São contabilizadas como conversões as ligações, visitas ao site e solicitações de rota
Um estudo realizado pela SOCi, ferramenta de marketing voltada à gestão da reputação de negócios físicos, expôs uma série de dados sobre o impacto das avaliações dos usuários em perfis de empresas no Google.
A pesquisa, denominada The State of Google Reviews, levou em conta aproximadamente 5 milhões de reviews atribuídas a 53 negócios em mais de 30 mil localizações entre 2015 e 2022, trazendo insights valiosos sobre as melhores práticas, tendências e os efeitos das análises de usuários em negócios.
De acordo com o relatório, as empresas que ranqueiam nos três primeiros resultados locais do Google recebem 126% mais tráfego e convertem 93% mais que as demais. Além disso, nada menos que 89% dos consumidores leem reviews online antes de tomar uma decisão de compra.
Outro dado importante, revelado em uma investigação da Whitespark, mostra que o elemento numérico das avaliações é o principal fator de conversão para a busca local, seguido do sentimento positivo no texto de avaliação e de ele ser mobile-friendly.
Anatomia de uma review do Google
No geral, uma review do Google possui três elementos principais.
Avaliação por estrelas
As avaliações por estrelas são notas de 1 a 5 dadas pelos consumidores. No Perfil de Empresa no Google, é mostrada uma média de avaliações, mas o usuário pode consultar as notas individuais ou um resumo das avaliações.
Comentários
O consumidor pode, ainda, optar pelo comentário em texto, que acompanha a avaliação por estrelas.
Respostas
Após a avaliação, a empresa pode respondê-la, tirando dúvidas dos usuários, oferecendo explicações por erros cometidos ou agradecendo por uma boa nota.
Avaliações online, resultados reais
Embora as avaliações do Google estejam inseridas no ambiente digital, seus impactos em negócios físicos são inegáveis. O Google é o buscador com a maior fatia do market share global, com 93,18% (Statcounter, 2023), sendo também o local prioritário para avaliações dos usuários, com uma média de 223,9 reviews por negócio.
A pesquisa da SOCi traz alguns dados muito interessantes com relação a esse item. Por exemplo, que a nota média das avaliações cresceu de 3,74 para 4,11 entre 2015 e 2022.
É possível que o gráfico anterior se relacione ao volume de avaliações. Em 2020, o Google bloqueou esse recurso devido à pandemia de coronavírus. Desde então, ainda não se recuperou por completo, tendo uma queda de 56% nesse período.
Além disso, os usuários preferem realizar apenas avaliação por estrelas: 52,4% não possuem o texto como acompanhamento.
Número de estrelas e quantidade de avaliações impactam diretamente nas conversões
Como era de se esperar, quanto maior a nota média, melhores são os resultados. O aumento de uma estrela na contabilidade gera um ganho de 44% no número de visitas ao local.
Além disso, a cada 1/10 de aumento nas notas dos reviews, há um aumento de 8,8% nas conversões. A pesquisa adotou três tipos de conversões para avaliar a taxa em sua pesquisa: ligações por telefone, cliques no site ou solicitação de rota até o local.
A quantidade de reviews também é fator decisivo. Segundo os dados, a cada 10, a conversão aumenta em 2,8%.
As respostas em avaliações são valorizadas pelos consumidores. A cada 25% de reviews respondidos, há um ganho de 4,1% nas conversões. Empresas que respondem 100% dos reviews têm 16,4% mais conversões em comparação com as que não respondem nada.
Números de reviews variam de indústria para indústria
As indústrias que acumulam a maior quantidade de reviews são:
- Lojas de departamento
- Restaurantes
- Casa & Escritório
- Hotelaria
- Padarias & Supermercados.
Por outro lado, aquelas com a menor quantidade são:
- Automotivo
- Saúde
- Seguros
- Farmácia
- Cosméticos.
O que é o Perfil da Empresa no Google?
O Perfil da Empresa no Google (antigo Google Meu Negócio ou Google My Business) é uma ferramenta utilizada por negócios para gerir sua presença nos resultados de busca, especialmente negócios locais.
Quando um usuário realiza uma busca por marcas, produtos ou serviços, seus resultados são exibidos por meio de cards na SERP. Também são acessíveis por meio do Google Maps.
Esse recurso é ativado de acordo com a localização geográfica do solicitante. Assim, alguém que procure por “sorveteria” terá como resultado uma série de negócios ordenados por, entre outros fatores, proximidade.
Caso a busca se refira a uma sorveteria específica, o card aberto trará informações sobre o negócio, como opções de serviço, horário de funcionamento e contato. Além, claro, de comentários e nota média de avaliação de usuários, que servem como provas sociais para os consumidores.
Ou seja, trata-se de um elemento essencial para o SEO local. Para o ranqueamento, há um algoritmo à parte, que considera fatores como média de estrelas (de 1 a 5), número total de reviews e até mesmo palavras-chave utilizadas nos comentários.
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