82 Estatísticas de Marketing de Conteúdo

Diego Ivo
Diego Ivo

O marketing de conteúdo, junto com SEO, é a estratégia que mais deve crescer em 2023, segundo uma pesquisa feita pela Conversion em parceria com a KPMG.

Mas é ainda uma bastante subvalorizada nas empresas, por isso vamos trazer aqui as principais estatísticas de marketing de conteúdo para você usar em suas apresentações, conteúdos e trabalho de forma geral.

Vendo esses dados, não tem como não decidir aumentar significativamente seus investimentos em conteúdo, porque ele atrai pessoas e faz com que as empresas ganhem a atenção deles. Depois, fica muito mais fácil vender.

Estatísticas e Dados

  1. 53% das empresas irão aumentar investimento em marketing de conteúdo e é o líder em intenção de investimento para 2023 (Conversion/KPMG);
  2. Empresas que publicam 16 ou mais postagens em seu blog mensalmente obtêm 3,5 vezes mais tráfego e 4,5 vezes mais leads do que empresas que publicam 0-4 postagens por mês. (HubSpot)
  3. O conteúdo de vídeo é 50 vezes mais propenso a aparecer na primeira página dos resultados de pesquisa do Google do que o conteúdo de texto. (Search Engine Watch)
  4. 51% dos profissionais de marketing afirmam que o marketing de conteúdo é a melhor maneira de atrair e reter clientes. (HubSpot)
  5. 47% dos compradores visualizam de 3 a 5 peças de conteúdo antes de entrar em contato com um representante de vendas. (Demand Gen Report)
  6. Empresas com blogs têm 97% mais links de entrada do que aquelas sem blogs. (HubSpot)
  7. 45% dos profissionais de marketing afirmam que o marketing de conteúdo é altamente eficaz em geração de leads. (Capterra)
  8. O conteúdo visual é mais de 40 vezes mais propenso a ser compartilhado nas redes sociais do que outros tipos de conteúdo. (HubSpot)
  9. 72% dos profissionais de marketing afirmam que o marketing de conteúdo aumentou o engajamento do público com sua marca. (Content Marketing Institute)
  10. Os profissionais de marketing que priorizam o marketing de conteúdo geram 67% mais leads do que aqueles que não o fazem. (Aberdeen)
  11. 61% dos consumidores são mais propensos a comprar de uma empresa que oferece conteúdo personalizado. (Marketing Dive)
  12. Empresas com blogs recebem 97% mais backlinks. (HubSpot)
  13. 70% dos consumidores sentem que as empresas fornecem conteúdo irrelevante. (Time)
  14. 87% dos compradores afirmam que o conteúdo influencia sua decisão de compra. (Demand Gen Report)
  15. Os compradores que visualizam conteúdo em vídeo são 1,81 vezes mais propensos a concluir uma compra do que aqueles que não visualizam. (Adobe)
  16. Empresas com blogs geram 67% mais leads em média do que aquelas sem blogs. (Demand Metric)
  17. 55% dos profissionais de marketing afirmam que o marketing de conteúdo é sua principal estratégia de marketing. (HubSpot)
  18. O marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera aproximadamente três vezes mais leads. (Demand Metric)
  19. O marketing de conteúdo gera 54% mais leads do que o marketing tradicional. (Demand Metric)
  20. O conteúdo personalizado gera um ROI três vezes maior do que o conteúdo genérico. (Marketing Dive)
  21. 61% dos consumidores têm mais probabilidade de comprar de uma empresa que oferece conteúdo personalizado. (Marketing Dive)
  22. 72% dos profissionais de marketing afirmam que o marketing de conteúdo aumentou o engajamento do público com sua marca. (Content Marketing Institute)
  23. Empresas com blogs têm 434% mais páginas indexadas pelo Google do que aquelas sem blogs. (HubSpot)
  24. O marketing de conteúdo gera 27,1 milhões de novos conteúdos todos os dias. (MarketingProfs)
  25. Empresas B2B que publicam 11 ou mais postagens em seu blog mensalmente geram quase três vezes mais leads do que aquelas que publicam menos de 11 postagens por mês. (HubSpot)
  26. 71% dos compradores visualizam conteúdo em vídeo no início do processo de compra. (HubSpot)
