October 2023 Spam Update: nova atualização do Google é anunciada

Mariana Pessoa
Mariana Pessoa

O Google anunciou na quarta-feira, dia 4, a atualização global cujo objetivo é reduzir vários tipos de spam nas páginas de resultados em todos os idiomas.

Estamos vivendo uma sequência de atualizações. Após o August 2023 Core Update e o mais recente, September 2023 Helpful Content Update, ontem o Google anunciou o October 2023 Spam Update:

Para quem acompanha as atualizações há algum tempo, sabe que as melhorias voltadas para a neutralização de spam têm acontecido no buscador. A última rolou em dezembro de 2022, e focou em links. Se quiser entender melhor o que é exatamente o spam update e como pode afetar seu site, continue aqui!

O que é October 2023 Spam Update?

O October 2023 Spam Update visa melhorar os sistemas de detecção de spam do Google. A expectativa do buscador é neutralizar páginas que são spam nos resultados de pesquisa, principalmente quando se trata de técnicas de cloaking, conteúdos invadidos, conteúdo gerado automaticamente e raspagem.

Desde 2018, o Google conta o chamado SpamBrain, seu sistema de prevenção contra spam. Segundo a empresa, em 2022 o SpamBrain  “detectou cinco vezes mais sites de spam em comparação com 2021 e 200 vezes em comparação com o período de lançamento.”

Além disso, graças ao sistema, o Google consegue garantir que mais de 99% das visitas da Pesquisa sejam livres de spam.

Dessa forma, o October 2023 Spam Update pretende melhorar o algoritmo do SpamBrain para aprimorar a detecção de spam e garantir a detecção de novos tipos de spam. Lembrando que o Google possui políticas de spam bem sérias.

Como funciona a detecção de spam do Google?

O Google investe muito em sistemas para garantir que sites não apareçam nos resultados da pesquisa usando comportamentos enganosos ou manipuladores — ou seja, spam. Isso porque essas páginas e sites acabam sendo um problema, pois podem enganar e até causar danos mais sérios às pessoas.

Assim, o Google conta com sistemas automatizados, como o SpamBrain, que possuem o objetivo de encontrar spam pela Web e removê-los dos resultados de pesquisa. Além disso, o spam também é enfrentado manualmente pela equipe de remoção do Google. Este, inclusive, é o medo de muitos profissionais de SEO: as famosas ações manuais.

O Google cita que entenderam a importância de combater o spam a partir do PageRank. Após a externalização de como o sistema inovador funcionava, iniciou-se a compra e venda de links, que hoje também é considerado spam.

O que o Google considera spam?

Como citado anteriormente, o Google possui uma política de spam bem séria e complexa. No entanto, para o October 2023 Spam Update, eles estão priorizando a remoção de tipos específicos de spam:

Técnicas de cloaking

Cloaking é a prática de apresentar diferentes conteúdos para os usuários e os mecanismos de busca. Sua intenção é, literalmente, manipular os resultados e enganar os usuários. Exemplos:

  • Mostrar uma página sobre destinos de viagem para os mecanismos de pesquisa e exibir uma página sobre medicamentos com desconto para os usuários;
  • Inserir texto ou palavras-chave em uma página somente quando o user agent que solicita a página for um mecanismo de pesquisa, não um usuário que visita o site.

Conteúdo invadido

O Google considera conteúdo invadido qualquer tipo de conteúdo que tenha sido adicionado em um site sem permissão ao se aproveitar de vulnerabilidades de segurança. Assim, oferece aos usuários resultados de baixa qualidade e ainda pode instalar conteúdo malicioso em seus computadores. Exemplos:

  • Injeção de código: quando os hackers invadem um site, eles podem tentar inserir código malicioso nas páginas;
  • Injeção de páginas: às vezes, devido a falhas de segurança, os hackers conseguem adicionar novas páginas de conteúdo malicioso ou com spam ao site;
  • Injeção de conteúdo: os hackers também podem tentar manipular sutilmente as páginas de um site;
  • Redirecionamentos: os hackers podem injetar um código malicioso no site que redireciona alguns usuários para páginas nocivas ou com spam. Às vezes, o tipo de redirecionamento depende do referenciador, user agent ou dispositivo.

