Entrevistamos 400 brasileiros conectados à internet para saber quais são as expectativas do consumidor para o Dia das Mães 2023, que ocorre no segundo domingo de maio (14/05); este ano intenção de compra deve crescer 3,8% em relação ao último ano
O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o varejo, ficando atrás somente do Natal. É muito cultural para o brasileiro homenagear a mãe nesta data e essa tendência de presentear na ocasião cresce a cada ano, principalmente após a crise causada pela pandemia do Coronavírus. De acordo com a pesquisa realizada pela Conversion, 94% dos consumidores pretendem comprar ou já compraram presentes para o Dia das Mães. Isso mostra um crescimento de 3,8% na intenção de compras em comparação com 2022.
Dentre as categorias listadas como opções de presente para as mães neste ano, as cinco preferidas foram: cosméticos (46,3%), moda e acessórios (44,1%), calçados (28,7%), celulares (25,5%) e flores e plantas (24,2%). Apenas 5,6% dos respondentes ainda não sabia o que comprar.
Perfil dos consumidores
Apesar de grandes marcas internacionais estarem cada vez mais presentes em território nacional, o consumidor ainda prefere comprar o presente de Dia das Mães em lojas brasileiras, como mostra a pesquisa feita pela Conversion onde 90,2% dos entrevistados prefere fazer compras relacionadas ao Dia das Mães em lojas nacionais e 9,8% em sites internacionais. Os dados deixam ainda mais clara a importância da sazonalidade para o comércio brasileiro.
Ainda relacionado ao consumidor, é possível notar o desejo em presentear outras figuras femininas da família. Além da mãe (93,4%), os respondentes também declararam que desejam comprar presentes para a sogra (31,9%), cônjuge (22,9%) e avós (17,3%). 13,6% disseram que farão compras para si próprio neste Dia das Mães. Os dados não mentem: o perfil dos consumidores têm se expandindo ainda mais e é preciso que os varejistas estjam preparados para atender esta demanda.
O consumidor prefere fazer suas compras sem sair de casa neste Dia das Mães. É o que mostram os dados da Conversion, onde 52,1% dos entrevistados farão suas compras acessando sites, lojas virtuais ou aplicativos. 47,3% ainda preferem ir presencialmente até uma loja comprar os presentes relacionados a data.
Apesar de ser uma data favorável para vendas, o Dia das Mães é impactado por empresas mal-intencionadas que se aproveitam da ocasião para aplicar golpes. De acordo com a pesquisa, 70% dos consumidores possuem receio de sofrer alguma fraude.
Ticket médio
Os gastos relacionados ao Dia das Mães variam bastante. Segundo a pesquisa da Conversion, 26,9% dos respondentes gastará em torno de R$ 300,00 no presente. Enquanto isso, 19,7% afirmou que fará compras de até R$ 150,00 e 18,1% entre R$ 500,01 e R$ 1.000,00.
Neste Dia das Mães, 69,7% dos consumidores farão o pagamento utilizando o cartão de crédito, segundo dados apurados pela Conversion. Em segundo lugar aparece o pix, com 55,9% da preferência e, logo em seguida, o cartão de débito com 37%.
E-commerces mais citados pelos entrevistados
Vários nomes foram lembrados pelos respondentes da pesquisa, porém um deles se sobressaiu: o Magazine Luiza foi o mais citado durante a pesquisa realizada pela Conversion, com 27,8% de preferência. Em seguida, Mercado Livre (25,9%), Shopee (23,5%), Americanas (23,5%) e Amazon (21,2%).
Representação materna em comerciais
Ver a data com o olhar da pessoa homenageada é essencial. Perguntamos às mães qual a representação ideal da figura materna em comerciais voltados para o Dia das Mães. Segundo os dados coletados pela Conversion, 81,6% das mães preferem propagandas que destaquem a importância do amor e da conexão entre mãe e filho(a). Além disso, outras 44,3% preferem publicidades que enfatizem o cuidado com a saúde física e mental das mães e 41,4% desejam ver mães de diferentes etnias e culturas representadas nos comerciais.
Metodologia utilizada
Esta pesquisa foi realizada por meio de um questionário onde 400 brasileiros foram entrevistados, todos com idades acima de 18 anos e acesso à internet. 376 afirmaram que já compraram ou vão comprar presentes de Dia das Mães em 2023.
O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 5%.
Baixe em PDF
Para ter acesso à um documento em PDF com todos os dados do nosso estudo, acesse aqui: https://lp.conversion.com.br/dia-das-maes