Estudo global da Ahrefs apontou que cliques em buscas com IA; nós reproduzimos a metodologia no Brasil e apresentamos o resultados
Na última semana, um estudo da Ahrefs ganhou visibilidade ao demonstrar que a presença do AI Overview nos resultados do Google estava correlacionada com uma redução média de 34,5% na taxa de cliques (CTR) para a primeira posição orgânica.
A fim de entender como isso se aplica no cenário brasileiro, aplicamos essa metodologia por aqui em uma escala menor analisando dois grandes sites (que não são nossos clientes) e encontramos resultados semelhantes, com quedas de até 35,42% em sites institucionais.
A quantidade de cliques menor é o novo normal do SEO — mas isso não significa que SEO perderá importância. Pelo contrário: as respostas do Gemini ou do ChatGPT são resultados de conteúdo, reputação de marca e dados o mais estruturados possível; ou seja, são resultado de SEO.
Vale notar que as quedas não acontecem toda nessa proporção e esse número refere-se apenas a buscas que têm o AI Overview. Não há dados disponíveis sobre o impacto geral.
Por último e não menos importante, os consumidores continuarão realizando buscas e encontrando marcas e produtos.
Toda marca vai querer aparecer, você não acha?
O que diz o estudo global da Ahrefs
A Ahrefs analisou 300.000 palavras-chave para quantificar o impacto do AI Overview nos resultados do Google. A metodologia comparou o CTR da primeira posição entre março de 2024 (antes da implementação ampla do AI Overview) e março de 2025 (após implementação), segmentando termos com e sem a presença deste recurso.
O resultado foi conclusivo: para termos onde o AI Overview está presente, a taxa de cliques para o site na primeira posição caiu de forma expressiva.
Considerando a tendência natural de queda do CTR para todos os resultados orgânicos, o estudo isolou o impacto específico do AI Overview, calculando uma redução de 34,5% nos cliques – a diferença entre o CTR previsto (0.040) e o real (0.026).
Dados brasileiros confirmam tendência global
Para entender o real impacto no Brasil, nós da Conversion analisamos o comportamento de tráfego dos dois maiores domínios de conteúdo informacional do país: globo.com e uol.com.br. Preferimos analisar esses dois domínios por não serem nossos clientes e não haver conflito de interesse.
Os números são conclusivos:
- Globo.com: queda de 31,47% nas palavras-chave posicionadas em primeiro lugar desde o início de 2024 (comparando março/2024 com março/2025), em uma amostragem de 26.486 palavras-chave.
- UOL: redução ainda maior, chegando a 35,42% para uma amostragem de 30.000 palavras-chave no mesmo período.
Tentamos replicar o estudo com o Mercado Livre, maior e-commerce do Brasil segundo nosso Ranking Setores do E-commerce, mas a amostragem ficou abaixo de 1.500 palavras-chave — o que reforça nossa hipótese de que o impacto em sites de comércio eletrônico é significativamente menor.
Impacto concentrado em buscas institucionais
Os dados confirmam o que já suspeitávamos: o AI Overview afeta principalmente conteúdos informativos e institucionais, não impactando com a mesma intensidade sites transacionais como e-commerces.
Este comportamento é esperado, já que o objetivo da IA nos resultados de busca é responder diretamente perguntas informativas – exatamente o tipo de conteúdo que sites como Globo e UOL produzem.
Para sites de conteúdo institucional, este é o novo normal. Qualquer modelo de negócio baseado apenas em volume de pageviews precisa ser repensado, enquanto sites com foco transacional continuam relativamente protegidos desta mudança algorítmica.
Mas não pense que isso é totalmente novo: ano após ano o CTR cai, como já apontamos nas Tendências de SEO.
A importância de pensar além do clique: visibilidade e autoridade
Uma perspectiva que precisamos considerar é que as buscas continuarão fundamentais para usuários encontrarem o que eles procuram – mesmo que o formato de consumo dessas respostas esteja mudando.
Via de regra, mais vale ser mencionado como fonte em respostas de IA (mesmo sem receber o clique) do que obter cliques menos qualificados.
Este novo normal reforça a importância da autoridade de domínio e da qualidade do conteúdo. Sites que constroem credibilidade em seus nichos têm maior probabilidade de serem referenciados nas respostas de AI Overview, gerando visibilidade para a marca mesmo sem o clique direto.