  27. O conteúdo visual é mais de 40 vezes mais propenso a ser compartilhado nas redes sociais do que outros tipos de conteúdo. (HubSpot)
  28. O marketing de conteúdo gera seis vezes mais conversões do que o marketing tradicional. (Aberdeen)
  29. Os profissionais de marketing dedicam 28% do orçamento de marketing ao marketing de conteúdo. (Content Marketing Institute)
  30. Empresas B2B com blogs geram 67% mais leads do que aquelas sem blogs. (InsideView)
  31. As empresas que publicam conteúdo em vídeo obtêm 41% mais tráfego do que aquelas que não o fazem. (Aberdeen)
  32. 71% dos profissionais de marketing afirmam que o marketing de conteúdo é importante para o sucesso geral de sua empresa. (HubSpot)
  33. Empresas que publicam conteúdo em vídeo crescem a receita 49% mais rápido do que aquelas que não o fazem. (Aberdeen)
  34. Empresas que publicam conteúdo em vídeo têm uma taxa de conversão 4,8% maior do que aquelas que não o fazem. (Aberdeen)
  35. O marketing de conteúdo é usado por 88% dos profissionais de marketing B2B. (Content Marketing Institute)
  36. 59% dos compradores B2B afirmam que o conteúdo influencia sua decisão de compra mais do que as interações com as equipes de vendas. (Forrester)
  37. Empresas B2B que publicam conteúdo em vídeo geram 41% mais tráfego do que aquelas que não o fazem. (Aberdeen)
  38. 86% dos compradores B2B preferem conteúdo interativo e visual que possam acessar em qualquer dispositivo. (Demand Gen Report)
  39. O conteúdo visual é mais de 40 vezes mais propenso a ser compartilhado nas redes sociais do que outros tipos de conteúdo. (HubSpot)
  40. Empresas que publicam conteúdo em vídeo têm uma taxa de conversão 4,8% maior do que aquelas que não o fazem. (Aberdeen)
  41. Empresas que publicam conteúdo em vídeo crescem a receita 49% mais rápido do que aquelas que não o fazem. (Aberdeen)
  42. 72% dos compradores afirmam que o conteúdo personalizado é importante para eles. (Demand Gen Report)
  43. Empresas B2B que publicam 16 ou mais postagens em seu blog mensalmente geram 4,5 vezes mais leads do que aquelas que publicam menos de quatro postagens por mês. (HubSpot)
  44. Os compradores que visualizam conteúdo em vídeo são 1,81 vezes mais propensos a concluir uma compra do que aqueles que não visualizam. (Adobe)
  45. 90% dos profissionais de marketing usam o marketing de conteúdo para criar consciência da marca. (Content Marketing Institute)
  46. 65% dos compradores B2B afirmam que o conteúdo ajuda a fornecer ideias para suas empresas. (LinkedIn)
  47. O conteúdo personalizado é um diferencial importante para 80% dos compradores B2B. (MarketingProfs)
  48. Empresas B2B que publicam conteúdo em vídeo geram 41% mais tráfego do que aquelas que não o fazem. (Aberdeen)
  49. O marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera aproximadamente três vezes mais leads. (Demand Metric)
  50. Empresas B2B que publicam 16 ou mais postagens em seu blog mensalmente geram 4,5 vezes mais leads do que aquelas que publicam menos de quatro postagens por mês. (HubSpot)
  51. 72% dos compradores afirmam que o conteúdo personalizado é importante para eles. (Demand Gen Report)
  52. Empresas B2B que publicam conteúdo em vídeo crescem a receita 49% mais rápido do que aquelas que não o fazem. (Aberdeen)
  53. Empresas que publicam conteúdo em vídeo obtêm 41% mais tráfego do que aquelas que não o fazem. (Aberdeen)
  54. Os profissionais de marketing dedicam 28% do orçamento de marketing ao marketing de conteúdo. (Content Marketing Institute)
  55. Empresas com blogs têm 97% mais links de entrada do que aquelas sem blogs. (HubSpot)
  56. 50% dos consumidores procuram conteúdo visual antes de visitar uma loja. (HubSpot)
  57. Empresas B2B que publicam 11 ou mais postagens em seu blog mensalmente geram quase três vezes mais leads do que aquelas que publicam menos de 11 postagens por mês. (HubSpot)
