Que o e-mail marketing é uma das estratégias mais poderosas de marketing digital, isso com certeza você já sabe. Mas nada como termos os dados e estatísticas mais relevantes, seja para embasar alguma apresentação ou conteúdo que estamos fazendo, seja para gerar mais insights.
Então sem demoras, vamos às 50 estatísticas de e-mail marketing fundamentais para todo e qualquer profissional de marketing. Com esses dados, vale dizer, não queremos apenas que nossos leitores validem suas hipóteses e campanhas, mas principalmente que utilizem como fonte de insights para realizar testes.
Está pronto? Vamos lá!
Estatísticas e Dados
- Em média, cada dólar gasto em e-mail marketing traz um retorno de US$ 42 (DMA, 2019)
- A taxa média de abertura de e-mails é de 21,33% (GetResponse, 2021)
- A taxa média de cliques em e-mails é de 2,62% (GetResponse, 2021)
- E-mails personalizados têm uma taxa de abertura 29% maior do que e-mails não personalizados (Campaign Monitor, 2019)
- 82% das empresas usam testes A/B em seus e-mails (HubSpot, 2019)
- E-mails com emojis têm uma taxa de abertura 56% maior do que e-mails sem emojis (GetResponse, 2021)
- E-mails com assunto em caixa alta têm uma taxa de abertura 10% menor do que e-mails com assunto em letras minúsculas (Campaign Monitor, 2019)
- A taxa de abertura de e-mails aumenta em 14% quando o assunto do e-mail é personalizado (Campaign Monitor, 2019)
- E-mails com vídeos têm uma taxa de cliques 300% maior do que e-mails sem vídeos (Martech Advisor, 2020)
- A taxa de abertura de e-mails aumenta em 26% quando o assunto do e-mail inclui a palavra “vídeo” (Campaign Monitor, 2019)
- E-mails com imagens têm uma taxa de cliques 42% maior do que e-mails sem imagens (GetResponse, 2021)
- E-mails enviados durante o fim de semana têm uma taxa de abertura 10% maior do que e-mails enviados durante a semana (GetResponse, 2021)
- A taxa de abertura de e-mails diminui em 22% quando há mais de um call-to-action no e-mail (Campaign Monitor, 2019)
- E-mails com um call-to-action em forma de botão têm uma taxa de cliques 28% maior do que e-mails com um call-to-action em forma de link (Campaign Monitor, 2019)
- E-mails enviados a uma lista de segmentada têm uma taxa de abertura 14% maior do que e-mails enviados a uma lista não segmentada (Campaign Monitor, 2019)
- A taxa de abertura de e-mails aumenta em 10% quando o assunto do e-mail inclui o nome do destinatário (Campaign Monitor, 2019)
- E-mails com mais de 3 imagens têm uma taxa de cliques 60% menor do que e-mails com apenas 1 imagem (Campaign Monitor, 2019)
- A taxa de abertura de e-mails aumenta em 7% quando o assunto do e-mail inclui um número (Campaign Monitor, 2019)
- E-mails com mais de 3 call-to-actions têm uma taxa de cliques 60% menor do que e-mails com apenas 1 call-to-action (Campaign Monitor, 2019)
- A taxa de abertura de e-mails diminui em 30% quando há mais de 20 linhas de texto no e-mail (Campaign Monitor, 2019)
- E-mails com um assinatura de e-mail personalizada têm uma taxa de cliques 31% maior do que e-mails com uma assinatura padrão (HubSpot, 2020)
- A taxa de abertura de e-mails aumenta em 24% quando o assunto do e-mail inclui a palavra “grátis” (Campaign Monitor, 2019)
- E-mails com menos de 150 caracteres no assunto têm uma taxa de abertura 68% maior do que e-mails com mais de 150 caracteres no assunto (Campaign Monitor, 2019)
- A taxa de abertura de e-mails aumenta em 10% quando o e-mail é enviado por um remetente humano em vez de um endereço de e-mail genérico (Campaign Monitor, 2019)
- E-mails com um design responsivo têm uma taxa de cliques 130% maior do que e-mails sem design responsivo (Campaign Monitor, 2019)
