Atividades de otimização utilizam combinações de palavras-chave para atrair visitantes
Fundada em 2011 em um evento dedicado a startups, a Zapier é uma plataforma que integra aplicativos da web para automatizar processos. O que não parece muito diferente de tantas outras empresas que existem por aí.
Mas, afinal, o que há de especial nessa ferramenta que, entre 2020 e 2021, viu quase triplicar a receita (de 50 milhões para 144 milhões de dólares) e alcançou 5 bilhões de dólares em valor de mercado?
Existem muitas opiniões acerca disso. Alguns dirão que o sucesso se deve à simplicidade de uso. Outros atribuem ao propósito claro: equilibrar a balança de oportunidades entre pequenos e grandes negócios. Um terceiro grupo vai afirmar que o modelo de trabalho, 100% remoto desde o primeiro dia, a preparou para o crescimento recorde durante a pandemia de coronavírus.
Especulações à parte, o que se sabe é que a Zapier possui o SEO como centro de suas atividades. Com um authority score de 71, mais de 3,2 milhões de tráfego orgânico mensal, quase 2 milhões de palavras ranqueadas e um valor superior a 13 milhões de backlinks (Semrush, 29/06/2023), é um dos cases mais famigerados da área.
Neste artigo, saiba quais foram as táticas utilizadas por essa startup e o que é possível aprender com esse case.
O que é Zapier?
Zapier é uma ferramenta de automação de fluxo de trabalho simples e intuitiva. Sem a necessidade de aprendizado de programação, permite que o usuário integre aplicativos e suas funcionalidades.
De acordo com o próprio site da plataforma, há mais de 5 mil apps disponíveis para implementação, incluindo funcionalidades conhecidas como Google Docs, Gmail, Evernote, Slack e Discord.
Qual é a estratégia de SEO do Zapier?
Um equívoco muito comum, mesmo entre profissionais da área, é achar que para que seja funcional, o SEO deve ser intrincado. Prova disso é que boa parte da estratégia da Zapier se baseia em uma única página.
A página de ferramentas do Zapier é um oásis para quem busca soluções práticas para encontrar aplicações para automação.
Ela possui recursos básicos, mas eficientes, como o próprio mecanismo de busca, as opções de filtros e uma lista com os apps mais populares. Assim, o usuário pode buscar pelas melhores soluções para encurtar URLs, criar listas ou enviar mensagens automáticas, por exemplo.
Para torná-los funcionais, há uma jornada direta. Após a inscrição no site (que gera leads para a plataforma), o usuário é direcionado à página de criação de “zaps” ativáveis com um clique.
A seguir, o utilizador tem a opção de selecionar um zap já existente ou criar o seu próprio, partindo de uma simples premissa em três passos:
- Gatilho
- Ação ativada
- Tarefa cumprida.
No exemplo acima, sempre que uma nova mensagem chegar no Gmail, o gatilho é ativado, enviando uma mensagem pelo Slack.
Naturalmente, é possível criar fluxos mais complexos, mas, muitas vezes, esses pequenos processos são tudo que o usuário precisa para facilitar sua rotina de trabalho. Ou seja, o Zapier é um solucionador de problemas.
Estratégia de palavras-chave
No exemplo acima, uma busca no Google pela integração entre o Evernote e o Microsoft Outlook nos sugere um resultado personalizado. Ao clicá-lo, chegamos à seguinte página de destino:
Repare que os termos principais são trabalhados de maneira amigável na URL, headings e outros metadados do texto, com uma explicação didática sobre a aplicação.
O mesmo ocorre com outras páginas que envolvem softwares populares como MailChimp, GitHub, ChatGPT, Hotjar, Shopify, Steam, Salesforce e milhares de outros apps.
Outro modelo de página utilizado é o de aplicativos individuais, na qual é listada uma série de apps que podem ser integrados ao original.
Com isso, quando um usuário busca por “integrações para pipedrive”, por exemplo, encontra na primeira página do motor de pesquisa o link para a solução da Zapier.
Como ocorre com qualquer negócio que utiliza bem o SEO para se tornar uma marca forte, há também um grande volume de termos de pesquisa associados ao Zapier, boa parte deles conectados a outros aplicativos.
Como consequência, há a atração orgânica de usuários que, a princípio, podem utilizar recursos gratuitamente.
Estratégia de Blog
Aliada aos recursos práticos da Zapier, há a estratégia de marketing de conteúdo, que tem como principal plataforma o blog da Zapier.
Criado para facilitar a vida dos usuários, utiliza keywords secundárias, relacionadas e combinadas para ranquear para termos relacionados à produtividade e aos negócios, como “como encontrar o RSS feed para qualquer site”, “os 5 melhores aplicativos de comunicação” e “Zendesk ou Jira Service Management: qual escolher?”.
Por meio da metodologia do inbound marketing, cria jornadas fluidas com uso de recolhimento de leads, fluxos de nutrição segmentados e, claro, oferecendo um serviço de qualidade para os usuários.
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