Ferramenta aplica etiquetas de rastreamento sem a necessidade de uso de códigos
O Google Tag Manager é uma das ferramentas mais populares para auxiliar administradores de sites e profissionais de marketing. Especialmente para aqueles que não possuem conhecimento aprofundado sobre programação.
Com o auxílio de etiquetas, o gerenciamento e a otimização de sites são facilitados, poupando recursos como tempo, investimentos em tecnologia da informação e a necessidade de contratação de profissionais especializados.
Se você deseja saber o que é e como utilizar o Google Tag Manager, continue a leitura. Neste texto, descubra como usar suas funcionalidades de maneira prática para acelerar processos de recolhimento de dados e outras tarefas.
O que é o Google Tag Manager?
Google Tag Manager (Gerenciador de Tags) é uma ferramenta gratuita que auxilia administradores de sites e profissionais de marketing a adicionar tags para rastreamento de campanhas.
Em uma tradução literal, tag significa etiqueta. No mundo do marketing, etiquetas são importantes em diversos sentidos, como classificar postagens de um blog, indicar as configurações em uma página HTML ou agregar posts sociais, as famigeradas hashtags.
No Google Tag Manager o objetivo é simplificar e tornar prática a inserção e o gerenciamento de scripts e tags, tanto no próprio Google quanto em plataformas externas, como a Meta e o Hotjar.
Em outro cenário, são inseridas manualmente por desenvolvedores. A função do GTM é justamente simplificar esse trabalho, facilitando a criação e o rastreamento de tags.
Assim, processos como instalação de ferramentas ou códigos de rastreamento podem ser ativados sem a necessidade de mudanças manuais no código do site. Além disso, no Google Tag Manager, as etiquetas são centralizadas, facilitando sua gestão.
Como usar o Google Tag Manager?
Para usar o Google Tag Manager, o primeiro passo é realizar o login em uma conta Google. Para isso, será preciso ter um cadastro no Gmail, essencial também para outros serviços da empresa.
A entrada pode ser realizada a partir da página principal do Gerenciador de Tags. Na sequência, basta clicar em “criar conta”.
Na nova aba aberta, será necessário incluir detalhes da conta, como o nome (geralmente o nome da empresa) e o país.
Você também pode optar pelo compartilhamento de dados anônimos, que auxilia a ferramenta na identificação de tendências agregadas a outros sites não identificados, respeitando as leis de proteção de dados.
Na mesma página é preciso escolher um nome para o contêiner. Esse elemento se refere ao local onde os fragmentos de código serão hospedados. Diferentes sites podem ser colocados em contêineres individuais, embora não seja uma regra.
A maior parte das contas são configuradas na plataforma web, mas existem opções para aplicativos iOS, Android, servidores e AMP.
Após clicar em “criar”, serão exibidos os termos de serviço. Depois de ler o documento e conceder a autorização, o código será automaticamente exibido na tela seguinte.
Ele deve ser colado no código HTML em todas as páginas do website, próximo à tag <head>. Adicionalmente, há um código que deve ser inserido após a tag <body>.
A partir disso, você vai se deparar com o painel principal da área de trabalho do Google Tag Manager.
Nele, serão exibidas três colunas principais, além de um menu clicável à esquerda. O primeiro item se refere à visão geral, no qual você pode criar novas tags, realizar edições e ativar as mudanças não publicadas. É como um painel de controle para as suas etiquetas.
As tags são os elementos principais da plataforma. Elas podem ser criadas automaticamente ou configuradas pelo usuário e podem ser associadas a diferentes aplicativos.
As tags do Google Analytics, por exemplo, focam na obtenção de dados de navegação do usuário e recolhem as informações exibidas na principal ferramenta analítica do Google. Mas há outras configurações, que podem ser vinculadas às conversões do Google Ads, ao Google Optimize ou personalizadas pelo próprio usuário.
Os acionadores, por sua vez, se referem a fatores condicionais para a ativação de um gatilho. Eventos dentro da página podem ser selecionados dessa forma, como visualização da página, cliques em um determinado link ou o preenchimento de formulários.
Essa é uma forma de contabilizar e monitorar esses eventos, de maneira que os profissionais de marketing verifiquem a performance de suas campanhas e acompanhem os resultados.
É possível ainda adicionar filtros para personalizar o tipo de evento que deve ser computado.
Já as variáveis estão relacionadas tanto às tags quanto aos acionadores. Elas podem ser incorporadas às configurações.
No caso dos acionadores, elas condicionam a ativação mediante às ações que disparam a tag, como quando uma URL possui um determinado parâmetro ou subdiretório.
Em relação às tags, as variáveis determinam quais dados devem ser coletados. Por exemplo, o valor de uma transação ou o método de pagamento selecionado.
As pastas servem para organizar todas as tags, os acionadores e as variáveis. O crescimento do volume de dados dos contêineres pode se tornar um problema ao longo do tempo, então a ideia é facilitar seu gerenciamento.
Por fim, há os modelos de tags e variáveis, que podem ser criados pelo próprio administrador ou compartilhados por outros membros da comunidade na galeria.
O GTM é uma ferramenta poderosa para avaliar a performance de peças, sites e páginas individuais. Se você deseja contar com um parceiro para realizar as complexas tarefas de SEO e ganhar mais espaço no Google, agende uma reunião com um dos nossos consultores e descubra se temos o serviço ideal para suas necessidades.