  58. O marketing de conteúdo é usado por 88% dos profissionais de marketing B2B. (Content Marketing Institute)
  59. O conteúdo de vídeo é 50 vezes mais propenso a aparecer na primeira página dos resultados de pesquisa do Google do que o conteúdo de texto. (Search Engine Watch)
  60. O marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera aproximadamente três vezes mais leads. (Demand Metric)
  61. Empresas B2B com blogs geram 67% mais leads do que aquelas sem blogs. (InsideView)
  62. Empresas que publicam conteúdo em vídeo têm uma taxa de conversão 4,8% maior do que aquelas que não o fazem. (Aberdeen)
  63. Empresas que publicam conteúdo em vídeo crescem a receita 49% mais rápido do que aquelas que não o fazem. (Aberdeen)
  64. Empresas com blogs recebem 97% mais links de entrada do que aquelas sem blogs. (HubSpot)
  65. 55% dos profissionais de marketing afirmam que o marketing de conteúdo é sua principal estratégia de marketing. (HubSpot)
  66. Empresas que publicam conteúdo em vídeo obtêm 41% mais tráfego do que aquelas que não o fazem. (Aberdeen)
  67. 72% dos profissionais de marketing afirmam que o marketing de conteúdo aumentou o engajamento do público com sua marca. (Content Marketing Institute)
  68. Empresas B2B que publicam conteúdo em vídeo geram 41% mais tráfego do que aquelas que não o fazem. (Aberdeen)
  69. O marketing de conteúdo gera 54% mais leads do que o marketing tradicional. (Demand Metric)
  70. Empresas que publicam 16 ou mais postagens em seu blog mensalmente obtêm 3,5 vezes mais tráfego e 4,5 vezes mais leads do que empresas que publicam 0-4 postagens por mês. (HubSpot)
  71. 61% dos consumidores são mais propensos a comprar de uma empresa que oferece conteúdo personalizado. (Marketing Dive)
  72. Empresas B2B que publicam conteúdo em vídeo geram 41% mais tráfego do que aquelas que não o fazem. (Aberdeen)
  73. Empresas que publicam conteúdo em vídeo crescem a receita 49% mais rápido do que aquelas que não o fazem. (Aberdeen)
  74. Empresas B2B com blogs geram 67% mais leads do que aquelas sem blogs. (InsideView)
  75. Empresas que publicam conteúdo em vídeo têm uma taxa de conversão 4,8% maior do que aquelas que não o fazem. (Aberdeen)
  76. Empresas B2B que publicam 11 ou mais postagens em seu blog mensalmente geram quase três vezes mais leads do que aquelas que publicam menos de 11 postagens por mês. (HubSpot)
  77. 72% dos compradores afirmam que o conteúdo influencia sua decisão de compra. (Demand Gen Report)
  78. Empresas com blogs têm 97% mais links de entrada do que aquelas sem blogs. (HubSpot)
  79. Empresas B2B que publicam conteúdo em vídeo geram 41% mais tráfego do que aquelas que não o fazem. (Aberdeen)
  80. 65% dos compradores B2B afirmam que o conteúdo ajuda a fornecer ideias para suas empresas. (LinkedIn)
  81. Os compradores que visualizam conteúdo em vídeo são 1,81 vezes mais propensos a concluir uma compra do que aqueles que não visualizam. (Adobe)
  82. Empresas B2B que publicam 16 ou mais postagens em seu blog mensalmente geram 4,5 vezes mais leads do que aquelas que publicam menos de quatro postagens por mês. (HubSpot)

Depois de ver todas essas estatísticas, fica claro que investir em conteúdo é essencial para qualquer empresa que deseja aumentar sua atenção do público e gerar mais leads. Não importa qual seja o nicho de mercado, o marketing de conteúdo pode ser uma estratégia incrivelmente eficaz para atrair pessoas e fazer com que elas sejam mais propensas a comprar. Então, se você ainda não está investindo em marketing de conteúdo, é hora de começar a considerar seriamente essa estratégia para o sucesso do seu negócio.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

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Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

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