Conteúdo gerado automaticamente com spam

O conteúdo gerado automaticamente com spam é criado de forma programática (geralmente por alguma ferramenta) e não produz nada original, nem adiciona valor ao usuário. Assim, o objetivo deste tipo de spam é manipular os rankings e não ajudar o usuário. Exemplos:

  • Texto que não faz sentido para o leitor, mas contém palavras-chave de pesquisa
  • Texto traduzido por uma ferramenta automática sem revisão humana antes da publicação
  • Texto gerado com processos automatizados sem considerar a qualidade ou a experiência do usuário
  • Texto criado com geração automática de sinônimos, paráfrases ou técnicas de ofuscação
  • Texto gerado com base em cópias de feeds ou resultados da pesquisa
  • Agrupamentos ou combinações de conteúdo de diversas páginas da Web sem adição significativa de valor

Conteúdo copiado

Este tipo de spam é bem comum. Também chamado de plágio ou raspagem, muitos sites crescem em cima da utilização de conteúdos de outros sites. Além de ser uma violação de direitos autorais, esses conteúdos podem não oferecer valor agregado aos usuários sem a oferta de serviços (por exemplo, site monetizado com muitos anúncios e conteúdos copiados). Outros exemplos:

  • Sites que copiam e republicam conteúdo de outros sites sem adicionar conteúdo original ou valor, ou nem mesmo citar a fonte original
  • Sites que copiam o conteúdo de outros sites, fazem pequenas modificações (por exemplo, usando sinônimos ou técnicas automatizadas) e o publicam novamente
  • Sites que reproduzem feeds de conteúdo de outros sites sem oferecer qualquer tipo de benefício ao usuário
  • Sites voltados à incorporação ou compilação de conteúdo, como vídeos, imagens ou mídias diversas de outros sites, sem acrescentar valor significativo para o usuário

O que fazer se meu site for atingido pelo October 2023 Spam Update?

Se o spam for identificado, o seu site pode sofrer com um rebaixamento de posição na SERP ou até mesmo não aparecer nos resultados do Google.

Caso você perceba uma queda nos seus acessos orgânicos ou em posicionamentos após o October 2023 Spam Update, o Google indica que sejam feitas as mudanças no site, pois os sistemas automatizados podem observar durante os meses que as regras estão sendo seguidas e, portanto, melhorar seu posicionamento.

Além disso, o Google sinaliza que, em casos de atualizações visando a prevenção de spam por links, excluir os links podem não ajudar. Isso porque o próprio sistema do Google anulam esses links, fazendo com que a autoridade anteriormente repassada seja perdida. Assim, se a autoridade desse link ajudava no ranqueamento, ela não pode ser resgatada.

Meu site foi atingido! Como posso melhorá-lo?

A melhor forma de prevenir seu site de ser atingido por atualizações como essa é seguir as diretrizes de qualidade do Google, que incluem vários fatores, como o conteúdo de qualidade e útil e focado no usuário.

No caso de spam, avalie seu site e avalie os problemas que o Google pode ter encontrado relacionado às políticas vigentes. Lembre-se que o spam, além de enganar, também pode prejudicar seriamente os usuários.

Agora, se o seu objetivo é construir links, prefira fazê-lo de forma natural ao apostar em bons conteúdos ou Digital PR, que é a estratégia de SEO em conjunto com assessoria de imprensa que têm sido a alternativa às técnicas de link building classificadas como black hat.

Por mais que os resultados de algumas técnicas sejam de curto prazo, pode ter certeza que não são duráveis e podem prejudicar toda a saúde do site, tendo potencial de destruir um negócio digital em caso de uma queda brusca no tráfego orgânico.

Quais foram as últimas atualizações do Google?

O último semestre de 2023 está sendo movimentado para a comunidade de SEO! Esta é a terceira atualização de algoritmo dos últimos meses. Confira todas que rolaram até agora:

Referências do conteúdo

Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

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Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

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