O Google anunciou o March 2023 Core Update, atualização focada em melhorar o algoritmo do buscador. A implementação deve chegar ao fim em até duas semanas.
Ontem, dia 15 de março, o Google pegou toda a comunidade de surpresa ao anunciar uma nova atualização do seu algoritmo. Cerca de seis meses após o September 2022 Core Update, a última atualização lançada, a empresa volta a deixar quem trabalha com SEO na expectativa de mudanças na Busca.
Vale lembrar que todo Core Update afeta todos os sites globalmente, independente do idioma. Além disso, não é possível confirmar o que será melhorado com a atualização, mas sabemos que influencia os fatores de ranqueamento.
O que é Core Update?
Core Update significa, em português, Atualização Principal. Ou seja, um Core Update são alterações ou melhorias nos algoritmos do Google.
Embora o Google esteja constantemente atualizando o seu algoritmo, essas melhorias são implementadas em larga escala e tem potencial de atingir muitos sites ao redor da Web.
Por este motivo, o Google sempre faz questão de anunciar quando um Core Update está no ar, pois dependendo do que foi atualizado no algoritmo, sites e páginas podem perder ou ganhar tráfego orgânico. Quem nunca sofreu por causa de uma atualização, não é mesmo?
É um novo algoritmo ou uma atualização?
Em novembro de 2022, o Google anunciou o seu Guia de Sistemas de Classificações para unificar o conhecimento compartilhado durante os últimos anos sobre a Pesquisa Google. Neste guia, a empresa trouxe um ponto muito importante: a diferença entre novo algoritmo (também podemos chamar de “sistema”) e atualização de algoritmo.
Mas o que significam esses termos? O termo “sistema” se refere a um novo fator de ranqueamento da SERP, como o BERT, PageRank, Page Experience e Helpful Content System, por exemplo. Por outro lado, a atualização de algoritmo (Core Update) é uma melhoria ao que já existe entre os fatores avaliados pelo Google.
Como a atualização de março vai impactar os sites?
Como eu disse anteriormente, não é possível afirmar exatamente quais serão os impactos a partir dessa atualização. No entanto, desde o anúncio do Google alguns palpites surgiram na Web.
Nos últimos meses, o Google nos bombardeou de novidades e atualizações. Além disso, observamos uma revolução em como pesquisamos e usamos a Internet desde o lançamento do ChatGPT, que aconteceu no final do ano passado.
Mas como tudo isso se conecta? Vem comigo!
- Atualização do E-E-A-T: o Google adicionou um novo “E” entre as siglas, chamado de Experience. Agora, as siglas significam, respectivamente: Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiança. Ou seja, é possível que o Core Update de março beneficie os sites e páginas que se preocupam com esses pilares.
- Conteúdo útil e original: em 2022, o Google implementou um novo sistema, o Helpful Content, que revelou a importância de construir conteúdos focados em satisfazer os usuários. Será que o Google não pretende recompensar as páginas e sites que publicam conteúdos que se encaixem nesses critérios?
Sobre o ChatGPT, o Google já afirmou não haver problema em utilizar a inteligência artificial para criar conteúdos, desde que eles sejam úteis ao usuário. Mas, se for um site YMYL, ou os textos ficarem muito parecidos na SERP, como o Google vai atuar? Não sabemos.
O que fazer se meu site for afetado pelo March 2023 Core Update?
Percebeu que o tráfego do seu site foi afetado durante ou depois do March 2023 Core Update? A primeira dica é não se desesperar, apesar da situação ser muito difícil — acredite, eu sei…
Conforme os documentos do Google, sites que perderam grandes atualizações não violaram nenhuma das diretrizes do mecanismo de busca, apenas perderam espaço para páginas melhores e mais satisfatórias aos usuários. Este cenário é diferente da atualização de um sistema específico, como o Link Spam Update.
Por isso, a orientação do Google é avaliar as páginas do seu site que tiveram posicionamentos perdidos para entender o que pode ter acontecido. Neste momento, você deve analisar a qualidade do seu conteúdo fazendo perguntas como:
- As informações, relatos, pesquisas e análises presentes aqui são originais?
- O conteúdo apresenta informações relevantes sobre o tema?
- Você copiou ou reescreveu a partir de outro texto, ou o conteúdo é de autoria própria?
- O conteúdo é bem escrito e não apresenta erros de ortografia?
- Quando comparado a outros conteúdos da SERP, o seu se sobressai?
- O conteúdo foi escrito para mecanismos de busca ou para pessoas?
- A página tem muitos anúncios, tornando a experiência do usuário negativa?
- A página funciona bem em dispositivos móveis?
- O conteúdo da página foi produzido em massa ou está espalhado em muitos sites?
- A fonte de autoria do texto é confiável?
- O conteúdo é escrito por especialistas ou pessoas que conhecem bem o tema?
- Os dados contidos no conteúdo podem ser facilmente checados?
Além disso, avaliar questões relacionadas ao E-E-A-T são essenciais, principalmente se o seu site estiver na categoria YMYL (Your Money Your Life).
Em relação ao tempo para se recuperar de um Core Update, o Google afirma que em alguns casos a classificação dos conteúdos afetados só melhore após um novo Core Update, isso se os ajustes necessários forem implementados.
Os últimos Core Updates do Google
O último Core Update aconteceu há cerca de seis meses e ficou conhecido como September 2022 Core Update. Essa atualização, no entanto, não causou tanto impacto na SERP e foi considerada “menor”. Ainda em 2022, aconteceu também o May 2022 Core Update.
Em 2021, foram lançados três Core Updates em 2021: November 2021 Core Update, July 2021 Core Update e June 2021 Core Update, assim como em 2020, onde também houveram três grandes mudanças: December 2020 Core Update, May 2020 Core Update e January 2020 Core Update.
Será que teremos mais uma ou duas grandes atualizações em 2023? Vamos acompanhar!