Você provavelmente já ouviu falar do personagem Billy Beane do filme “O Homem que Mudou o Jogo”, interpretado por Brad Pitt. Ele usou estatísticas para transformar o time de beisebol Oakland Athletics em um dos mais bem-sucedidos da liga. Da mesma forma que os dados ajudaram Billy, eles também podem ajudar a sua estratégia.
Neste artigo selecionamos 147 estatísticas de marketing digital relevantes que abrangem tópicos que vão desde comportamento do consumidor até marketing de conteúdo e automação. Entre eles, constam dados sobre o uso de vídeos e mídias sociais, eficácia de campanhas de email, personalização, publicidade online, experiência do cliente e muito mais.
Está pronto? Então vamos lá!
Estatísticas e Dados
- 81% dos compradores online fazem pesquisas online antes de comprar (MineWhat)
- 60% dos profissionais de marketing usaram vídeos em suas campanhas de marketing (OptinMonster)
- O email marketing tem um ROI médio de 4200% (DMA)
- 70% dos profissionais de marketing dizem que a SEO é mais eficaz do que o PPC (Databox)
- 92% dos usuários de internet usam emojis (Emoji Report)
- 88% dos usuários de internet confiam nas avaliações online tanto quanto em recomendações pessoais (Search Engine Land)
- 91% das pessoas verificam seus emails diariamente (OptinMonster)
- 72% dos consumidores preferem aprender sobre um produto ou serviço através de um vídeo (HubSpot)
- 75% dos usuários de internet não passam da primeira página dos resultados de pesquisa (HubSpot)
- 50% dos consumidores afirmam que a qualidade do produto é o fator mais importante na decisão de compra (BigCommerce)
- 71% dos consumidores que tiveram uma boa experiência com uma marca nas redes sociais recomendarão a marca a seus amigos e familiares (Ambassador)
- Os usuários do Instagram passam, em média, 28 minutos por dia na plataforma (Digital Information World)
- 30% dos usuários de mídias sociais se conectam com as marcas nas redes sociais (GlobalWebIndex)
- 60% dos usuários do LinkedIn têm mais chances de se interessar por uma empresa se ela compartilhar conteúdo relevante nas redes sociais (MarketingCharts)
- As postagens do LinkedIn com imagens têm 98% mais chances de gerar comentários (LinkedIn)
- 33% dos usuários do Twitter seguem marcas para obter ofertas especiais (HubSpot)
- As empresas que utilizam o Twitter têm em média 2 vezes mais chances de gerar leads (Business 2 Community)
- 71% dos usuários do Pinterest são mulheres (Hootsuite)
- 72% dos usuários do Pinterest usam a plataforma para decidir o que comprar offline (Hootsuite)
- 80% dos usuários do YouTube assistem a vídeos relacionados com a compra de um produto ou serviço (Google)
- 45% dos usuários do YouTube assistem mais de uma hora de vídeos por semana (HubSpot)
- 70% dos usuários do YouTube relatam que descobriram um novo produto ou serviço no site (Google)
- 59% dos usuários do YouTube preferem assistir a vídeos relacionados a seus interesses em vez de programas de TV (Google)
- 85% dos vídeos do Facebook são visualizados sem som (Digiday)
- As postagens com vídeo no Facebook têm, em média, 59% mais engajamento do que as postagens com apenas texto (HubSpot)
- 47% dos usuários do Facebook acessam a plataforma exclusivamente através de dispositivos móveis (Sprout Social)
- As postagens no Facebook com 40 caracteres têm 86% mais engajamento do que as postagens mais longas (Jeff Bullas)
- As postagens no Facebook com imagens têm 2,3 vezes mais engajamento do que as postagens sem imagens (Buzzsumo)
- O Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais (Statista)
- 80% dos usuários do Instagram seguem pelo menos uma marca na plataforma (Hootsuite)
- As postagens do Instagram com hashtags têm em média 12,6% mais engajamento do que as postagens sem hashtags (Sprout Social)
- As postagens do Instagram com localização têm em média 79% mais engajamento do que as postagens sem localização (Hootsuite)
- As postagens do Instagram com imagens geram em média 36% mais engajamento do que as postagens com vídeo (Hootsuite)
- As postagens do Instagram com perguntas na legenda geram em média 45% mais engajamento do que as postagens sem perguntas (Hootsuite)
- O Snapchat tem uma média de 203 milhões de usuários ativos diários (Snap Inc.)