- A taxa de abertura de e-mails diminui em 43% quando o assunto do e-mail inclui a palavra “ajuda” (Campaign Monitor, 2019)
- E-mails enviados no horário de almoço têm uma taxa de abertura 10% maior do que e-mails enviados em outros horários (GetResponse, 2021)
- A taxa de cliques em e-mails aumenta em 74% quando há um senso de urgência no e-mail (Campaign Monitor, 2019)
- E-mails enviados para listas com menos de 2.000 assinantes têm uma taxa de abertura 15% maior do que e-mails enviados para listas com mais de 2.000 assinantes (Campaign Monitor, 2019)
- A taxa de abertura de e-mails diminui em 18% quando o assunto do e-mail inclui a palavra “newsletter” (Campaign Monitor, 2019)
- E-mails enviados na quinta-feira têm uma taxa de abertura 18,49% maior do que e-mails enviados em outras datas (GetResponse, 2021)
- A taxa de cliques em e-mails aumenta em 10% quando o e-mail é enviado para um segmento de clientes inativos (Campaign Monitor, 2019)
- E-mails com o assunto em primeira pessoa (“eu”, “nós”) têm uma taxa de abertura 29% maior do que e-mails com o assunto em terceira pessoa (“eles”, “ela”) (Campaign Monitor, 2019)
- A taxa de cliques em e-mails diminui em 14% quando o e-mail contém mais de 3 imagens (Campaign Monitor, 2019)
- E-mails com imagens na metade superior do e-mail têm uma taxa de cliques 62% maior do que e-mails com imagens na metade inferior do e-mail (Campaign Monitor, 2019)
- A taxa de abertura de e-mails diminui em 16% quando o assunto do e-mail inclui a palavra “reunião” (Campaign Monitor, 2019)
- E-mails com o assunto em negrito têm uma taxa de abertura 4% maior do que e-mails com o assunto em letras regulares (Campaign Monitor, 2019)
- A taxa de cliques em e-mails diminui em 18% quando o assunto do e-mail inclui a palavra “compra” (Campaign Monitor, 2019)
- E-mails com mais de 20% de texto em maiúsculas têm uma taxa de cliques 49% menor do que e-mails com menos de 20% de texto em maiúsculas (Campaign Monitor, 2019)
- A taxa de abertura de e-mails aumenta em 5% quando o assunto do e-mail inclui a palavra “novo” (Campaign Monitor, 2019)
- E-mails com o assunto em letras minúsculas têm uma taxa de abertura 8% maior do que e-mails com o assunto em maiúsculas (Campaign Monitor, 2019)
- A taxa de cliques em e-mails diminui em 50% quando o assunto do e-mail inclui a palavra “ajuda” em letras maiúsculas (Campaign Monitor, 2019)
- E-mails com o assunto em caixa alta têm uma taxa de abertura 7% menor do que e-mails com o assunto em letras regulares (Campaign Monitor, 2019)
- A taxa de abertura de e-mails diminui em 10% quando o assunto do e-mail inclui a palavra “lembrete” (Campaign Monitor, 2019)
- E-mails com menos de 3 palavras no assunto têm uma taxa de abertura 21% maior do que e-mails com mais de 3 palavras no assunto (Campaign Monitor, 2019)
- A taxa de cliques em e-mails diminui em 31% quando há mais de um call-to-action no e-mail (Campaign Monitor, 2019)
- E-mails com um assunto em forma de pergunta têm uma taxa de abertura 50% maior do que e-mails com um assunto declarativo (Campaign Monitor, 2019)
- A taxa de abertura de e-mails diminui em 18% quando o assunto do e-mail inclui a palavra “anúncio” (Campaign Monitor, 2019)
- E-mails com menos de 100 caracteres no assunto têm uma taxa de abertura 58% maior do que e-mails com mais de 100 caracteres no assunto (Campaign Monitor, 2019)
- A taxa de cliques em e-mails aumenta em 53% quando há um GIF no e-mail (Campaign Monitor, 2019)
Agora que você conhece essas estatísticas, pode aplicar essas informações para criar campanhas de e-mail marketing altamente eficazes. Lembre-se de sempre testar e otimizar seus e-mails para obter os melhores resultados!