Dentist Near Me: conheça a história de uma empresa que escolheu como nome uma palavra-chave

Mariana Pessoa
Mariana Pessoa

Entenda como a empresa utilizou a tática para ganhar reconhecimento

A frase “dá um Google” nunca fez tanto sentido. Numa realidade cheia de opções, profissionais e informações, mecanismos de busca se tornaram ferramentas essenciais na rotina de quase qualquer pessoa.

E foi neste cenário que as palavras “perto de mim” começaram a aparecer com força como complementos às buscas no Google a partir de 2015. Já em 2016, o termo demonstrou que veio para ficar com o aumento de 136% nas buscas por ele ano a ano nos Estados Unidos. 

Já no Brasil, essas foram as principais pesquisas nos últimos cinco anos, segundo o Google Trends:

Como é possível observar pelo gráfico do Google Trends, o termo “perto de mim” é utilizado para buscas locais, ou seja, para pesquisas relacionadas a espaços físicos. Por isso, no artigo vamos conhecer a história do Dentist Near Me, um consultório odontológico que surpreendeu ao adotar uma estratégia de SEO no mínimo inusitada. Confira!

O que é o ‘Dentist Near Me’?

Dentist Near Me é um consultório odontológico localizado em El Paso, Texas, nos Estados Unidos. A palavra-chave, que possui mais de 1.2 milhão de buscas mensais e com uma dificuldade de 93% de ranqueamento nos EUA, é considerada a marca do negócio, afinal, este é o nome do consultório.

Ao invés de optar por nomes mais tradicionais, a escolha de ‘Dentist Near Me’, ou “Dentista Perto de Mim” em português, foi atribuída ao time de marketing do consultório, que “viram a oportunidade e pegaram”. 

Vale reforçar que o nome da empresa é realmente esse. Eles não criaram apenas o site para otimizar a palavra-chave.

Segundo a empresa, eles queriam um nome que fosse considerado divertido e peculiar. E conseguiram, porque a discussão sobre a estratégia utilizada por eles viralizou nas redes sociais e na comunidade de SEO.

Dentist Near Me praticou black hat?

Em 2022, o post de um profissional de SEO viralizou no Twitter com a imagem da fachada do Dentist Near Me com o questionamento: é considerado black hat otimizar o nome da empresa para SEO?

Bom, o Google é claro sobre isso: o nome do seu perfil no Google Meu Negócio, plataforma para negócios locais, deve corresponder ao nome verdadeiro do negócio. Ou seja, no caso do Dentist Near Me, está tudo conforme as diretrizes.

Inclusive, o post chegou até John Mueller, que respondeu com o seguinte tweet:

https://twitter.com/johnmu/status/1485170030727864323?s=46&t=nI2wLjqarDysxuC_gstfQw

Na tradução para português, ele disse: “Eu meio que me pergunto se isso funciona contra eles, por causa da facilidade com que os mecanismos de busca mudam o termo “perto de mim” para apenas locais, tornando muito difícil para as pessoas procurá-los pelo nome. Para uma empresa local, provavelmente não é um problema, e o nome fofo deve ajudar no marketing também”.

Isso significa que, se eu for dona de um sushi, posso colocar o nome do restaurante de “sushi perto de mim”? Sim! Agora, essa é a melhor estratégia de marketing e SEO neste caso? Provavelmente não. Veremos em mais detalhes a seguir!

A otimização para ‘perto de mim’ é ruim para as empresas?

Depende do ponto de vista. Como já dito antes, adicionar o “perto de mim” ao nome da empresa, desde que faça realmente parte da marca, não há problema e nem fere as diretrizes do Google Meu Negócio.

Além disso, incluir “perto de mim” ao nome da empresa pode realmente trazer benefícios, já que vai chamar mais atenção na SERP do que otimizações menores, como títulos e H1. No caso do Dentist Near Me, a estratégia deu tão certo que tornou-se até um case de SEO, dando à empresa dezenas de links pela Web. 

No entanto, adicionar as palavras “perto de mim” ao nome da empresa não é a melhor estratégia quando pensamos em marketing além de SEO e incluímos branding na jogada. Se o desejo da empresa local é crescer, como no caso de franquias, talvez essa forma de construir a marca não seja a mais adequada.

