Ahrefs é uma popular ferramenta de SEO, criada inicialmente para gestão e análise de backlinks, porém com o passar do tempo está se tornando cada vez mais completa.
Neste artigo, você irá saber o que é a Ahrefs e conhecer os principais recursos, para entender se é uma ferramenta valiosa ou não para suas estratégias de SEO.
Adiantando, dentre os melhores recursos – e menos óbvios – está a Keywords Explorer, que automatiza a pesquisa de palavras-chave.
Índice de Tópicos
O que é Ahrefs? Para que serve?
A Ahrefs é uma plataforma de SEO criada inicialmente com foco em link building, incluindo gestão e análise de backlinks, mas que com o passar do tempo expandiu bastante seus recursos.
A Ahrefs serve para analisar métricas de link building, como Autoridade de Domínio e de Página, bem como links que uma página e um domínio recebem.
Além disso, com a Ahrefs é possível realizar benchmark e trazer dados que serão importantes em um planejamento de SEO.
Para conhecer melhor, veja seus principais recursos nos tópicos a seguir.
Dados da Ahrefs em números
Segundo sua página oficial, a Ahrefs tem em seu big data a seguinte quantidade de informações:
- 172,2 milhões de domínios
- 268 bilhões de páginas indexadas
- 14,9 trilhões de links internos
- 1,9 trilhões de links externos
- 7,5 bilhões de palavras-chave globalmente
- 520 milhões de palavras-chave no Brasil
Sem dúvidas, são números excelentes, que fazem dela uma ferramenta importante para SEO.
Principais recursos da Ahrefs
Estes são os principais recursos disponibilizados pela Ahrefs:
- Site Explorer: Análise de Links
- Site Explorer: Análise de Tráfego Orgânico
- Alertas
- Content Explorer
- Keywords Explorer
- Rank Tracker
- Site Audit
Site Explorer: Análise de Links com Backlink Profile
Sem sombra de dúvida, a primeira função que vem à mente com a Ahrefs é a análise de Autoridade e de links de um domínio.
Dentre as principais métricas, podemos destacar:
- UR (URL Rank): Autoridade de Página, que vai numa escala de 0 a 100
- DR (Domain Rank): Autoridade de Domínio, que vai numa escala de 0 a 100
- Quantidade de backlinks: links externos totais
- Referring Domains: quantidade de domínios que apontam links
As duas últimas métricas podem ser desdobradas, trazendo exatamente quais são os links apontados para aquele domínio (ou ainda para uma página).
Site Explorer: analisando tráfego orgânico de um domínio
No gráfico abaixo, você pode observar a estimativa de tráfego gerada pelo Ahrefs para um domínio:
Sua metodologia é semelhante à da SEMRush: ela estima o tráfego considerando o volume de busca de uma palavra-chave e o número de cliques estimado pelo CTR para cada posição.
Além disso, traz o volume de palavras-chave para as quais aquele site se posiciona.
Alertas para palavras-chave e links ganhos e perdidos
A função de Alertas da Ahrefs é semelhante ao Google Alertas, mas focada em links e palavras-chave.
Basicamente, ele enviará por e-mail notificações importantes para seu domínio ou de algum concorrente.
As informações mais úteis são:
- Posições de palavras-chave ganhas e perdidas
- Novos links
- Links perdidos
Content Explorer: excelente ideia, mas pouco funcional em português
Imagine poder mapear quais são os conteúdos relevantes e que mais estão bombando no momento?
Esta é justamente a proposta do Content Explorer, porém a ferramenta ainda é um pouco limitada.
Entretanto, sabendo usá-la corretamente não deixa de trazer insights relevantes!
Dica de uso: filtre conteúdos em português e use o calendário para localizar conteúdos quentes.
Keywords Explorer 3.0: uma avançada ferramenta de pesquisa palavras-chave
Se a ferramenta Content Explorer é limitada, não podemos dizer o mesmo da Keywords Explorer, uma ferramenta completa e pouco utilizada no Brasil para pesquisa de palavras-chave.
Dentre os principais recursos, destacamos dois:
- Ideias de Palavras-chave relevantes para serem aplicadas no SEO Extremo.
- Métricas de SERP.
Sobre o primeiro tópico, observe a imagem abaixo:
- Having same terms: lista de palavras-chave que contêm o termo principal.
- Questions: traz as dúvidas mais comuns que os usuários pesquisam sobre aquele tópico, ótimo para trazer insights de conteúdo focados na experiência do usuário.
- Also rank for: mostra outras palavras para as quais a mesma página se posiciona (excelente para SEO Extremo!)
- Newly discovered: novas palavras que podem trazer insights (ou não).
Rank Tracker: mais uma ferramenta de posição de palavra-chave
Sim, é apenas mais uma ferramenta de acompanhamento de posição de palavra-chave.
Na prática, ela não traz nenhum grande diferencial e os seus dados são tão precisos quanto de outras ferramentas (ou seja, sempre há discrepâncias.)
Seu benefício, em nosso entender, está em quem quer todos os recursos de SEO em uma única ferramenta.
Site Audit: mais uma ferramenta de análise On-Page, porém útil
A Site Audit cumpre o que promete: realizar uma auditoria técnica do site, em busca de erros que prejudicam a indexação.
Se, por um lado, essa, assim como outras ferramentas de análise On-Page, ajudam, ainda é indispensável um especialista para priorizar o que é de fato importante.
Destaca-se na ferramenta a análise de tempo de carregamento e a opção de criar uma lista de tarefas.
Conclusão: a Ahrefs é uma ferramenta indispensável para análise de SEO
Diante de todos os recursos demonstrados, a Ahrefs é uma ferramenta indispensável para análise e gestão de SEO.
Talvez não seja a ferramenta #1 dos profissionais para todos os recursos necessários, mas consideramos indispensável para um trabalho profundo de SEO.
Utilizamos diariamente na Conversion e, além das métricas de Backlink Profile, adoramos o Keywords Explorer.