Entenda por que o futuro do SEO é promissor para os negócios que se prepararem
Mesmo com uma quantidade nunca vista de conteúdos afirmando que o SEO morreu, precisamos olhar com cuidado e nunca tirar conclusões pelos clickbaits.
Há uma tendência geral de cliques se tornarem menos importantes, como já mencionamos. Mas a grande pergunta que as pessoas fazem é: o SEO vai morrer com o ChatGPT e o Gemini?
A resposta curta é que não. E dizemos mais: SEO se tornará cada vez mais importante, mas não o mesmo SEO do passado — com aquele foco excessivamente técnico, pouco estratégico e que não pensa em branding.
E por que temos esse otimismo?
A primeira razão é que entendemos que muita coisa acontece para além do tráfego do site há algum tempo. Realizando qualquer pesquisa de mercado, se verá que o site é apenas a ponta do iceberg e a maioria das decisões ocorrem fora. Há um impacto cada vez maior da jornada invisível, que passa por Social, WhatsApp e buscas sem cliques — movimento intensificado com a chegada da IA Generativa.
A outra razão é que buscar não é uma questão apenas de canal, mas um comportamento humano. É fato que as pessoas continuarão a buscar — no YouTube, no ChatGPT, no TikTok, e melhorar os resultados em todos estes casos continua sendo SEO.
A última razão e não menos importante é que, embora ninguém saiba qual será a interface de busca no futuro (a de listas, do Google, ou a conversacional do ChatGPT), uma coisa é certa: a IA tira espaço dos anúncios (basta ver que os AI Overviews aparecem acima de anúncios, via de regra)
Além disso, interfaces conversacionais como ChatGPT não têm espaço para anúncios. Quer, dizer é claro que têm espaços visuais, mas perde a credibilidade uma pessoa fazer propaganda sempre que fala.
Portanto, aparecer organicamente é a grande regra das buscas em IA.
Você havia pensado nestes pontos?
O custo de mídia não vai parar de subir e empresas disputarão cliques orgânicos
Há um efeito rebote natural em todas essas mudanças, que é a intensificação do aumento do custo de mídia. Se no ano passado, o Google aumentou sua receita com publicidade em 16%, sem dados que indiquem um aumento nas buscas, nada indica que o Google não vai parar de faturar mais. É sabido que o Google aumenta preços de anúncios artificialmente para bater metas.
O que veremos é uma disputa cada vez maior pelos cliques, já que é por essa métrica que o mercado está habituado a trabalhar. Por isso, esse movimento tende a inflacionar também os custos de SEO, já que o investimento em busca orgânica segundo nossa experiência costuma refletir os custos em mídia.
Vale reforçar que este movimento não é novo e que é o que esperamos que aconteça de forma mais intensa daqui para frente.
O Brandgrowth como resposta estratégica
Na Conversion, temos alertado há anos sobre a gradual queda do CTR orgânico e a necessidade de olhar além do last-click como métrica de sucesso. Nossa metodologia Brandgrowth, que une branding e growth, já vem se preparando para este cenário há tempos.
Como se adaptar ao novo cenário
Para empresas com alto volume de conteúdo informacional, recomendamos:
- Revisão de estratégia de conteúdo: Priorize a criação de conteúdos com real valor agregado, focados em experiência e expertise genuínos.
- Métricas além do tráfego: Avalie o desempenho por reconhecimento de marca e impacto no funil completo, não apenas por cliques.
- Diversificação de formatos: Invista em conteúdos visuais, vídeos e formatos interativos que geram maior engajamento.
- Fortalecimento da marca: Mais do que nunca, construir uma marca forte é essencial para se destacar no ecossistema digital.
Na Conversion, estamos preparados para auxiliar nossos clientes a encarar este novo cenário cheio tanto de incertezas quanto de oportunidades. Nosso time está constantemente monitorando e adaptando estratégias para garantir não apenas a manutenção, mas o crescimento dos resultados em SEO.
Se você deseja entender como sua marca pode se adaptar a essas mudanças e transformar desafios em oportunidades de crescimento, entre em contato com nosso time de especialistas.