Para que marcas consigam se comunicar melhor com seus consumidores, é fundamental que tenham uma Cultura de SEO. Com ela, a companhia como um todo terá como foco a conquista do tráfego mais qualificado existente na Internet.
Afinal de contas, pelo segundo ano consecutivo, os mecanismos de busca são a mídia com mais confiança, segundo o Trust Barometer 2016, que entrevistou 33 mil pessoas em 28 países. Além disso, a Conversion já havia apontado, a busca orgânica é responsável por 32% das visitas a sites no Brasil.
O que é Cultura de SEO?
Primeiro, é preciso entender que SEO é a sigla de Search Engine Optimization e significa nada mais que otimizar sites para que obtenham melhores resultados na busca orgânica do Google.
Dada a sua importância, cada vez mais converso com executivos de grandes companhias que passam a ter o SEO como uma estratégia para aquisição de tráfego. E mais importante do que isso: muitas vezes os presidentes dessas empresas, sobretudo quando atuam no segmento de e-commerce, falam sobre SEO e definem que deve ser a principal fonte de visitas do site da companhia.
O mais icônico exemplo de uma cultura de SEO é a Amazon.com, cujo fundador e presidente, Jeff Bezos, criou até mesmo o nome da companhia seguindo as técnicas de SEO da época.
Amazon começa com a letra “A” porque, no início dos anos 90, os resultados de busca eram organizados em ordem alfabética. Depois disso, Bezos até criou um buscador, o A9, que não vingou. Mas o SEO deu muito certo, tanto que a Amazon recebe somente do Google orgânico nos Estados Unidos pelo menos 326 milhões de visitas mensalmente, segundo SEM Rush.
Mas há muitas outras empresas com cultura de SEO, inclusive no Brasil. Podemos citar o Mercado Livre, que recebe 60 milhões de visitas mensalmente. Ou ainda a Rocket Internet, com a sua Dafiti, com 4,9 milhões de visitas orgânicas. Para não falar ainda da Globo, que é pioneira em mídia, e também recebe centenas de milhões de visitas mensalmente do Google.
Tendo uma Cultura de SEO
Ter uma cultura de SEO, naturalmente, não é algo simples.
O ideal é que, como no caso da Amazon, a cultura de SEO comece com o presidente da empresa. Entretanto, como isso nem sempre será possível, é preciso que um gerente ou diretor tenha o SEO como prioridade e que isso esteja presente nas metas da empresa.
Na semana que vem, publicarei um artigo com algumas dicas para implementar a cultura de SEO numa empresa.