O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, com mais de um bilhão de usuários ativos por mês. Desde sua criação em 2010, o Instagram evoluiu de um aplicativo de compartilhamento de fotos para uma plataforma de marketing poderosa, utilizada por empresas e influenciadores de todos os tamanhos.
Neste artigo, apresentamos 46 estatísticas com dados sobre o Instagram para ajudá-lo a entender melhor como essa plataforma funciona e como você pode usá-la para alcançar seus objetivos.
Uso do Instagram
- O Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. (Instagram)
- Mais de 500 milhões de usuários do Instagram usam o aplicativo diariamente. (Hootsuite)
- O Instagram é a sexta maior rede social do mundo em número de usuários ativos. (Statista)
- Em média, os usuários do Instagram passam 28 minutos por dia na plataforma. (Hootsuite)
- O Instagram é a rede social com o maior engajamento de usuários, superando Facebook e Twitter. (Lithium)
- Mais de 200 milhões de usuários do Instagram visitam pelo menos um perfil comercial diariamente. (Instagram)
- O Instagram é a rede social preferida dos jovens, com 72% dos usuários com menos de 25 anos de idade. (Hootsuite)
- As mulheres são mais ativas no Instagram do que os homens, representando 68% dos usuários da plataforma. (Pew Research Center)
Publicações no Instagram
- Mais de 95 milhões de fotos são postadas no Instagram por dia. (Hootsuite)
- O Instagram tem mais de 25 milhões de perfis de negócios ativos. (Instagram)
- As postagens do Instagram com pelo menos uma hashtag têm 12,6% a mais de engajamento do que aquelas sem hashtags. (Sprout Social)
- As postagens do Instagram com pelo menos uma marcação têm 56% a mais de engajamento do que aquelas sem marcação. (Simply Measured)
- As postagens do Instagram com pelo menos uma localização têm 79% a mais de engajamento do que aquelas sem localização. (Hopper HQ)
- As postagens do Instagram que incluem um emoji têm 47,7% a mais de engajamento do que aquelas sem emojis. (Quintly)
- As postagens do Instagram que incluem perguntas na legenda têm 23% a mais de engajamento do que aquelas sem perguntas. (Hopper HQ)
- As postagens do Instagram com legendas mais longas têm 2,3% mais engajamento do que aquelas com legendas mais curtas. (Hopper HQ)
- As postagens do Instagram com pelo menos um vídeo têm 38% a mais de engajamento do que aquelas sem vídeo. (Sprout Social)
Stories do Instagram
- Mais de 500 milhões de contas do Instagram usam o recurso de Story diariamente. (Instagram)
- Os Stories do Instagram têm uma taxa de engajamento 15 vezes maior do que as publicações no feed. (Hootsuite)
- As empresas postam, em média, duas vezes por semana nos Stories do Instagram. (Hootsuite)
- Os Stories do Instagram com pelo menos uma localização têm 79% a mais de engajamento do que aquelas sem localização. (Hopper HQ)
- Mais de um terço das Histórias mais visualizadas do Instagram são postadas por empresas. (Instagram)
Vídeos do Instagram
- Os vídeos do Instagram recebem 38% mais engajamento do que as imagens. (Sprout Social)
- Os vídeos do Instagram têm uma taxa de compartilhamento 120% maior do que as imagens. (Hootsuite)
- Os vídeos do Instagram têm uma taxa de conclusão de 70%. (Instagram)
- Em média, os vídeos do Instagram têm 26 segundos de duração. (HubSpot)
- Os anúncios em vídeo do Instagram têm uma taxa de engajamento 2,1 vezes maior do que os anúncios em imagem. (Hootsuite)
- 60% dos vídeos do Instagram são assistidos com o som ativado. (Instagram)
- Os vídeos do Instagram geram 3 vezes mais comentários do que as imagens. (Hootsuite)
- Os vídeos do Instagram podem ter até 60 segundos de duração, mas a maioria tem entre 26 e 30 segundos. (HubSpot)
- Os vídeos do Instagram têm uma taxa de engajamento 21,2% maior do que as imagens carrossel. (Socialinsider)
Anúncios do Instagram
- O Instagram tem mais de 2 milhões de anunciantes ativos mensais. (Instagram)
- O Instagram tem a segunda maior taxa de engajamento de anúncios entre as redes sociais, atrás apenas do Facebook. (Hootsuite)
- Os anúncios em vídeo do Instagram têm uma taxa de engajamento 2,1 vezes maior do que os anúncios em imagem. (Hootsuite)
- Os anúncios com carrossel do Instagram têm uma taxa de engajamento 10 vezes maior do que os anúncios em imagem. (Hootsuite)
- Os anúncios do Instagram com pelo menos uma hashtag têm 12,6% a mais de engajamento do que aqueles sem hashtags. (Sprout Social)
- Os anúncios do Instagram com pelo menos uma marcação têm 56% a mais de engajamento do que aqueles sem marcação. (Simply Measured)
- Os anúncios do Instagram com pelo menos uma localização têm 79% a mais de engajamento do que aqueles sem localização. (Hopper HQ)
Influenciadores do Instagram
- O Instagram é a rede social preferida dos influenciadores, com 78% dos influenciadores dizendo que é sua plataforma favorita. (Influencer Marketing Hub)
- Mais de um terço dos usuários do Instagram já fizeram uma compra porque um influenciador recomendou o produto na plataforma. (Influencer Marketing Hub)
- As postagens patrocinadas do Instagram têm uma taxa de engajamento 3,1 vezes maior do que as postagens não patrocinadas. (MediaKix)
- O número de influenciadores no Instagram com mais de 1 milhão de seguidores dobrou nos últimos dois anos. (Influencer Marketing Hub)
- O Instagram paga mais de $1 bilhão por ano para influenciadores. (Business Insider)
Compras no Instagram
- Mais de 70% dos usuários do Instagram já pesquisaram produtos na plataforma. (Hootsuite)
- Mais de um terço dos usuários do Instagram já fizeram uma compra diretamente na plataforma. (Hootsuite)
- O Instagram Shopping, recurso que permite comprar produtos diretamente na plataforma, já está disponível em mais de 70 países. (Instagram)
- As postagens de compras do Instagram têm uma taxa de engajamento 1,5 vezes maior do que as postagens não relacionadas a compras. (Hootsuite)
- Mais de um terço dos usuários do Instagram seguem perfis de marcas para descobrir novos produtos. (Hootsuite)
Instagram para Empresas
- Mais de 90% das contas do Instagram seguem pelo menos um perfil de empresa. (Hootsuite)
- Mais de um terço dos usuários do Instagram usam a plataforma para pesquisar produtos e serviços. (Hootsuite)
- Mais de 70% dos usuários do Instagram usam a plataforma para interagir com marcas. (Hootsuite)
- Mais de 80% das empresas do Instagram seguem pelo menos um perfil de empresa. (Hootsuite)
- Mais de 200 milhões de usuários visitam pelo menos um perfil de empresa por dia. (Instagram)
- Mais de um terço dos usuários do Instagram usam a plataforma para encontrar informações sobre produtos e serviços. (Hootsuite)
Conclusão
O Instagram é uma plataforma de marketing poderosa, usada por empresas e influenciadores de todos os tamanhos para alcançar seus objetivos. Com mais de um bilhão de usuários ativos por mês, o Instagram oferece uma oportunidade única para se conectar com uma audiência global. Ao entender as estatísticas com dados sobre o Instagram apresentadas neste artigo, você pode criar uma estratégia de marketing eficaz para a plataforma e alcançar seus objetivos de negócios.