O Google acaba de anunciar duas atualizações para março; uma maior com foco em aprimorar seus algoritmos e outra para combater o spam na Web.
Nesta terça-feira, dia 5, o Google anunciou duas grandes atualizações: March 2024 Core Update e March 2024 Spam Update. Diferente do usual, a empresa também compartilhou um artigo sobre as atualizações e a importância para a Pesquisa Google:
O Google também informou que o March 2024 Core Update deve ter sua implementação finalizada em cerca de um mês, enquanto o Spam Update será finalizado em até duas semanas. Até lá, flutuações no tráfego orgânico são esperadas — é bom ficar de olho!
Lembrando que atualizações como essa afetam sites globalmente, independente do idioma. E, dessa vez, o Google nos proporcionou com informações do que será avaliado nas próximas semanas. Continue a leitura para saber mais!
Como o March 2024 Core Update vai impactar sites?
Este Core Update, como já mencionado, é diferente dos demais. Nas palavras do Google, é a “atualização mais complexa do que nossas atualizações principais habituais, envolvendo alterações em vários sistemas principais“.
Além disso, esta atualização também marca uma evolução em como o Google identifica a utilidade de conteúdos. Elizabeth Tucker, diretora da área de produto do Google, afirmou em um artigo que “esperamos que a combinação desta atualização com nossos esforços anteriores reduza coletivamente o conteúdo de baixa qualidade e não original nos resultados de pesquisa em 40%“.
Dessa forma, o March 2024 Core Update tem como propósito aprimorar os sistemas de classificação principais para mostrar resultados mais úteis e satisfatórios aos usuários.
Anteriormente chamado de Sistema de Conteúdo Útil, nesta atualização de março o buscador compartilhou a evolução de seus processos e, agora, não há mais um sistema focado nisso. Em seu lugar, os sistemas de classificação principais são capazes de identificar páginas úteis e com conteúdo de qualidade.
Outro ponto importante é em relação ao tempo de implementação. O Google prometeu uma grande atualização — e muitas mudanças acontecerão pelo caminho. Por isso, pode levar até um mês para a implementação ser finalizada, ao mesmo tempo que é possível haver mais flutuações do que o normal durante um Core Update.
Ou seja, a expectativa é que muitos sites e conteúdos sejam afetados até o final da implementação. A dica é acompanhar diariamente ferramentas como Google Analytics e Search Console e, quando o Google anunciar o fim da atualização, realizar uma análise no domínio para avaliar os ganhos ou perdas.
Remover conteúdo irrelevante do site pode ajudar no posicionamento?
Com certeza! Principalmente agora que outros sistemas têm a capacidade de avaliar a qualidade das páginas da Web.
Além disso, uma coisa é certa: ter quantidades relativamente altas de conteúdo irrelevante pode fazer com que outros conteúdos do seu site tenham um menor desempenho na Pesquisa. Assim, removê-los pode contribuir para que suas outras páginas tenham um desempenho melhor. Content pruning é uma excelente estratégia para isso!
No entanto, mudanças no posicionamento podem acontecer a qualquer momento na Web e por inúmeras razões, incluindo durante um Core Update. Então, não é possível afirmar que realizar uma limpeza nos conteúdos irrelevantes irá melhorar o desempenho do site em seguida. Pode levar um tempo até que a melhoria seja refletida nos resultados da Pesquisa Google.
Qual a diferença entre um novo algoritmo e atualização de algoritmo?
Em 2022, o Google anunciou o seu Guia de Sistemas de Classificações para unificar o conhecimento compartilhado durante os últimos anos sobre a Pesquisa Google. Neste guia, a empresa trouxe um ponto muito importante: a diferença entre novo algoritmo (também podemos chamar de “sistema”) e atualização de algoritmo.
Mas o que significam esses termos? O termo “sistema” se refere a um novo fator de ranqueamento da SERP, como o BERT, PageRank e Page Experience, por exemplo. Por outro lado, a atualização de algoritmo (Core Update) é uma melhoria ao que já existe entre os fatores avaliados pelo Google.
No episódio do Search Off The Record, Danny Sullivan afirmou:
“Quando falamos sobre uma atualização, significa que um sistema (algoritmo) específico foi revisado e melhorado de uma maneira que acreditamos que proporcionará melhores resultados.”
Quais são as novas políticas de spam do Google?
