Na quarta-feira, dia 28, o Google anunciou novos recursos na Busca durante o evento Search On, incluindo Google Lens, Multisearch, filtros de busca e mais.
O Search On é um grande evento do Google, onde a empresa aproveita para anunciar melhorias que estão sendo feitas na Busca e uma série de novidades que estão sendo testadas ou serão lançadas em breve.
No evento de 2022, que ocorreu de maneira on-line e disponível para o público, o Google focou em novidades no Google Search, Google News, Google Shopping e mais acerca da Busca. Confira, a seguir, os principais destaques.
Inovação ao pesquisar
Em breve, poderemos usar o Google Lens em conjunto com o recurso “perto de mim”. Para quem não conhece, o Lens é um recurso disponível no aplicativo do Google, permitindo que a câmera seja apontada para objetos com intuito de encontrá-los na busca.
Com a melhoria do Lens, será possível apontar a câmera para algum objeto ou prato de comida, por exemplo, e filtrar por lojas ou restaurantes próximos a você. Imagina que legal? Com isso, imagino que negócios locais terão um maior destaque e necessidade de utilizar estratégias de SEO Local.
No entanto, vale adiantar que o recurso, assim como outros que serão destaque neste texto, ainda serão lançados nos EUA, ainda sem previsão para chegada em sites de língua portuguesa.
Veja o multisearch do Lens em ação:
Além disso, outra aprimoração foi anunciada no Google Lens. Atualmente, com o recurso podemos traduzir imagens apenas com o celular, mas em breve será possível até traduzir imagens complexas em uma tradução instantânea. Segundo o Google, mais rápido que um piscar de olhos.
Atalhos para o app do Google no iOS
O aplicativo do Google para iOS irá adicionar atalhos para facilitar a busca dos usuários na tradução, uso de pesquisa por voz, utilização de imagens e muito mais. Como usuária de iOS, estou bem empolgada com essas novidades!
Um ponto que podemos destacar é que com certeza essa melhoria mudará a forma como pesquisamos, impactando sites de vários nichos, mas principalmente e-commerces. Confira um exemplo dos atalhos:
A novidade foi lançada no mesmo dia para usuários iOS dos Estados Unidos, enquanto chega para o Android em 2023. Espero que não demore a chegar no Brasil também!
Melhoria no autocomplete
A função autocomplete, que pode ser traduzida para algo como “autocompletar”, é uma das queridinhas para os usuários e para quem trabalha com SEO. Afinal, através dela conseguimos insights importantes sobre a intenção de busca.
Talvez por esta razão, o Google anunciou que a função será melhorada e, em breve, apenas com poucas palavras o algoritmo tentará entender o que nós estamos buscando.
Nós também veremos informações ricas sobre a busca enquanto escrevemos, tornando a experiência ainda mais personalizada. Outro ponto é que o Google poderá refinar a busca permitindo que o usuário adicione ou remova tópicos da busca. Este recurso ficará abaixo da barra de pesquisa.
Em relação a esta novidade, vejo aí uma oportunidade para trabalharmos, enquanto SEOs, com palavras-chave de cauda longa e cada vez mais específicas. Na imagem abaixo é mais fácil entender a novidade:
Mais informações visuais
As imagens e vídeos aumentam de importância a cada dia que passa, e o Google não deixou de prestar atenção nisso. Assim, uma das novidades anunciadas é que o buscador mostrará resultados com abordagens mais visuais dependendo da pesquisa.
Isso permitirá que o usuário explore mais informações sobre tópicos como viagens, pessoas, animais, e outros. Além disso, o Google vai mostrar web stories, vídeos curtos, coisas para fazer nos lugares e muito mais, dependendo da busca.
Novas formas de abrir e entrar em discussões
Outra novidade é que a partir de agora, nos resultados em inglês dos EUA, o Google irá poderá mostrar uma seção chamada de “Discussões e Fóruns”, dependendo da busca. É isso mesmo que você leu: as pessoas fofoqueiras foram ouvidas!
Com essa nova seção, o buscador impactará, e muito, a experiência de usuários que querem encontrar formas de discutir online, seja em fóruns ou discussões específicas. Assim, será muito mais fácil encontrar resultados do Reddit, Quora, e outras plataformas similares.
Confere o exemplo abaixo:
Tradução no Google News
Uma novidade muito importante é que o Google News está tentando quebrar a barreira da linguagem quando o assunto são Notícias. Hoje, quando pesquisamos por algo, encontramos apenas resultados no nosso idioma de preferência.
Por isso, a partir de 2023, o Google vai lançar um novo recurso que dará aos usuários uma forma simples de encontrar cobertura de notícias traduzidas usando machine learning.
No exemplo abaixo, as manchetes estão em inglês sobre um evento ocorrido no México e originalmente escritas em espanhol.
Personalização no recurso “Sobre este resultado”
Google está expandindo o recurso “Sobre este resultado”, deixando-o mais personalizado.
Dessa forma, se você preferir uma marca específica, por exemplo, o Google permitirá que isso seja configurado na parte de Shopping. Veja o exemplo, em inglês, de como vai funcionar:
Novas maneiras de tomar decisões sustentáveis
Outra pauta em evidência no mundo inteiro é a sustentabilidade. Segundo o Google, o interesse de busca por termos como carros elétricos, energia solar e brechós aumentou desde o ano passado, o que sugere que as pessoas estejam buscando formas de incluir a sustentabilidade em suas rotinas.
Por isso, em breve poderemos encontrar informações sobre o impacto ambiental de certas escolhas, como a compra de um carro, o planejamento de uma rota, encontrar roupas usadas e até em relação à uma refeição.
Abaixo, deixei um exemplo do Google de como funcionará na prática.
Buscas com a palavra “shop”
A partir de agora, nos Estados Unidos, quando o usuário realizar uma busca e adicionar a palavra “shop”, o Google mostrará uma SERP visual do produto, ferramenta ou inventário do produto. Essa experiência está sendo expandida para os setores de eletrônicos, beleza e mais, além de outras regiões para dispositivos móveis e desktop.
Ajuda com compras complexas
Um novo guia de compras foi anunciado! Ele terá o objetivo de ajudar os usuários a fazerem compras mais complexas, recebendo informações úteis sobre a categoria do produto a partir de recursos confiáveis.
Compre como preferir a partir de novos filtros
Uma das melhores novidades da parte de Shopping são os filtros! A partir deles, poderemos buscar por uma roupa específica e filtrar pelo tipo que preferimos. Por exemplo, se buscamos por uma calça jeans, será possível filtrar por “skinny” ou “wide-leg”.
Conclusão
O Search On foi um evento muito esperado pela comunidade e, como sempre, o Google surpreendeu com as novidades que terão impacto direto na forma como pesquisamos e encontramos informações no buscador.
Essas novas mudanças vão desde e-commerce até notícias, mostrando que é preciso ficar de olho e começar a pensar em como criar estratégias que sejam sustentáveis uma vez que os novos recursos estiverem disponíveis no Brasil ou país que você faz SEO.
Também vale destacar que, por enquanto, as novidades serão lançadas em sites em inglês nos EUA, sendo ampliadas para outros idiomas e países com o tempo.