Ferramentas têm diferentes funções e recursos importantes para profissionais da área
Visando facilitar o trabalho de profissionais da área, algumas ferramentas criam extensões do Google Chrome para SEO.
Suas funções são diversas. Planejadores de palavras-chave, inspetores de tags, checadores de links, auxiliares de escrita e simuladores de tráfego são apenas alguns dos exemplos.
Todas com o objetivo de tornar o navegador mais dinâmico, o que ajuda e acelera processos de otimização.
O Chrome não é apenas o browser oficial do maior buscador do planeta, mas também o líder em market share, com mais de 65% do número total de usuários (Statcounter, 24/02/2023).
Se você deseja saber mais sobre as principais extensões de Google Chrome para SEO, continue a leitura.
17 extensões do Google Chrome para SEO
As extensões de SEO para Google Chrome oferecem um vasto leque de possibilidades. Podem ser gratuitas, pagas ou oferecer períodos de demonstração. Veja detalhes de cada uma:
1. MozBar
A MozBar é uma das mais utilizadas ferramentas de SEO, especialmente quando se trata de palavras-chave.
Ela oferece a possibilidade de conferência de autoridade de páginas e domínios, uma pontuação para a quantidade de links tóxicos (spam score) e até mesmo a exportação de páginas dos resultados de busca para análise.
2. Keyword Surfer
A Keyword Surfer é uma extensão que permite observar informações sobre quantidade de backlinks e volume de buscas para palavras-chave pelo browser, sem a necessidade de acessar uma ferramenta específica.
Apesar de simples, é muito útil na hora de tomar decisões para o SEO on-page.
3. META SEO inspector
Essa ferramenta é voltada à inspeção de metadados presentes nas páginas do site, além de sugerir melhorias para o conteúdo se enquadrar nas diretrizes de desenvolvedores do Google.
Aqui é possível obter insights sobre robots.txt, dados estruturados, meta tags, entre outras informações valiosas para otimização.
4. Redirect Path
A Redirect Path tem como principal objetivo a checagem de redirecionamentos, destacando potenciais erros de códigos 301, 302, 404 e 500. Ou seja, facilita na detecção de links mal redirecionados ou quebrados.
5. SEO Meta in 1 Click
A extensão tem uma função prática: revelar metadados com apenas um clique.
Com uma interface simplificada, é possível observar elementos de página como título, meta descrição, URL, autor, subtítulos e imagens, o que facilita processos de identificação e otimização de páginas.
6. Buzzsumo
A principal funcionalidade da extensão Buzzsumo é a observação de links sociais, tal qual sua performance em métricas de engajamento. Ela ajuda muito na hora de avaliar, por exemplo, a popularidade de um blog post.
As redes sociais cobertas pela plataforma são o Facebook, Twitter, Pinterest e Reddit.
7. View Rendered Source
Com a View Rendered Source é possível comparar o código redigido para páginas e visualizá-los em uma versão renderizada. É muito útil em casos de sites em JavaScript, para checagem de títulos, descrição ou URLs.
8. Hunter
A Hunter é uma ferramenta essencial para estratégias de SEO off-page. Ela possibilita encontrar informações de contato de um determinado domínio.
Com o email dos responsáveis por um site em mãos, ações de assessoria de imprensa e relações públicas digitais são simplificadas.
9. Lighthouse
A extensão Lighthouse, oficial do Google, realiza um diagnóstico que avalia a velocidade de páginas, uma versão utilitária do Google PageSpeed Insights.
Ela atribui uma pontuação para diferentes métricas de carregamento dos itens, além de trazer informações sobre potenciais ações para melhorar o desempenho do site.
10. SEO Search Simulator
Por meio do SEO Search Simulator, administradores têm a possibilidade de simular uma versão visual da busca na localidade escolhida.
11. SEO Minion
A extensão SEO Minion realiza diversas ações, como a indicação de melhorias de SEO on-page e a marcação dos links de saída de uma página.
Porém, um dos diferenciais da ferramenta é o recurso que revela “as pessoas também perguntam” do Google, mostrando uma série de dúvidas relacionadas ao termo principal para ideias de conteúdo.
12. Glimpse
A ideia por trás do Glimpse é utilizar o Google Trends como base para a criação de uma ferramenta mais poderosa.
Ela alia as avaliações de tendências aos volumes de pesquisa e permite a criação de alertas para o termo selecionado pelo usuário.
13. Similar Web
A extensão da ferramenta Similar Web traz informações relacionadas ao tráfego da página que o usuário está acessando.
Isso inclui métricas como visitantes únicos, taxa de rejeição, páginas por visitante, visitantes mensais e o tempo de permanência médio. Além disso, fornece dados valiosos sobre as fontes de tráfego.
14. GMass
A GMass é uma extensão integrada ao Gmail, utilizada em estratégias de distribuição de conteúdo, o que permite a criação de fluxos de nutrição, o envio automático de mensagens e o rastreamento de abertura de emails.
15. SEOQuake
A SEOQuake é uma das extensões mais versáteis desta lista. Ela permite a avaliação de métricas de SEO, diagnóstico de backlinks, análise de dificuldade de ranqueamento de palavras-chave, entre muitas outras funcionalidades. Também é possível integrá-la ao Google Search Console para resultados mais precisos.
16. Serpstat
A Serpstat é uma ferramenta que realiza avaliações rápidas de websites, trazendo insights instantâneos sobre competidores no ranking de pesquisas.
17. FATRANK
A FATRANK oferece uma das mais simples funcionalidades desta lista, porém muito valiosa. Nela, o utilizador só precisa digitar uma palavra-chave e uma localização para verificar se uma página está ranqueada no Google ou Bing.
Não restam dúvidas de que as extensões de Google Chrome para SEO têm muito a acrescentar na rotina dos profissionais da área.
Para ter um bom funcionamento de seu site e ranquear nas principais posições do Google, que tal contar com uma agência parceira? Entre em contato com a Conversion e fale com um de nossos consultores para conhecer nossas soluções.