- 72% dos usuários do Snapchat usam o aplicativo diariamente (Statista)
- 30% dos usuários do Snapchat seguem marcas na plataforma (Hootsuite)
- As postagens do Snapchat com filtros têm em média 28% mais visualizações do que as postagens sem filtros (Hootsuite)
- 55% dos usuários do Snapchat assistem a uma história completa antes de sair do aplicativo (Hootsuite)
- O LinkedIn tem mais de 675 milhões de usuários em mais de 200 países (LinkedIn)
- 97% dos profissionais de marketing usam o LinkedIn para suas estratégias de marketing (HubSpot)
- As postagens do LinkedIn com imagens têm 98% mais chances de gerar comentários (LinkedIn)
- 80% dos leads gerados pelas redes sociais vêm do LinkedIn (Hootsuite)
- As empresas que publicam 20 postagens por mês no LinkedIn geram em média 60% mais leads (Hootsuite)
- As postagens do LinkedIn que incluem um CTA têm 70% mais chances de gerar conversões (LinkedIn)
- 50% dos usuários do LinkedIn têm mais chances de comprar de uma empresa que eles interagem na plataforma (SmallBizGenius)
- O WhatsApp tem mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais (Statista)
- 65% dos usuários do WhatsApp usam o aplicativo diariamente (Business of Apps)
- As empresas que usam o WhatsApp Business têm 3 vezes mais chances de responder a um cliente do que as empresas que usam o WhatsApp pessoal (WhatsApp)
- 91% das pessoas verificam seus emails diariamente (OptinMonster)
- As linhas de assunto de email com menos de 10 caracteres têm uma taxa de abertura de 58% (AWeber)
- As linhas de assunto de email com emojis têm uma taxa de abertura de 56% (AWeber)
- As linhas de assunto de email com personalização têm uma taxa de abertura de 29% (Mailchimp)
- 80% dos usuários de internet usam o email para fins de trabalho (HubSpot)
- 59% dos usuários de internet dizem que o email os influencia na decisão de compra (SaleCycle)
- As campanhas de email que incluem um vídeo têm uma taxa de cliques de 300% maior do que as campanhas sem vídeo (HubSpot)
- As campanhas de email que incluem um CTA têm uma taxa de cliques de 371% maior do que as campanhas sem CTA (WordStream)
- As campanhas de email segmentadas geram em média 58% de toda a receita de email (DMA)
- 88% dos usuários de internet confiam nas avaliações online tanto quanto em recomendações pessoais (Search Engine Land)
- 50% dos consumidores afirmam que a qualidade do produto é o fator mais importante na decisão de compra (BigCommerce)
- 60% dos consumidores disseram que se sentem mais positivamente em relação a uma marca após ler um conteúdo personalizado em seu site (Content Marketing Institute)
- 75% dos usuários de internet não passam da primeira página dos resultados de pesquisa (HubSpot)
- 70% dos usuários de internet preferem clicar em resultados de pesquisa orgânica em vez de anúncios pagos (Databox)
- As empresas que mantêm um blog têm em média 67% mais leads do que as empresas que não mantêm um blog (HubSpot)
- As empresas que usam o Google Meu Negócio têm 50% mais chances de gerar leads (BrightLocal)
- O conteúdo em vídeo é 50 vezes mais provável de aparecer na primeira página dos resultados de pesquisa do Google do que o conteúdo em texto (Insivia)
- 80% dos usuários de internet usam o Google para fazer perguntas específicas (Databox)
- O tempo médio de carregamento da página móvel é de 22 segundos, mas 53% dos usuários de internet abandonarão uma página se ela levar mais de 3 segundos para carregar (Think with Google)
- 46% dos profissionais de marketing dizem que a personalização é uma prioridade máxima em suas estratégias de marketing (Salesforce)
- 70% dos usuários de internet preferem conteúdo personalizado (SmarterHQ)
- As campanhas de marketing personalizadas geram em média uma taxa de conversão de 10% (Instapage)
- 80% dos consumidores são mais propensos a comprar de uma marca que oferece experiências personalizadas (Epsilon)
- As empresas que usam a personalização em seus emails geram em média uma receita 17% maior (VentureBeat)
- As empresas que usam a personalização em seus sites geram em média uma receita 19% maior (Monetate)
- 63% dos consumidores esperam que as marcas ofereçam personalização em seus sites (SmarterHQ)
- 36% dos consumidores dizem que comprariam de uma empresa que oferece personalização em seus produtos ou serviços (Epsilon)
- 70% dos consumidores sentem que as marcas não os conhecem como indivíduos (Accenture)
