Obras cobrem desde conceitos básicos a ações avançadas para abrir caminhos na área
Dominar as principais técnicas de otimização, seus processos e nuances, é o objetivo de muitos profissionais. Para tal, existem livros de SEO redigidos por especialistas e que podem ser de grande ajuda.
Eles apresentam um conteúdo mais aprofundado do que aquele disponível na web, além de conclusões exclusivas extraídas por meio de experimentação.
Suas áreas de atenção podem variar, tendo como temas vertentes complementares e interdisciplinares que falam sobre SEO técnico, SEO on-page, SEO off-page, marketing de conteúdo, growth e sua relação com outras estratégias digitais. Além disso, possuem diferentes públicos: de iniciantes aos profissionais mais experientes.
Neste texto, você verá uma lista diversificada de livros de SEO para aprender e aprimorar técnicas de otimização.
7 livros de SEO para profissionais de sucesso
Uma coisa é consenso em todas as áreas: para se desenvolver profissionalmente, é preciso estudar. A leitura é um dos métodos de aprendizado mais eficazes, justamente por exigir um alto nível de concentração, o que auxilia na fixação do conteúdo.
A seguir, conheça alguns livros que fazem parte da história do SEO, levando em conta as novidades e princípios do setor e, no caso das obras mais antigas, os caminhos que levaram a área ao que ela é hoje.
A seguir, conheça obras de destaque sobre o universo do SEO, que vão desde a história da otimização para os mecanismos de busca até as ações mais modernas dessa área.
1. SEO for Dummies
Escrito pelo consultor de marketing digital e e-commerce Peter Kent, o livro está em sua sétima edição. Voltado a conceitos basilares para donos de sites, desenvolvedores e profissionais de SEO, traz, em essência, o que é necessário para fazer com que as pessoas visitem um site.
2. The Art of SEO
Uma das obras clássicas do SEO, o livro foi lançado em 2012, mas recebeu novas edições com atualizações de conteúdo e autores adicionais. Em sua quarta versão, cujo lançamento está previsto para 2023, trará à capa nomes como Eric Enge, Stephan Spencer e Jessie Stricchiola.
É tido como leitura obrigatória para profissionais da área, pois apresenta utilidade tanto para novatos quanto para experts. Isso porque foca nos pilares da otimização, conceitos que, mesmo diante de inovações e atualizações no algoritmo, são fundamentais para a aplicação de SEO.
O livro auxilia na compreensão das dinâmicas por trás do funcionamento dos buscadores, sua história e técnicas modernas de pesquisas de palavras-chave, aliança a ações de conteúdo e mídias sociais e modelos de implementação.
3. Global Content Marketing
A conexão entre o marketing de conteúdo e o SEO é inegável. Afinal, não basta criar peças valiosas, é preciso fazer com que alcancem as pessoas.
Essa obra de Pam Didner é direcionada a empresas de atuação global, mas traz ótimos insights de adaptação para países com diferentes valores e culturas, como o Brasil.
Seu objetivo é ensinar ao leitor a criar uma metodologia que transcende as barreiras geográficas ao criar conteúdo útil e encantador que corresponda às necessidades de públicos variados.
4. The Executive SEO Playbook
O livro funciona como um guia para alinhar estratégias de SEO aos objetivos de negócios, uma das grandes dificuldades no meio corporativo.
Elaborado por Jessica Bowman, revela como criar um sistema eficiente para implementar, mensurar e corrigir erros desde o início de um projeto.
Ele aplica uma metodologia que atinge as equipes de cima para baixo, partindo da seguinte premissa: um líder é o responsável por integrar todos os times por meio do estímulo a uma cultura de SEO-first.
5. SEO for Growth
o livro, produzido por meio da parceria entre John Jantsch e Phil Singleton, mira na aliança entre o SEO e as métricas de crescimento. Ele destaca a importância da geração de demanda e o papel da otimização de supri-la.
Ordenando as melhores práticas para originar oportunidades de vendas em diferentes canais, destaca a importância da autoridade e da reputação de marca, levando em consideração a essência do growth marketing: os experimentos.
6. Product-Led SEO
Criada por Eli Schwartz, a obra atende às demandas de gestores que precisam compreender a dinâmica por trás dos processos que fazem do SEO uma estratégia de negócio e de experts que desejam alcançar um próximo nível de entendimento da otimização como ferramenta de tráfego, geração de leads e vendas.
Em vez de apontar práticas já definidas, dá um passo além e explica como desenvolver uma metodologia própria diante das dores, problemas e peculiares de uma empresa, o que o torna atemporal. Ou seja, baseia-se no produto para elaborar ações.
7. Data-Driven Public Relations Research
O link building é uma das técnicas mais importantes no universo de SEO. Em contrapartida, é também uma das que mais sofrem alterações ao longo do tempo. Métodos que funcionavam havia anos foram reinventados graças às alterações nos sistemas do Google.
Isso quer dizer que boa parte das obras clássicas trazem táticas defasadas, embora possam ser úteis em questões conceituais.
O livro de Jim Eggensperger e Natalie Redcross não foca em SEO, mas em uma das estratégias mais eficientes e à prova de punições do algoritmo: as relações públicas orientadas a dados.
A utilização do Big Data, realização de pesquisas e social listening são o foco dessa atividade, que define públicos específicos para potencializar o relacionamento com veículos de imprensa e outros canais de comunicação. O que culmina na conquista de backlinks orgânicos.Se você deseja contar com uma agência parceira para auxiliá-lo em suas atividades de SEO, entre em contato com a Conversion. Um de nossos consultores terá o prazer de informar sobre o serviço que melhor atende às necessidades do seu negócio.
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