agência.
Em algumas situações, há necessidades específicas e pontuais. Em outras, um parceiro fixo pode ser a melhor solução.
Má performance do site
Esse é, possivelmente, um dos motivos mais alegados para a contratação de serviços de SEO. Quando as páginas de um site não proporcionam uma boa experiência para o usuário, as métricas de tráfego, conversões e vendas caem.
O próprio termo “má performance” pode representar muitos problemas técnicos ou simplesmente que a concorrência no nicho está mais forte.
Em casos como esse, uma consultoria pode indicar quais melhorias precisam ser feitas ou, possivelmente, que é preciso implementar técnicas de SEO no site.
Projeto em longo prazo
Muitas vezes, uma empresa já investe em SEO ou contra serviços esporádicos para melhorar suas campanhas de otimização.
Ainda assim, não enxergam evolução nos gráficos de geração de receita. Isso pode acontecer porque o SEO não é uma área na qual há uma solução definitiva. É preciso monitoramento constante. Afinal de contas, se você não incorpora o processo de otimização para mecanismos de busca ao cotidiano, seus concorrentes provavelmente fazem isso.
Se você pensa em um projeto duradouro e visa se tornar líder de mercado, a prestação de serviço deve ser contínua. Mesmo para empresas que contam com equipes internas de SEO, pode ser uma boa ideia contar com agências parceiras, que ofereçam serviços de análise de dados ou suporte por meio de times externos.
Suporte a outras estratégias
Existem empresas que direcionam recursos a metodologias como o inbound marketing e o marketing de conteúdo, mas ainda assim não alcançam os resultados esperados.
Esse pode ser um indício de que precisam do apoio de uma agência de SEO. A área não apenas auxilia nos requisitos técnicos para apresentar um bom desempenho nos buscadores, como também realiza o acompanhamento de dados, a gestão de CMS, o link building e a própria produção de conteúdo.
Baixa autoridade e reconhecimento de marca
Se você precisa que a sua empresa seja reconhecida pelos clientes, saiba que o SEO pode ser um grande aliado nessa tarefa.
Serviços como assessoria de imprensa digital, relações públicas e link building fazem com que a sua marca seja citada por terceiros, aumentando sua reputação.
Além disso, também auxiliam em pré-requisitos técnicos, adquirindo backlinks para as páginas internas, fortalecendo a autoridade do site.
Métricas desfavoráveis
Uma agência de SEO desenvolve, por meio da inteligência de dados, a melhora de diversas métricas de negócio.
As empresas possuem objetivos primários. Porém, quando não são alcançados, é necessário observar de perto outras métricas para corrigir a rota.
Em um exemplo simples, digamos que o propósito é aumentar as vendas. Para isso, é necessário melhorar a taxa de aquisição de leads, que por sua vez precisa de um aumento no tráfego qualificado.
Identificá-las e aumentar sua performance pode ser um desafio. Por isso, contar com uma agência especializada pode ser uma boa ideia.
Queda repentina de tráfego
Os algoritmos dos mecanismos de busca estão sujeitos à volatilidade, que faz com que empresas percam parte das oportunidades de negócio.
Isso pode ser consequência de uma série de causas, como atualizações nos buscadores, penalizações ou investimento substancial dos concorrentes.
Uma agência de SEO pode identificar quais foram esses problemas e pensar, de forma estratégica, nas ações que precisam ser realizadas para superá-los.
Alternativa à mídia paga
Visando resultados imediatos, muitas empresas optam por altos investimentos em links patrocinados e outros formatos de mídia paga.
Ao final das campanhas, no entanto, observam seus resultados caírem vertiginosamente. Isso pode ser um problema grave.
O SEO, embora leve mais tempo para alcançar resultados, traz benefícios permanentes à empresa. Em longo prazo, é uma estratégia mais rentável e que privilegia a fidelização de usuários.
Equipe afogada
SEO é uma área intrincada. São muitas variáveis envolvidas. SEO técnico, SEO off-page, SEO on-page, SEO para conteúdo, SEO local, estratégia, análise de dados, experiência do usuário, Python, HTML…
Todas essas vertentes exigem diferentes habilidades e competências, além de processos próprios e responsabilidades diversas.
Muitas vezes uma equipe interna não consegue lidar com todos esses desafios. Uma agência de SEO é composta pelos mais variados especialistas e tem uma linha de procedimentos multidisciplinar.
Por isso, mesmo que você já tenha uma equipe de SEO in-house, a contratação de uma agência pode ser uma boa solução para desafogá-la e adicionar ainda mais possibilidades de geração de oportunidades.
Ambos os times podem trabalhar em convergência, o que amplia ainda mais os resultados.
Além das razões apresentadas, há diversas outras para empresas contratarem agências de SEO. O ideal, nesse caso, é contar com um serviço personalizado e que lide com as necessidades de cada negócio.
Se você deseja encontrar a solução definitiva para a sua marca, entre em contato com nossos consultores. Eles avaliarão a sua situação e indicarão qual é a melhor opção para o que a sua empresa precisa.