- As empresas que usam a personalização em sua experiência de compra geram em média uma receita 20% maior (McKinsey)
- 25% dos usuários de internet usam ad-blockers (eMarketer)
- 57% dos usuários de internet dizem que os anúncios online são irrelevantes para eles (HubSpot)
- 70% dos usuários de internet dizem que os anúncios online interferem em sua experiência na plataforma (HubSpot)
- 39% dos usuários de internet usam o ad-blocker porque os anúncios são irritantes ou irrelevantes (GlobalWebIndex)
- O CTR médio dos anúncios no Facebook é de 0,9% (WordStream)
- O CTR médio dos anúncios no Google é de 3,17% na rede de pesquisa e 0,46% na rede de display (WordStream)
- 80% dos usuários de internet reconhecem um anúncio nativo, mas apenas 20% dos usuários de internet reconhecem um anúncio de banner (Business Insider)
- 70% dos usuários de internet dizem que os anúncios nativos são mais atraentes do que os anúncios de banner (Sharethrough)
- 70% dos usuários de internet preferem descobrir novos produtos através do conteúdo em vez de anúncios (Inc.com)
- As empresas que usam o retargeting geram em média uma taxa de conversão de 10% (Instapage)
- 60% dos usuários de internet têm uma opinião mais positiva de uma marca quando encontram conteúdo personalizado (Content Marketing Institute)
- 62% dos consumidores dizem que se sentem mais positivamente em relação a uma marca após ler conteúdo personalizado em seu site (Content Marketing Institute)
- 55% dos consumidores dizem que ler conteúdo personalizado em um site os influenciaria a comprar da marca (Content Marketing Institute)
- 80% dos usuários de internet usam o conteúdo para se informar sobre um produto ou serviço (Demand Metric)
- 91% dos consumidores preferem conteúdo interativo em vez de conteúdo estático (Ion Interactive)
- 90% dos profissionais de marketing dizem que o conteúdo é uma parte importante de sua estratégia de marketing (PointVisible)
- As empresas que mantêm um blog têm em média 434% mais páginas indexadas pelo Google do que as empresas que não mantêm um blog (TechClient)
- O conteúdo em vídeo gera em média 1200% mais engajamento do que o conteúdo em texto e imagem combinados (Forbes)
- 45% dos profissionais de marketing dizem que a criação de conteúdo é a tarefa mais importante de sua equipe de marketing (HubSpot)
- 61% dos consumidores são mais propensos a comprar de uma marca que fornece informações úteis em seu site (Blue Corona)
- 64% dos consumidores dizem que a confiança é o fator mais importante na decisão de compra (Edelman)
- 90% dos consumidores afirmam que a autenticidade é um fator importante na decisão de compra (Stackla)
- 86% dos consumidores afirmam que a autenticidade é um fator importante na decisão de seguimento de uma marca nas redes sociais (Stackla)
- 60% dos consumidores dizem que a transparência é um fator importante na decisão de compra (Stackla)
- 84% dos consumidores dizem que a transparência é um fator importante na decisão de seguimento de uma marca nas redes sociais (Stackla)
- 90% dos consumidores afirmam que a experiência do cliente é importante na decisão de compra (SuperOffice)
- 60% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma experiência do cliente melhor (SuperOffice)
- 73% dos consumidores dizem que uma boa experiência do cliente é essencial para influenciar sua lealdade à marca (Salesforce)
- As empresas que investem em experiência do cliente têm em média uma receita 4 a 8% maior do que as empresas que não investem em experiência do cliente (Forbes)
- 46% dos profissionais de marketing dizem que a falta de tempo é o maior desafio enfrentado por sua equipe de marketing (HubSpot)
- 49% dos profissionais de marketing dizem que a falta de recursos é o maior desafio enfrentado por sua equipe de marketing (HubSpot)
- 34% dos profissionais de marketing dizem que a falta de dados é o maior desafio enfrentado por sua equipe de marketing (HubSpot)
- 26% dos profissionais de marketing dizem que a falta de tecnologia é o maior desafio enfrentado por sua equipe de marketing (HubSpot)
- 45% dos profissionais de marketing dizem que a medição do ROI é o maior desafio enfrentado por sua equipe de marketing (HubSpot)
- As empresas que usam a automação de marketing geram em média uma taxa de conversão de 53% maior do que as empresas que não usam a automação de marketing (VentureBeat)
- As empresas que usam a automação de marketing geram em média um aumento de 14,5% na produtividade da equipe de marketing (Nucleus Research)
