Google aposta em nova atualização para aprimorar os resultados de busca, voltada a qualidade e originalidade do conteúdo
O Google anunciou, nesta quinta-feira (18/08), o “helpful content update”, em português, atualização de conteúdo útil. A principal premissa é entregar ao usuário conteúdos úteis e originais. Por isso, o Google falou em conseguir priorizar conteúdos “de pessoas para pessoas”, também dando a entender que irá combater conteúdos gerados por inteligência artificial.
As principais mudanças para o usuário
É comum pesquisarmos sobre um assunto e, entre os primeiros resultados, encontrarmos vários sites com a mesma informação, ou um resumo de diversos outros sites. Com a atualização, serão priorizados resultados com conteúdos originais e não repetitivos, entregando sempre uma nova perspectiva sobre o assunto pesquisado.
Quem sairá prejudicado?
Estratégias de Marketing de Conteúdo criadas tendo como principal objetivo rankear bem nas buscas não terão altas classificações, segundo o Google. O sistema identificará estes conteúdos, não originais, de baixa qualidade e que contenham informações irrelevantes, e estes serão despriorizados nos resultados. Os sites identificados por esta atualização podem ser prejudicados dentro de alguns meses.
Segundo testes realizados pela empresa, os principais resultados que serão aprimorados com a atualização serão os relacionados à educação on-line, artes e entretenimento, compras e tecnologia.
Recomendações do Google aos criadores de conteúdo:
Crie conteúdos que priorizam pessoas
A atualização recompensará conteúdos que entregarem uma boa experiência aos usuários. Mas como saber se seu conteúdo se encaixa nesse grupo? Segundo o Google, se você responder sim à essas questões, você está no caminho certo:
- Você tem um público-alvo que acharia o conteúdo útil se chegasse diretamente a ele?
- Seu conteúdo demonstra expertise e um profundo conhecimento (por exemplo, experiência de ter realmente usado um produto ou serviço ou visitado um lugar)?
- Seu site tem um propósito ou foco principal?
- Depois de ler seu conteúdo, alguém sairá sentindo que aprendeu o suficiente sobre um tópico para ajudar a atingir seu objetivo?
- Alguém lendo seu conteúdo terá a sensação de ter tido uma experiência satisfatória?
- Você está levando em consideração as orientações para os Core Updates e Product Reviews Updates?
Evite criar conteúdos que focam no rankeamento nas buscas
O Google garante que suas atualizações voltadas ao foco no usuário não invalidam as práticas de SEO. Pelo contrário, o SEO pode e deve ser utilizado para criar a melhor experiência possível para o usuário e, consequentemente, melhorar seus resultados na busca.