“Helpful Content Update”: Nova atualização do Google foca em entregar conteúdos de “pessoas para pessoas”

Isadora Assis
Isadora Assis

Google aposta em nova atualização para aprimorar os resultados de busca, voltada a qualidade e originalidade do conteúdo

O Google anunciou, nesta quinta-feira (18/08), o “helpful content update”, em português, atualização de conteúdo útil. A principal premissa é entregar ao usuário conteúdos úteis e originais. Por isso, o Google falou em conseguir priorizar conteúdos “de pessoas para pessoas”, também dando a entender que irá combater conteúdos gerados por inteligência artificial.

As principais mudanças para o usuário

É comum pesquisarmos sobre um assunto e, entre os primeiros resultados, encontrarmos vários sites com a mesma informação, ou um resumo de diversos outros sites. Com a atualização, serão priorizados resultados com conteúdos originais e não repetitivos, entregando sempre uma nova perspectiva sobre o assunto pesquisado.

Quem sairá prejudicado?

Estratégias de Marketing de Conteúdo criadas tendo como principal objetivo rankear bem nas buscas não terão altas classificações, segundo o Google. O sistema identificará estes conteúdos, não originais, de baixa qualidade e que contenham informações irrelevantes, e estes serão despriorizados nos resultados. Os sites identificados por esta atualização podem ser prejudicados dentro de alguns meses.

Segundo testes realizados pela empresa, os principais resultados que serão aprimorados com a atualização serão os relacionados à educação on-line, artes e entretenimento, compras e tecnologia.

Recomendações do Google aos criadores de conteúdo:

Crie conteúdos que priorizam pessoas

A atualização recompensará conteúdos que entregarem uma boa experiência aos usuários. Mas como saber se seu conteúdo se encaixa nesse grupo? Segundo o Google, se você responder sim à essas questões, você está no caminho certo:

  1. Você tem um público-alvo que acharia o conteúdo útil se chegasse diretamente a ele?
  2. Seu conteúdo demonstra expertise e um profundo conhecimento (por exemplo, experiência de ter realmente usado um produto ou serviço ou visitado um lugar)?
  3. Seu site tem um propósito ou foco principal?
  4. Depois de ler seu conteúdo, alguém sairá sentindo que aprendeu o suficiente sobre um tópico para ajudar a atingir seu objetivo?
  5. Alguém lendo seu conteúdo terá a sensação de ter tido uma experiência satisfatória?
  6. Você está levando em consideração as orientações para os Core Updates e Product Reviews Updates?

Evite criar conteúdos que focam no rankeamento nas buscas

O Google garante que suas atualizações voltadas ao foco no usuário não invalidam as práticas de SEO. Pelo contrário, o SEO pode e deve ser utilizado para criar a melhor experiência possível para o usuário e, consequentemente, melhorar seus resultados na busca.

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