Parece que alguns termos do universo de marketing digital são criados mais para confundir nossa cabeça do que qualquer outra coisa.
Dito isso, saiba que no caso de Inbound e marketing de conteúdo há uma boa razão para que sejam estratégias tratadas de formas diferentes.
Vamos te explicar neste artigo a diferença entre as duas e como elas funcionam. Confira!
O que é Inbound Marketing?
Inbound marketing significa marketing de atração, uma estratégia moderna de marketing que se desprende da abordagem de marketing tradicional, onde as empresas iam até os clientes com anúncios.
No inbound, atração é uma palavra-chave: a ideia é que os potenciais clientes sejam atraídos para a empresa e voluntariamente comecem a interagir com ela. No começo, para satisfazer uma curiosidade, tirar uma dúvida ou aprender algo, mas depois aprofundando essa relação até se tornar um lead, um cliente e, por fim, um cliente fidelizado.
A estratégia é toda criada com base na jornada de compra do consumidor, para criar um caminho natural que leve à conversão, cultivando relacionamentos duradouros, sem propagandas invasivas e indesejadas.
O inbound marketing é geralmente dividido em quatro etapas:
- Atração: atrair visitantes para o perfil/site/loja da empresa por meio de conteúdos relevantes mas não de vendas;
- Conversão: transformar o visitante em lead por meio de uma troca de valor, onde o visitante fornece um dado como email e a empresa um material rico, como e-book, webinar ou pesquisa de mercado;
- Venda: com um bom trabalho de email marketing e nutrição do lead, está na hora de investir em uma estratégia de vendas mais direta, apresentando o produto/serviço da marca como solução para o lead;
- Encantamento: na etapa de encantamento o objetivo é manter o cliente engajado e fazendo negócios com a marca, para isso é necessário investir em conteúdos exclusivos e um atendimento especial que ajuda na fidelização.
Na prática, o inbound marketing é abrangente e inclui desde o processo de criação de persona e definição de jornada de compra até o atendimento ao cliente, área de vendas e SAC.
Mas perceba que para atrair visitantes, converter, vender e encantar, o conteúdo é essencial, customizado para cada etapa. Sem conteúdo não existe inbound marketing. Entre em cena então o marketing de conteúdo.
O que é marketing de conteúdo?
Marketing de conteúdo tem como objetivo atrair os potenciais clientes por meio da produção de conteúdos úteis e relevantes para cada etapa da jornada de compra.
A ideia é estar presente quando os consumidores estão pesquisando por algo, nos momentos iniciais de um processo de decisão de compra, para acompanhá-lo durante esse processo com conteúdos cada vez mais aprofundados e direcionados à solução da marca.
Aqui entram outras estratégias fundamentais como SEO, para potencializar os resultados na busca orgânica, para que os conteúdos da empresa apareçam nas pesquisas de mecanismos de busca como Google e Bing.
As etapas da jornada de compra são:
- Aprendizado e descoberta: quando o consumidor está apenas pesquisando sobre um tema de seu interesse, como “como ser mais produtivo?”;
- Reconhecimento do problema: o consumidor percebe que tem um problema de organização e deseja se aprofundar no tópico: “dicas para organização pessoal”;
- Consideração da solução: após algumas pesquisas, o consumidor começa a considerar soluções para seu problema: “ferramentas para organização”;
- Decisão de compra: na decisão de compra, os conteúdos são mais comparativos e voltados para os benefícios de cada produto, como “como usar o Notion para organizar seu dia a dia?”;
- Fidelização: por fim, os conteúdos devem ter como objetivo encantar o consumidor, trazendo dicas exclusivas, atualizações e outros conteúdos que entregam valor.
Qual é a diferença entre inbound marketing e marketing de conteúdo?
Como mencionei, não existe uma estratégia sem a outra, porém, há diferenças. Enquanto o inbound marketing é mais amplo e engloba várias etapas e áreas de uma empresa, o marketing de conteúdo é focado na produção de conteúdos relevantes e análise dos mesmos.
Apesar do marketing de conteúdo envolver estratégia, ele é mais “mão na massa”, com a produção e divulgação de conteúdo, enquanto o inbound é o motivo da criação desses conteúdos – a estratégia por trás das cortinas.
Como conciliar as duas estratégias?
É necessário ter um bom planejamento, com a persona e jornada de compra bem definidas, além dos canais de atuação.
Nas redes sociais, os conteúdos são mais dinâmicos, visuais e curtos, enquanto em blogs eles são mais extensos. Lembre-se também do email, onde você vai nutrir seus leads e contribuir com as vendas.
Cada um desses canais exige uma estratégia diferente para conseguir ter alcance com os conteúdos. No geral, SEO, UX, copywriting e design serão essenciais!
Conteúdos ricos exercem um papel fundamental na aquisição de leads, como ebooks, webinars e pesquisa de mercado. Eles funcionam como iscas digitais para atrair usuários e solicitar o email em troca do valor no conteúdo.
- Importante: Vale ressaltar que a produção deve estar alinhada com os princípios de branding definidos pela empresa, sempre com a mesma brand persona, independente do canal, mas se adaptando no formato e abordagem.
Lembre-se que tanto inbound quanto marketing de conteúdo tem como referência a jornada de compra e funil de vendas.
Conclusão
De nada adianta criar conteúdos encantadores e adequados para as diferentes etapas da jornada de compra se eles não podem aparecer nos resultados de busca.
Para garantir que não tenha nenhum problema de rastreamento e indexação de seus conteúdos, é muito importante elaborar uma estratégia de SEO.
Confira os principais fatores de ranqueamento para que seus conteúdos apareçam no Google e outros mecanismos de busca!
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