Técnicas inovadoras atraem links de entrada para as páginas do site
Quando são consultadas ferramentas analíticas, é natural identificar origens variadas de visitantes, como ocorre no Google Analytics. Dados relacionados ao tráfego pago, ao tráfego direto e ao tráfego orgânico geralmente ganham destaque na composição e avaliação de relatórios.
Por outro lado, o tráfego de referência frequentemente assume um papel suplementar nesse tipo de parecer. Contudo, como um importante fator de ranqueamento, não deve ser negligenciado.
Se você quer saber o que é, sua importância para estratégias de otimização e como conquistar tráfego de referência para as páginas do seu site, continue a leitura. Neste artigo, descubra quais são as melhores práticas relacionadas ao tema.
O que é tráfego de referência?
Tráfego de referência (referral traffic, em inglês) é aquele adquirido por meio de links incluídos em páginas externas do site. Ou seja, referências em páginas terceiras. É contabilizado em plataformas de análise quando um usuário chega a uma página interna após clicar em um backlink.
Isso quer dizer que trata-se de uma fonte de tráfego, que se difere das demais listadas a seguir:
- Tráfego orgânico (mecanismos de busca)
- Tráfego direto (digitado diretamente na aba do navegador)
- Tráfego pago (links patrocinados)
- Tráfego social (redes sociais)
- Tráfego de CRM/email (email marketing).
É válido ressaltar que, dependendo da ferramenta analítica utilizada, as fontes de tráfego podem ser integradas, subdivididas ou nomeadas de maneira diferente.
Qual é a importância do tráfego de referência para o SEO?
Naturalmente, o tráfego de referência tem sua importância comprovada por seu papel como canal de atração de visitantes. Afinal, um link é um caminho a mais para que os usuários cheguem até o site.
Porém, as estratégias que levam a sua aquisição, referenciadas como link building, têm um componente adicional. Trata-se do link juice, um dos mais importantes fatores de otimização.
Quando o Google varre a web em busca de respostas para classificação na página de resultados, o algoritmo compreende os backlinks como um voto de confiança. Ou seja, repassa autoridade de uma página à outra ao identificá-los.
No entanto, páginas e domínios têm pesos diferentes. Um link em um grande portal de comunicação, por exemplo, tem um impacto superior ao de diversos links em pequenos blogs. O que quer dizer que sua qualidade é fundamental.
Assim, as ações que visam a conquista do tráfego de referência têm um efeito colateral essencial para o SEO: a obtenção de backlinks.
Como conquistar tráfego de referência?
Existem diferentes técnicas para a conquista do tráfego de referências. Algumas delas são consideradas defasadas, pois embora possam gerar cliques e atrair visitantes, não são válidas para SEO.
É o caso, por exemplo, dos comentários em blogs, criação de redes privadas de blogs, compra e troca de links, fazendas de links e a publicação de URLs em diretórios. Essas são atividades passíveis de punição pelos buscadores, sofrendo decréscimo em sua classificação nos rankings de pesquisa.
Isso quer dizer que, mesmo que sejam válidas para atrair público, não funcionam como ação integrada. Por isso, a recomendação é o foco em estratégias que potencializam o uso de recursos. Ou seja, que funcionem tanto para atrair tráfego de referência quanto para beneficiar o SEO.
Assessoria de Imprensa e Relações Públicas orientadas a dados
As atividades de assessoria de imprensa e relações públicas no ambiente digital têm como objetivo o estabelecimento de bons relacionamentos com órgãos e canais de comunicação relevantes.
Uma das práticas consiste na avaliação de dados para apontar temas de interesse dos veículos-alvo, o que permite personalizar a criação de conteúdo. A seguir, são enviados press releases exclusivos, estreitando ainda mais a relação entre as marcas. Por fim, por meio do follow-up, é possível monitorar a conquista dos backlinks.
Marketing de Conteúdo estratégico
O marketing de conteúdo é uma das mais populares ferramentas de marketing digital da atualidade. Para utilizá-lo para gerar tráfego de referência, é preciso dar um passo à frente e criar peças baseadas em dados estratégicos.
Os materiais criados para o público são voltados a personas que podem se tornar clientes de um negócio. Mas, no caso da obtenção de backlinks, é necessário pensar no que é relevante para veículos de mídia com base em dados.
Algumas das táticas contemporâneas são as pesquisas de mercado, matérias orientadas a dados e entrevistas com autoridades no assunto. Elas não apenas chamam a atenção, como servem como base para novos textos. Consequentemente, as chances de adquirir referências aumentam.
Formação de comunidades
A formação de comunidades é uma técnica que utiliza-se de grupos e fóruns de debate, estabelecendo contatos entre pessoas e profissionais com interesses semelhantes.
Assim, há inúmeras oportunidades de aprendizado. Quando um conteúdo é compartilhado nessas redes de contato, os backlinks surgem organicamente.
Criação de demanda
A criação de demanda é uma forma contemporânea de se adquirir tráfego de maneira natural. Esse conceito consiste no estímulo às buscas por um determinado produto ou serviço, utilizado especialmente em negócios inovadores.
O fator novidade gera um buzz natural, aumentando as possibilidades de reviews e citações acompanhadas de backlinks orgânicos.
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