- As empresas que usam a automação de marketing geram em média uma redução de 12,2% nos custos de marketing (Nucleus Research)
- 50% dos profissionais de marketing planejam aumentar seus gastos com automação de marketing nos próximos dois anos (HubSpot)
- As empresas que usam a análise de dados geram em média uma receita 5 a 6% maior do que as empresas que não usam a análise de dados (Forbes)
- 40% dos consumidores dizem que as marcas com um forte propósito são mais atraentes do que as marcas sem um forte propósito (Accenture)
- 73% dos consumidores dizem que estão dispostos a pagar mais por um produto ou serviço se a marca promover um impacto social positivo (Nielsen)
- As empresas que investem em responsabilidade social geram em média uma receita 4 a 6% maior do que as empresas que não investem em responsabilidade social (Forbes)
- 75% dos consumidores dizem que preferem comprar de marcas que oferecem um programa de fidelidade (MarketingCharts)
- As empresas com programas de fidelidade geram em média uma receita 5 a 10% maior do que as empresas sem programas de fidelidade (Zinrelo)
- 90% dos consumidores esperam que as marcas estejam presentes nas mídias sociais (HubSpot)
- 59% dos consumidores afirmam que as mídias sociais influenciam em sua decisão de compra (GlobalWebIndex)
- As empresas que respondem a reclamações nas redes sociais geram em média 25% mais lealdade do cliente do que as empresas que não respondem a reclamações nas redes sociais (Convince & Convert)
- 70% dos consumidores esperam que as marcas forneçam conteúdo personalizado em suas redes sociais (HubSpot)
- 71% dos usuários de mídias sociais usam a plataforma para se manterem em contato com amigos e familiares (GlobalWebIndex)
- 60% dos consumidores dizem que o atendimento ao cliente é um fator importante na decisão de compra (Microsoft)
- 92% dos consumidores dizem que o atendimento ao cliente é importante para sua fidelidade à marca (HubSpot)
- 42% dos consumidores dizem que a resposta rápida do atendimento ao cliente é um fator importante na decisão de compra (HubSpot)
- 75% dos consumidores dizem que é importante que as empresas ofereçam várias opções de atendimento ao cliente (HubSpot)
- 56% dos consumidores dizem que preferem o atendimento ao cliente por telefone (SuperOffice)
- As taxas de clique em anúncios em dispositivos móveis são em média 45% maiores do que as taxas de clique em anúncios em desktops (DialogTech)
- 63% dos usuários de internet acessam a web por meio de dispositivos móveis (Statista)
- 40% dos usuários de internet abandonam um site se ele não for otimizado para dispositivos móveis (Google)
- As empresas que usam o SMS marketing geram em média uma taxa de conversão de 45% (SMS Comparison)
- As empresas que usam o SMS marketing geram em média uma taxa de abertura de 98% (Pew Research Center)
- 70% dos consumidores afirmam que a marca é mais importante do que o preço na decisão de compra (Inc.com)
- 64% dos consumidores dizem que compartilhariam informações pessoais com as marcas em troca de ofertas personalizadas (Accenture)
- 52% dos consumidores dizem que compartilhariam informações pessoais com as marcas em troca de experiências personalizadas (Accenture)
- 71% dos consumidores dizem que a autenticidade é um fator importante na decisão de compra (Stackla)
- As empresas que usam o storytelling geram em média uma receita 30% maior do que as empresas que não usam o storytelling (Forbes)
- As empresas que usam o influencer marketing geram em média uma taxa de conversão de 5 vezes maior do que as empresas que não usam o influencer marketing (Influencer Marketing Hub)
- As empresas que usam o influencer marketing geram em média um ROI de $6,50 para cada $1 gasto (Influencer Marketing Hub)
- 63% dos profissionais de marketing planejam aumentar seus gastos com influencer marketing em 2021 (Influencer Marketing Hub)
- 80% dos consumidores dizem que são mais propensos a comprar um produto recomendado por um amigo ou familiar (Nielsen)
- As empresas que usam o marketing boca a boca geram em média uma taxa de conversão de 5 a 20% maior do que as empresas que não usam o marketing boca a boca (Invesp)
Esperamos que essas estatísticas de marketing digital o ajudem a moldar sua estratégia e a alcançar seus objetivos. Lembre-se de usar esses dados para informar e testar suas campanhas de marketing e ajustar sua abordagem conforme necessário.