eNPS é a métrica que mede a satisfação do colaborador; para se ter ideia da importância dessa conquista, a nota do Google é 42, do Facebook é 43 e de nosso benchmark é 63.
O ano de 2020 está sendo de muitas conquistas para o time da Conversion, especialmente no reconhecimento como ótimo lugar para trabalhar. Após conquistar o selo de Great Place to Work, em junho, alcançamos a marca da nota eNPS de 78 pontos, que é considerada altíssima.
O indicador é calculado pela Vaipe, plataforma data-driven de cultura digital para empresas de inovação também usada por PicPay, Track.co, ClickBus, dentre outras. A nota do eNPS vai de -100 a 100 e os 78 pontos da Conversion colocam a agência na área mais nobre do método, alcançado apenas por um grupo seleto de empresas.
A conquista vem logo após termos anunciado que vamos estender o nosso Home Office até existir vacina contra o coronavírus e uma série de ações para apoiar nosso time em sua infraestrutura de trabalho remoto, como Vale Home Office, Voucher Infraestrutura do Home Office e várias iniciativas para apoio psicológico, inclusive custeio de terapia para quem eventualmente precisar.
“Sabemos que é uma nota muito alta e acima da média do mercado, mas não descansaremos enquanto não chegarmos a 100”, afirma Diego Ivo, CEO da Conversion.
O que é eNPS?
O employee Net Promoter Score (eNPS) é um conceito que se baseia no sistema NPS, permitindo que as empresas avaliem e obtenham um retrato instantâneo do engajamento de seus colaboradores e a probabilidade de eles serem embaixadores e fãs da empresa, defendendo a companhia como uma ótima marca empregadora.
“A Conversion mede o eNPS do time há mais de 4 anos e isso nos permitiu uma grande evolução como uma marca empregadora”, explica Sara Lopes, business partner da Conversion. “Acreditamos na construção de uma cultura de cuidado com o nosso time para entregarmos alta performance para nossos clientes”, afirma Sara.
Cada vez mais pequenas e médias empresas são a opção preferida para se trabalhar
Nos últimos anos, temos visto uma grande transformação no mercado de trabalho: se antes as antigas gerações buscavam principalmente estabilidade, salário e status na carreira, hoje os chamados millennials buscam cultura, propósito e benefícios.
A cultura das empresas passou a ser um dos principais pilares não só de pessoas, mas do negócio como um todo. Nesse quesito, as pequenas e médias empresas acabam levando uma grande vantagem em relação às gigantes e acabam tendo um eNPS muito mais alto.
“As pequenas e médias empresas estão ganhando cada vez mais força nesse trabalho de cuidado e desenvolvimento humano, justamente por conseguir ter mais contato com as pessoas e maior proximidade”, afirma Sara Lopes.
Segundo a literatura de eNPS, uma nota zero pode ser considerada positiva, porque a média global é muito próxima disso. Vale notar que o intervalo do eNPS (assim como do NPS) é de -100 a 100, então 0 é também o ponto que fica no meio do intervalo utilizado pela metodologia.
No gráfico acima, segmentamos as notas entre 3 grupos: de empresas tradicionais, de empresas de tecnologias globais e de pequenas e médias empresas ligadas a inovação no Brasil.
Empresas com mais inovação e cultura forte têm notas maiores; empresas tradicionais têm as piores avaliações
As piores notas estão justamente entre as empresas mais tradicionais: Walmart (antes da Amazon, a maior varejista dos EUA) e AT&T (maior operadora de telefonia americana) têm, respectivamente um eNPS de -11 e -10 pontos. Você não leu errado: negativos. A título de comparação, a Amazon tem um eNPS de 23 pontos.
Quando observamos as principais empresas globais de tecnologia o eNPS médio está na casa dos 40, sendo que Google possui 42 pontos e Facebook, levemente acima, 43 pontos.
Porém, o melhor recorte é o das pequenas e médias empresas de inovação no Brasil, que têm a média segundo a plataforma Vaipe de 63 pontos. A Conversion alcançou 78 pontos, ficando 15 pontos acima do benchmark.
Venha transformar negócios para melhorar a vida das pessoas
Na Conversion, estamos com diversas vagas abertas para trabalhar em uma das melhores e maiores agências de marketing digital do Brasil. Além disso, as nossas vagas de analistas de SEO e de Mídia de Performance estão abertas para pessoas de todo o Brasil, em um projeto piloto inédito.
Nossa missão na Conversion é transformar negócios para melhorar a vida das pessoas. Isso significa que, além de termos conhecimento profundo nas disciplinas de marketing digital, entendemos o cliente e criamos soluções personalizadas para cada um deles.
Não menos importante é a finalidade: acreditamos que o marketing e a comunicação têm o poder de melhorar a vida das pessoas, seja vendendo ótimos produtos e serviços, seja levando mensagens positivas — o que é ainda mais importante em tempos de pandemia.
Se você também acredita nisso e quer viver com a gente a jornada de aumentar as vendas de clientes e melhorar a vida das pessoas, candidate-se às nossas vagas. Se você é cliente e acredita no poder de ser atendido por pessoas extremamente engajadas, conheça nossos cases de sucesso.