Plugin do WordPress auxilia na otimização de blog posts e possui outras funcionalidades
O Yoast SEO é uma ferramenta de otimização que auxilia em tarefas relacionadas à criação de conteúdo e SEO on-page. Oferecida nas versões gratuita e paga, tornou-se uma das mais populares por sua facilidade de instalação e utilização no WordPress, tendo uma nota média de avaliação de 4,8 e mais de 5 milhões de instalações.
Aplicar as melhores técnicas de SEO exige uma série de conhecimentos. Com o plugin instalado, algumas das tarefas são automatizadas, outras facilitadas.
Se você está em dúvida sobre a utilização do Yoast SEO gratuito ou a contratação do serviço pago, continue a leitura. Neste artigo, conheça suas vantagens e desvantagens.
O que é o Yoast SEO?
Yoast SEO é um plugin de WordPress que funciona como um assistente de otimização on-page. Ele traz uma série de recomendações alinhadas às boas práticas de SEO, facilitando a criação de conteúdo para blogs.
Após sua instalação, o usuário tem acesso a uma nova aba dentro do editor do CMS. Nela, são estabelecidos requisitos para atingir uma avaliação positiva por parte da ferramenta.
O plugin traz ainda outras funcionalidades, como facilitação da estruturação de dados, criação de sitemaps e redirecionamentos, além da possibilidade de observação prévia em canais digitais como buscadores e redes sociais.
Quais são os benefícios do Yoast SEO?
A aplicação do SEO pode apresentar grandes desafios. Afinal, há uma série de técnicas que devem ser aplicadas para agradar aos buscadores. Existem redatores capazes de utilizá-las manualmente. Outros, mesmo com o pleno domínio da escrita, passam por dificuldades na hora de se adaptar às normas e pré-requisitos.
O Yoast SEO pode ser útil em ambos os casos, seja para guiar os iniciantes pelos estudos de SEO, seja para relembrar aos mais experientes o que deve ser feito. A seguir, conheça algumas das principais vantagens do plugin.
Facilidade de uso
A instalação do Yoast SEO ocorre em poucos minutos. Presente no próprio dashboard do WordPress, requer apenas dois cliques nos botões “instalar” e “ativar” para começar a ser utilizado.
A interface é bastante agradável. Algumas de suas funcionalidades são agregadas ao menu, mas a principal delas é acoplada ao editor de textos.
Imagem: Yoast SEO
A partir de então, basta selecionar o item ou botão que se pretende acessar ou editar para realizar alterações e observar recomendações.
Otimização on-page
Para que uma página conquiste boas posições no Google, ela precisa estar otimizada. Isso quer dizer que alguns elementos textuais precisam ser preenchidos de acordo com os pré-requisitos do buscador.
O Yoast SEO realiza uma inspeção desses itens e mostra, de maneira simplificada, o que alcançou os parâmetros de qualidade e o que necessita de ajustes em relação ao SEO on-page.
O plugin indica, por exemplo, a presença da palavra-chave em foco no corpo do conteúdo e a densidade ideal, keywords relacionadas para inclusão, tamanho de título, headings e slug, texto alternativo em imagens e quantidade de links internos e de saída.
Assistente de escrita
O Yoast SEO também serve como um assistente de redação. Isso quer dizer que, além de componentes técnicos de SEO, avalia critérios relacionados à leiturabilidade.
A ferramenta aponta problemas relacionados ao tamanho de frases e parágrafos, por exemplo. Mas vai além. Ela agrega potenciais pontos de atenção em relação ao tom de voz, escaneabilidade, complexidade de palavras, uso de conectivos e palavras de transição.
Quais são as desvantagens do Yoast SEO?
Embora o Yoast SEO gere algumas facilidades para o usuário, o tiro pode sair pela culatra. Isso porque o SEO é uma disciplina que, simultaneamente, precisa agradar usuários e buscadores.
Na teoria, as ações voltadas a ambos deveriam ser análogas. Porém, na prática, as coisas não funcionam bem assim. Isso ocorre porque, como dispositivo automatizado, um algoritmo de busca não tem a capacidade de avaliação de um leitor humano.
Assim, embora alguns elementos técnicos sejam legíveis pelos crawlers, isso pode gerar prejuízos à compreensão e interesse do usuário. Abaixo, veja alguns contras do Yoast SEO.
Bloqueio criativo
Com tantas restrições colocadas pelo plugin, há perdas em um elemento crucial em um bom texto: a criatividade. Na busca pela adequação às recomendações do Yoast SEO, muitas vezes os redatores negligenciam a própria inventividade.
Um bom exemplo é o incentivo da ferramenta à inserção da palavra-chave em foco na primeira frase do texto. Para os robôs, isso pode facilitar o rastreamento. Mas, para as pessoas, é possível que gere estranheza.
O mesmo ocorre com a densidade da keyword ou a imposição de palavras de transição onde, na percepção do autor, elas não deveriam estar. Assim, mesmo que o artigo preencha todos os requisitos, é possível que apresente uma estrutura antiquada para quem lê.
Recomendações do Google
Por muito tempo, muitas empresas e pessoas publicaram textos com o único intuito de ranquear nas posições de prestígio do Google e outros buscadores. E, por muito tempo, isso funcionou.
Contudo, o panorama mudou. Em um recente update, chamado de Helpful Content, o Google afirma que passou a priorizar conteúdos criados por pessoas e para pessoas. As determinações do Yoast SEO podem ir contra essa recomendação. Afinal, como dito no tópico anterior, os textos podem parecer artificiais.
Limitação linguística
O Yoast SEO foi criado, a princípio, para a língua inglesa. Por mais que passe por diversas atualizações, muitas vezes os critérios que funcionam em seu idioma original não servem para outras línguas. O tamanho adequado das frases, por exemplo, obedece a requisitos diferentes.
Se você deseja contar com uma agência de SEO que oferece serviços voltados às melhores práticas de SEO contemporâneas, entre em contato com a Conversion.
Assine nossa Newsletter: