Nova atualização do Google é mais um golpe contra disseminação de spams e links de baixa qualidade na web.
Na última segunda-feira, 26, o Google anunciou sua nova atualização de algoritmo, a Link Spam Update.
Segundo o anúncio oficial feito no Google Search Central Blog, a melhoria é mais um esforço do buscador em sua constante briga contra spams e links não-qualificados.
Em termos práticos, o update tem como objetivo anular links de determinadas categorias que não estiverem propriamente classificados com suas tags específicas, como links de afiliados, links inclusos em posts patrocinados e links em guest posts.
Apesar de não apontar punições específicas como consequência da publicação destes links, o Google deixa claro que os sites que ainda adotarem a prática verão impacto em seus posicionamentos, uma vez que a simples nulidade de links que já tiveram algum valor pode ter o mesmo efeito que uma punição.
Melhores práticas de taggeamento
Em sua publicação, o Google relembra a importância do taggeamento adequado de links utilizados em diferentes formas de monetizar um blog ou um site.
Não incluir tags que categorize estes links é considerado, há muito, disseminar spam, uma das ações mais condenadas pelas diretrizes de qualidade do maior buscador do mundo.
Para não correr o risco de ser pego pelo Link Spam Update, portanto, siga as dicas abaixo e certifique-se de que todos os links externos do seu site sigam à risca as recomendações conta esquemas de linkagem.
Links de afiliados
Os links incluídos em páginas de vendas, produtos ou outras páginas relacionadas à compras são uma maneira muito comum de monetizar sites na internet.
Estes links, que na maioria das vezes fazem parte de programas de afiliados, devem ser sempre qualificados com a tag rel=“sponsored”.
Estes links são constantemente monitorados e, quando identificados sem qualificação específica, sofrem ações manuais, ou seja: são manualmente punidos ou anulados, o que representa uma atenção especial do algoritmo com eles.
A vigilância acirrada sobre esse tipo de link é também um dos esforços do buscador para melhorar o ranqueamento em pesquisas relacionadas a produtos.
Posts patrocinados e guest posts
Guest posts e postos patrocinados também são uma das mais antigas maneiras de monetizar blogs e sites de conteúdo.
No entanto, desde que essas transações se tornaram uma prática de spam e manipulação de algoritmo, o Google passou a condená-las, exigindo que os hiperlinks provenientes destes tipos de posts sejam qualificados.
As qualificações utilizadas para elas são a rel=“sponsored”, para links patrocinados, e rel=“nofollow”, mais antiga, recomendada quando para guest posts que não necessariamente tenham propósitos de venda.
Atualização deve ser concluída até meados de agosto
Como geralmente acontece, o buscador anunciou que sua nova atualização deve demorar cerca de duas semanas para ser totalmente implementada.
A recomendação, por enquanto, é que webmasters estejam totalmente familiarizados com o documento de melhores práticas para esquemas de links, divulgado pelo próprio Google.