Software auxilia na busca por oportunidades de backlinks e auditoria
Quando se pensa em ferramentas de SEO e palavras-chave, algumas das mais citadas são Moz, Semrush e Ahrefs. Contudo, existem alternativas a elas. Um bom exemplo é a Majestic, que possui alguns recursos não explorados pelas concorrentes.
Apesar de trazer algumas funções semelhantes às demais, essa plataforma tem como foco os links. Ela inclui features relacionadas a link building (externos e internos), análise de domínios, texto âncora e outros elementos desse universo.
Com uma nota de 4,3 na G2, website especializado na classificação de SaaS, a Majestic também permite realizar auditoria interna para manter uma boa estrutura de links.
Se você deseja saber mais sobre a Majestic, chegou ao lugar certo. Neste texto, saiba o que a ferramenta pode fazer pelo SEO do seu site.
O que é a Majestic?
Majestic é uma ferramenta de SEO cuja principal preocupação são os links. Em outras palavras, agrega dados para a aplicação da inteligência de links, identificando oportunidades de referências em páginas externas e potencializando a jornada de navegação por meio da linkagem interna.
Imagem: Página inicial da Majestic em português
O que a Majestic pode fazer pelo SEO?
A Majestic apresenta ao utilizador uma variada gama de funcionalidades relacionadas aos links. A seguir, conheça algumas delas.
Site Explorer
Site Explorer é o nome da aplicação voltada aos profissionais de relações públicas digitais. Nela, é possível gerir a presença digital do negócio ao observar links em páginas externas. O que gera quatro tipos de oportunidades:
- Backlinks benéficos que apontam para páginas internas – para reconhecimento de estratégias que funcionam e posterior repetição;
- Backlinks benéficos que apontam para páginas concorrentes – para identificar oportunidades de backlinks;
- Backlinks tóxicos que apontam para páginas internas – para solicitação de remoção manual ou via Google Search Console;
- Backlinks tóxicos que apontam para páginas concorrentes – para alertar sobre riscos de potenciais links maliciosos.
Ou seja, dá conta de qualquer atividade relacionada ao link juice, seja transmissora de autoridade ou não.
A mesma aplicação carrega uma série de outras funcionalidades, como o Verificador de Domínios de Referência. Seu objetivo é apontar os sites que linkam para a página-alvo, seja ela interna ou externa.
Já com o Verificador de Backlinks, há uma análise aprofundada de links de entrada, novos e perdidos. Para isso, é realizada uma avaliação completa com diversos critérios, incluindo quais são as páginas, especialistas, autoridades e sites que referenciam as páginas concorrentes, podendo ainda dividir os resultados para todos os backlinks adquiridos desde 2006 ou apenas os mais recentes, obtidos nos últimos quatro meses.
Sua função é, justamente, reconhecer oportunidades de páginas com administradores ativos. Afinal, é muito comum que profissionais de link building se deparem com páginas inativas.
A funcionalidade Contexto traz uma análise contextual dos links presentes em uma página, verificando fatores como densidade e distribuição. A Texto Âncora, por sua vez, mostra quais são as palavras, termos e expressões utilizadas para incorporação dos backlinks. Já a Páginas lista, individualmente, todas as páginas ou erros 404 que apontam para a página-alvo.
Uma das funcionalidades únicas da Majestic é chamada Tópicos. Em suma, avalia o Fluxo de Confiança de Tópicos (ou simplesmente autoridade de tópico). Essa classificação leva em conta a relevância de domínios e páginas em que os links estão posicionados, categorizados por tema.
Para facilitar o entendimento, vamos recorrer a um exemplo. Imagine que você seja o proprietário de um website relacionado ao tema “negócios”. Naturalmente, existem diversos websites que tratam sobre o assunto.
Porém, alguns deles possuem uma maior autoridade de tópico, pois são especialistas, como o Forbes Brasil, o Terra Empresas ou o Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Assim, links posicionados nesses domínios têm um maior impacto na SERP.
O utilizador da Majestic permite a filtragem de tópicos para encontrar oportunidades em diferentes nichos.
Imagem: Fluxo de Confiança de Tópicos/Majestic
Outro diferencial é a funcionalidade Link Graph, que oferece um mapa de conexões entre os links presentes em uma página e aqueles que para ela apontam.
Imagem: Link Graph/Majestic
Ferramentas de links
São um conjunto de funcionalidades que auxiliam na auditoria de links:
- Verificador de Palavra-Chave – utilizada para pesquisa de keywords, com identificação de volume de buscas mensal e dificuldade de ranqueamento;
- Gerador de Palavra-Chave – para aprofundamento da pesquisa de keywords, com detalhes exclusivos, como frequência e variações;
- Search Explorer – usada para explorar palavras-chave concorrentes por meio da examinação de URLs, domínios, meta tags, texto âncora e conteúdo;
- Backlinks em Massa – serve para avaliar grupos de backlinks, incluindo especificação sobre domínios e subdomínios;
- Verificador de Vizinhança – para checar sites hospedados em um mesmo IP ou sub-rede
- Relatórios Personalizados – cria relatórios de acordo com as preferências do utilizador.
Se você deseja contar com uma agência de SEO especialista em Link Building, entre em contato com a Conversion e converse com um dos nossos consultores.