No último dia 05/03, o Google anunciou o lançamento do AI Mode, novo modelo de busca mais avançado do que o AI Overview, que está disponível no Google Search Labs.
De acordo com o Google, o AI Mode terá um raciocínio mais avançado, além de maior capacidade de pensamento e habilidades multimodais. A empresa também anunciou que a nova modalidade de pesquisa será alimentada pelo Gemini 2.0.
O que é o AI Mode?
O AI Mode é uma nova modalidade dentro das pesquisas do Google, com uma interface mais parecida com as plataformas de inteligência artificial. O novo recurso está disponível no Google Search Labs, para usuários selecionados.
De acordo com o Google, o novo recurso é ideal para pesquisas que requerem “mais explicação, raciocínio e comparações”. O AI Mode permite que você explore um tópico e receba respostas criadas com IA, sem que você precise realizar as comparações ou análises.
O AI Mode utiliza a técnica conhecida como “query fan-out”, que fornece diversas pesquisas relacionadas entre subtópicos e diversas fontes de informações — unindo todos os resultados para gerar sua resposta. O Google afirmou que o modelo “query fan-out” permite que os usuários tenham respostas mais aprofundadas do que as respostas do tradicional modelo de busca.
O novo recurso aceita pesquisas feitas com texto, voz e imagens, tendo capacidades multimodais. Além disso, o AI Mode segue a tendência do AI Overviews e Gemini, oferecendo perguntas relacionadas de uma forma mais conversacional.
Como funcionam os links no AI Mode
O Google informou que “assim como nas AI Overviews, o AI Mode mostra links relevantes para auxiliar os usuários a encontrarem páginas e conteúdo que talvez não tenha sido descoberto anteriormente.” E ocasionalmente, o Google mostrará links — e respostas — diferentes das que o usuário receberá utilizando o AI Overview.
“Você pode perguntar qualquer coisa e receber uma resposta útil, gerada com IA e com a capacidade de ir além com perguntas relacionadas e links úteis” adicionou o Google. A empresa também avisou que está utilizando modelos de treinamento para determinar de maneira inteligente quando e como linkar as informações para que elas sejam mais úteis e acionáveis.
Dessa forma, ensinando o AI Mode a decidir quando incluir links na resposta, caso o usuário queira realizar uma ação dentro de um website — como comprar um produto, por exemplo. Por outro lado, o modelo também pode decidir quando priorizar informações visuais caso o usuário possa achar a imagem ou vídeo útil.
Quando o AI Mode estará disponível para o grande público?
Como qualquer nova feature, o AI Mode está sendo lançado com cautela pelo Google. O novo modelo está disponível apenas dentro do Search Labs, onde o usuário precisa optar por entrar. Tudo isso faz parte de uma estratégia de segurança do Google.
“Assim como qualquer novo produto, o AI Mode não irá acertar sempre”, afirmou o Google. A empresa também afirmou que está testando o novo modelo com processos internos rigorosos, utilizando métodos consolidados. O Google pretende aprender a partir do uso real dos usuários, além dos feedbacks para responder de maneira rápida.
Apesar de ainda não haver uma data para o lançamento ao grande público, é esperado que o Google comece a disponibilizar o novo modelo assim que finalizar seus testes com os usuários selecionados no Search Labs.