Após anos de uma estratégia completamente orgânica, Tesla fará anúncios pela primeira vez na história da empresa. A montadora é um grande case de sucesso quando o assunto é marketing orgânico, inclusive já foi muito citada aqui no blog da Conversion.
Em abril de 2023, por exemplo, o site da Tesla teve um tráfego de 22.1M, sendo 8,59% a mais do que em março, segundo dados do SimilarWeb. Tudo com zero custo em publicidade.
Porém, Elon Musk parece estar interessado em experimentar e testar novos meios de divulgação envolvendo propagandas, coincidindo com a contratação de uma nova CEO para o Twitter, Linda Yaccarino. Ela estava a frente das decisões publicitárias da NBCUniversal e agora passa a comandar a rede social recentemente comprada por Musk.
No post de hoje, vamos discutir mais sobre o assunto e entender os motivos por trás da decisão.
A Tesla
Fundada em 2003, em São Francisco, na Califórnia, a Tesla é uma empresa especializada em carros elétricos. Seus fundadores são Martin Eberhard e Marc Tarpenning, ambos engenheiros e nomearam a empresa como uma homenagem a Nikola Tesla, inventor responsável pela descoberta do sistema de eletricidade em corrente alternada.
Pouco depois de sua inauguração, em 2004, a empresa recebeu um investimento de US$ 6,5 milhões das mãos de Elon Musk, que passou a ocupar o cargo de CEO e foi oficialmente reconhecido como um dos co-fundadores da companhia.
Seus produtos são voltados para o mercado de luxo e são automóveis com tecnologia avançada, incluindo até mesmo uma função de piloto automático. Uma curiosidade interessante é que desde 2015 foram vendidos cerca de 122 carros da montadora de Musk no Brasil.
Os principais modelos da Tesla são o Model 3 (sendo o mais acessível), Model Y e o Model X. Além disso, a Tesla lançou seu primeiro caminhão elétrico em 2017, o Semi, e em 2019 apresentou o Cybertruck, uma picape elétrica.
É importante também destacar a participação da empresa em projetos de sustentabilidade, com iniciativas voltadas para produção e armazenamento de energia solar.
Marketing zero anúncios
Como citado anteriormente, a empresa de Musk virou case de sucesso por não gastar nenhum centavo com anúncios. E mesmo assim, acabou faturando mais do que suas concorrentes, que utilizavam meios publicitários tradicionais.
Em janeiro de 2020, por exemplo, a Tesla superou US$ 100 bilhões em valor de mercado e, um ano depois, esse valor chegou a US$ 1.2 bilhões, segundo dados do site Macrotrends. Essa valorização se deu sem a utilização de nenhum anúncio.
A empresa sempre baseou sua estratégia de marketing em confiança no produto vendido, onde focou em cases de sucesso, e também marcou fortemente sua presença nas redes sociais, que sempre foram constantemente atualizadas de forma a criar um relacionamento sólido com sua audiência.
Além disso, a montadora está constantemente na mídia por conta da enorme criatividade de seu CEO quando o assunto é marketing. Em 2018, por exemplo, o Tesla Roadster pessoal de Elon Musk foi lançado ao espaço. O fato chamou a atenção da imprensa e do público geral, tanto que um site foi criado para rastrear o veículo no espaço, que já completou cerca de três voltas e um quarto ao redor do sol.
Outra estratégia de marketing ocorreu durante o lançamento do Cybertruck, que coincidiu com o assunto daquele momento: o novo jogo da CD Projekt Red, Cyberpunk 2077. Além dos nomes serem muito parecidos, Elon Musk trocou diversos tweets com a conta oficial do game, onde foram postadas imagens de um modelo 3D do veículo que estaria, supostamente, no jogo.
Ou seja, aproveitando-se do assunto do momento, que no caso era o jogo, Elon Musk criou uma maneira de incluir seus produtos nesse meio e ser divulgado organicamente.
Falando em Musk, ele é um outro ponto importante e que deve ser levado em conta. O bilionário é, por si só, uma marca e sua grande e constante presença pública certamente traz mais relevância para a empresa.
Musk é, atualmente, o usuário mais seguido do Twitter com 133.090.305 seguidores, ultrapassando o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Além de sua influência e grande fortuna, o empresário é dono de outras companhias como a SpaceX, o próprio Twitter e a Neura Link, além de ter sido um dos investidores da OpenAi, que está ganhando espaço na evolução de Inteligência Artificial com o ChatGPT.
A mudança repentina
No dia 16 de maio deste ano, durante a Tesla’s 2023 Cyber Roundup, Elon Musk surpreendeu a todos anunciando que sua montadora de veículos elétricos faria alguns anúncios para “ver no que dá”, segundo as palavras do próprio empresário.
Em entrevista à CNBC, Musk afirmou que sua ideia de publicidade é enfatizar as características dos veículos da Tesla, como acessibilidade e segurança, mas de um jeito divertido e criativo.
A novidade veio acompanhada da contratação de Linda Yaccarino como a nova CEO do Twitter. Ela é ex-chefe de publicidade da NBCUniversal e agora vai administrar a rede social, que terá Musk como CTO, ou seja, responsável pela supervisão de produtos e software, sendo ainda a mente por trás da plataforma.
Além do desejo de trazer mais anúncios para o Twitter, a decisão pode ser resultado da pressão dos acionistas da Tesla, que estavam descontentes com o posicionamento de Elon Musk em relação à concorrência da montadora, que vem crescendo nos últimos anos e não foi um ponto de atenção do CEO.
Marketing orgânico e o futuro da Tesla
A Tesla possui uma estratégia de marketing orgânico sólida e muito funcional, que continuará gerando frutos para a empresa. Apesar do plano de anúncios ainda ser incerto e não estar totalmente formulado, os testes e experimentações são sempre muito bem-vindos.
Diego Ivo, CEO da Conversion, afirma que “Elon Musk é uma das mais controversas personalidades do mundo e isso gera mídia para seus produtos — de tal modo que não precisou investir em publicidade tradicional para construir a maior montadora do mundo”. Entretanto, na visão do executivo, “o movimento de testar anúncios parece estar mais ligado a usar essa narrativa para possivelmente mostrar a importância de anúncios no Twitter, que é o grande ativo que ele precisa vender agora para rentabilizar a compra bilionária que fez.”
É importante acompanhar como a Tesla vai se adaptar à inclusão de anúncios em sua estratégia e de que forma isso irá impactar sua posição no mercado. Independente do resultado, a montadora continuará sendo uma referência em marketing de baixo ou zero custo, visto que essa é uma estratégia de longo prazo.