Outro ponto muito importante a se considerar é que o Google está cada vez mais inteligente, e buscas com “perto de mim” já são indicadores de proximidade para o mecanismo de busca

Ou seja, como John Mueller trouxe de questionamento, é possível que os usuários não encontrem a empresa que procuram, pois terão como resposta correspondências mais próximas fisicamente ao lugar que estão.

Assim, faz muito mais sentido otimizar o Google Meu Negócio e o site da empresa do que alterar algo tão importante como o nome em busca de alcançar mais clientes.

Dentist Near Me não é a única empresa que usa a tática

Apesar do caso do Dentist Near Me ter viralizado entre os SEOs, nos últimos anos várias empresas dos Estados Unidos se aproveitaram da alta da palavra-chave para otimizar seus resultados orgânicos.

Em 2022, o Search Engine Land fez uma pesquisa relacionada ao uso de “near me” (perto de mim) nos registros em empresas de Nevada e Nova York. O resultado foi surpreendente: várias empresas foram encontradas. Na imagem abaixo, você pode conferir os resultados em Nova York:

O autor do artigo, Chris Silver Smith, até questiona: como que, com a estratégia de utilizar a palavra-chave “perto de mim”, algumas das empresas não ranqueiam para essas pesquisas?

Quais são as boas práticas do Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que ajuda as empresas a aparecerem nas buscas do Google e no Google Maps. É uma ferramenta muito importante para atrair novos clientes para a empresa, receber avaliações e também apresentar informações importantes, como horário de atendimento, endereço e telefone.

O primeiro passo é cadastrar a empresa na plataforma. A Conversion tem um artigo com o passo a passo de como fazer o cadastro no Google Meu Negócio, além de compartilhar os benefícios e trazer dicas.

Agora, falando em boas práticas e estratégia de SEO local, é importante que o Google Meu Negócio utilize as palavras-chave principais que vão ajudar a empresa a ser descoberta na busca. É possível adicionar as palavras-chave em vários lugares, como no nome da empresa, descrição, postagens, etc.

No caso do Dentist Near Me, como a palavra-chave é o próprio nome da empresa, eles escolheram adicionar o nome da cidade ao título do Google Meu Negócio, muito possivelmente pelo problema elencado no tópico anterior em relação a dificuldade de encontrar o consultório caso a pessoa estiver longe da localização.

Além disso, podemos incluir imagens com metadados estruturados, o que é importante para SEO, e também ter uma rotina para responder às dúvidas e avaliações deixadas por usuários no perfil da empresa. 

Para quem faz ou quer trabalhar com SEO Local, é muito importante conhecer as estratégias disponíveis e criar um perfil para a empresa no Google. Afinal, as pessoas buscam cada vez mais por facilidade quando usam o Google:

O interesse global por “open now near me” ( “aberto agora perto de mim”) permaneceu consistente nos últimos 90 dias. — Google Trends. Global, 5 de julho de 2022 a 5 de outubro de 2022.

Conclusão

A história do Dentist Near Me é peculiar, mas não é a única. Com o crescimento das buscas com a palavra-chave “perto de mim”, muitos profissionais de SEO devem ter observado a oportunidade de otimizar o nome de estabelecimentos e empresas dessa forma. 

No entanto, com a tecnologia atual do Google, a estratégia tornou-se ineficiente e, para piorar, o seu uso não é indicado ao considerarmos todas as desvantagens. Mas isso não é algo ruim, pelo contrário. A busca está se moldando cada vez mais ao usuário e menos para estratégias e táticas questionáveis.

Isso significa que não pode otimizar a palavra-chave “perto de mim”? De forma alguma. Seu uso, quando feito de forma eficiente, pode trazer excelentes resultados, como é o caso de implementá-la dentro de uma página do site da empresa. 

Segundo o Google, em 2022 as pesquisas por “aberto agora perto de mim” cresceram mais de 400% no mundo todo em comparação com o ano anterior. Portanto, a hora para otimizar estabelecimentos que se beneficiam de SEO local é agora.

Referências do conteúdo:

Se você deseja contar com uma agência de SEO para auxiliá-lo em suas atividades, entre em contato com a Conversion

Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

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Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

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