Junto do March 2024 Core Update, o Google anunciou sua nova política de spam. Como forma de combater conteúdos com baixa qualidade e que possam deixar os usuários insatisfeitos, três novas práticas foram adicionadas à lista de spam: abuso de domínios expirados, abuso de conteúdo em escala e abuso de reputação de site.
A partir da atualização, os sites que violarem essas políticas de spam podem perder seus posicionamentos nos resultados ou não aparecer nos resultados de forma alguma. No entanto, se afetados por uma ação manual de spam, os proprietários do site receberão um aviso por meio de sua conta do Search Console registrada e poderão solicitar que a ação seja reconsiderada.
A seguir, conheça as novas más práticas adicionadas:
Abuso de domínio expirado
Isso acontece quando um nome de domínio expirado é comprado e reutilizado principalmente para manipular os resultados de pesquisa, hospedando conteúdo que oferece pouco ou nenhum valor aos usuários.
Todos sabemos que existem sites especializados em vendas de domínios por aí — mas o problema está em, como o exemplo dado pelo Google, comprar um domínio que era utilizado como site médico e reutilizá-lo para hospedar conteúdo de cassino de baixa qualidade. Assim, aproveita-se a autoridade do domínio mas não entrega valor aos usuários.
Por isso, muitos profissionais de SEO consideram esta prática uma estratégia inteligente para ter bons posicionamentos de forma rápida na Pesquisa Google. Então, a partir de agora, a não ser que a utilização do domínio antigo sirva as pessoas em primeiro lugar, com conteúdo útil e de qualidade, a prática passa a ser spam.
Abuso de conteúdo escalável
Abuso de conteúdo escalável é quando muitas páginas são geradas com o propósito primário de manipular os resultados de Pesquisa e não ajudar os usuários.
Um exemplo recente, e que segue em discussão, são os conteúdos criados por inteligência artificial. Muitos profissionais têm utilizado a IA para criar grandes quantidades de conteúdos, mas que oferecem pouco ou nenhum valor aos usuários, apenas com o objetivo de se posicionar na Pesquisa Google.
Além disso, esta nova política está diretamente ligada com a política de conteúdo gerado automaticamente, para que o Google possa tomar as medidas necessárias independente do conteúdo irrelevante e escalável seja produzido por IA, pessoas ou uma combinação dos dois.
No artigo original publicado junto à atualização, o Google reforçou o objetivo da nova política:
“Nossa nova política tem como objetivo ajudar as pessoas a focar mais claramente na ideia de que produzir conteúdo em escala é abusivo se feito com o propósito de manipular os resultados de pesquisa e que isso se aplica tanto se a automação quanto se humanos estiverem envolvidos.“
Abuso de reputação do site
Abuso de reputação do site ocorre quando páginas de terceiros são publicadas com pouca ou nenhuma supervisão, onde o propósito é manipular os resultados de Pesquisa aproveitando os sinais de classificação do site de primeira parte.
Essas publicações de terceiros podem ser conteúdo patrocinado, publicitário, parceiro ou até outras páginas independentes com propósito diferente do site principal.
Na documentação das políticas de spam, o Google traz exemplos do que é considerado abuso de reputação do site:
- Um site educacional que hospeda uma página sobre avaliações de empréstimos do tipo payday escritas por um terceiro, e este distribui a mesma página para outros sites pela web;
- Um site médico que hospeda uma página de terceiros sobre “melhores cassinos” projetada primariamente para manipular os resultados de pesquisa;
- Um site de notícias que hospeda cupons fornecidos por um terceiro com pouca ou nenhuma supervisão ou envolvimento do site hospedeiro.
No entanto, a nova política não considera todo o conteúdo de terceiros como spam, apenas o que é hospedado sem supervisão próxima ou que tenha a intenção de manipular os resultados da Pesquisa Google.
Por exemplo, o Google não considera abuso de reputação do site:
- Sites de serviço de notícias ou serviço de comunicados de imprensa;
- Publicações de notícias que têm conteúdo de notícias sindicalizado de outras publicações de notícias;
- Sites projetados para permitir conteúdo gerado pelo usuário, como um fóruns ou seções de comentários.
Os últimos Core Updates do Google
O último Core Update aconteceu no final do ano passado e ficou conhecido como November 2023 Core Update. Em 2023, também tivemos o October 2023 Core Update, August 2023 Core Update e March 2023 Core Update, além de outras atualizações voltadas para a polícia de spam e avaliações.