Em podcast, John Mueller, porta-voz do Google, reconhece importância dos links mas diz que acredita que isso irá mudar no futuro; entenda
Há muito e muito tempo, links são conhecidos como um dos principais fatores de ranqueamento pelos SEOs. Entretanto, é muito comum que alguns especialistas digam que links pararam de funcionar e que não têm o mesmo peso de antes. O Google, ao contrário, confirma a importância dos links.
No podcast Search Off The Record, do Google, em algum momento John Mueller afirmou o seguinte:
“Bom, é algo que imagino, com o tempo, o peso nos links. Em algum momento, vai cair um pouco, pois hoje não podemos descobrir um pouco melhor como o conteúdo se encaixa no contexto de toda a web. E, até certo ponto, os links sempre serão algo com o qual nos preocupamos porque temos que encontrar as páginas de alguma forma.”
Depois complementou:
“mas meu palpite é que com o tempo, link não será um fator tão grande como às vezes é hoje. Acho que já é algo que está mudando bastante.”
O que os dados falam
Tanto estudos globais quanto este estudo que realizamos no Brasil apontam que autoridade de página e de domínio, que são geradas a partir de backlinks, estão correlacionados com melhores posições no Google.
Você pode ver essa correlação na imagem abaixo:
E também nesta:
Como entender essa declaração do Google?
Naturalmente, o Google é muito reticente quando fala de fatores de ranqueamento. Entretanto, pelas entrelinhas podemos tentar entender o que de fato funciona atualmente e como o Google quer que as coisas venham a funcionar no futuro.
O grande sonho do Google é, apenas pela página em si, ser capaz de identificar o melhor conteúdo. Entretanto, cada vez mais, isso se mostra praticamente impossível. Duvida?
Segundo a Search Engine Roundtable, há cerca de 8 anos, Matt Cuts, antigo porta-voz do Google quando o assunto era SEO, afirmou a mesma coisa. Em minha opinião, links estão mais importantes do que nunca – mas não como eram antigamente.
No passado, posicionava-se no Google pela conquista de maior quantidade de links. Hoje o que determina o sucesso é a qualidade desses links, assim como da página que irá posicionar.
Quer aprender mais sobre links? Veja esse nosso guia sobre link building.