O Marketing Digital engloba estratégias para promover produtos e serviços online. Seu foco é gerar valor, criar relacionamentos e oferecer soluções que atendam às necessidades dos clientes.
O marketing digital revolucionou a forma como empresas e profissionais se conectam com seu público. E é por isso que, no cenário atual, dominar estratégias online deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade para qualquer negócio.
Para quem está começando, porém, navegar por esse universo pode parecer complexo. A constante evolução de algoritmos, plataformas e tendências exige atualização contínua — mas também abre oportunidades únicas.
Por isso, preparamos este guia completo para te ajudar a dar os seus primeiros passos no marketing digital com o jeito Conversion de ser. Confira!
O que é Marketing Digital?
Marketing Digital é o conjunto de estratégias online usadas para promover marcas, produtos ou serviços por meio de canais digitais, como redes sociais, SEO, e-mail e publicidade paga.
Segundo Kotler — o pai do Marketing moderno —, o Marketing pode ser conceituado como:
“Um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”.
Tradicionalmente, esses processos eram feitos no boca a boca, em mídias impressas, como jornais e revistas, e no rádio e na televisão.
Com a popularização das mídias online, o Marketing passou a ser feito na Web.
Quando surgiu o marketing digital?
O marketing digital surgiu na década de 1990, impulsionado pelo advento da internet comercial.
Nos anos seguintes, surgiram os mecanismos de busca, como o Yahoo! (1994) e Google (1998), que permitiu que empresas otimizassem sites para serem encontradas, dando origem ao SEO.
Qual a diferença entre Marketing e publicidade?
Enquanto a publicidade se limita a chamar a atenção do público para uma oferta específica de produto ou serviço, o Marketing estuda sobre o mercado e o comportamento do consumidor para entender como posicionar a marca.
Portanto, o Marketing é uma disciplina mais abrangente do que a publicidade.
Qual a diferença entre Marketing Digital e Marketing tradicional?
O marketing digital utiliza canais online (como redes sociais, SEO, e-mail) para interagir com o público de forma segmentada e mensurável. Já o marketing tradicional usa TV, rádio e outdoors, que tem alcance amplo, mas pouco personalizado.
Fundamentos do Marketing Digital
Toda estratégia de Marketing tem como base 4 elementos fundamentais conhecidos como os “4Ps do Marketing”.
Essa teoria foi desenvolvida nos anos 60 por E. Jerome McCarthy, professor da Universidade de Michigan, mas foi popularizada por Kotler.
Segundo ele, “o Marketing Mix é o conjunto de variáveis controláveis que a empresa pode usar para influenciar a resposta do comprador.”
Os 4 Ps representam as quatro principais áreas de decisão que uma empresa deve considerar ao elaborar o seu plano de marketing. Vejam quais são:
Produto
Refere-se ao produto ou serviço oferecido pela empresa. Isso inclui todas as características tangíveis e intangíveis do produto, como qualidade, design, embalagem, marca e variedade.
Preço
Diz respeito à estratégia de precificação adotada pela empresa. A empresa deve considerar fatores como custos de produção, concorrência, posicionamento de marca, demanda e objetivos ao definir sua política de preços.
Promoção
Envolve as atividades de promoção e comunicação utilizadas para divulgar o produto ou serviço. Isso inclui publicidade, ofertas de vendas, relações públicas, conteúdo, atendimento e outras táticas. A empresa deve escolher os canais e mensagens adequados.
Praça
Refere-se aos canais de distribuição utilizados pela empresa para disponibilizar o produto ou serviço aos consumidores. Envolve decisões sobre a escolha de canais de distribuição, logística, armazenamento, transporte e gerenciamento de estoque.
8 Ps de Marketing
Com a evolução do Marketing para o meio online, o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de novos modelos de produtos — como o pay-per-use, os clubes de assinatura e os serviços freemium —, mais 4 Ps foram adicionados a essa lista:
Pessoas
Destaca a importância das pessoas envolvidas na estratégia de Marketing Digital, incluindo tanto os profissionais de marketing responsáveis pela criação e execução das campanhas, quanto os consumidores que interagem com a marca online.
Posicionamento
Refere-se à percepção que os consumidores têm da marca em relação aos concorrentes no mercado.
No Marketing Digital, isso inclui como a marca é percebida nos canais online, a diferenciação em relação aos concorrentes e a definição de uma proposta de valor clara. Por essa razão, é muitas vezes atribuído ao setor de Relações Públicas.
Processos
Referente aos procedimentos e fluxos de trabalho utilizados para executar as atividades de Marketing Digital de forma eficiente, como a automação de marketing, a análise de dados, a gestão de projetos, entre outros.
Performance
Destaca a importância da medição e análise de desempenho das estratégias de Marketing Digital.
Acompanhar métricas e KPIs relevantes permite às empresas avaliar o sucesso de suas campanhas e ajustar suas estratégias conforme necessário para alcançar melhores resultados.
Além desses, há ainda outros modelos e frameworks que adicionam outros Ps, o que pode variar conforme a fonte.
Conceitos-chave do Marketing Digital
Antes de explorar como criar a sua estratégia de marketing digital, vamos explicar os conceitos-chave que todos precisam conhecer:
Persona
Persona trata-se da representação do cliente ideal, baseada em dados reais e comportamentos do público-alvo.
Define detalhes como idade, interesses, desafios e objetivos, orientando a criação de conteúdos e estratégias sob medida. Por exemplo: “Joana, 30 anos, empreendedora, busca dicas de gestão para crescer seu e-commerce”.
Lead
Chamamos de “lead” o usuário que demonstrou interesse na sua marca através de gatilhos, como baixar um e-book ou se inscrever em uma newsletter. Eles são classificados em leads frios (sem interesse imediato) e quentes (próximos da compra).
Em uma estratégia de marketing digital, muitas vezes o resultado esperado será o aumento da base de leads.
Funil de vendas
O funil de vendas é um modelo que mapeia as etapas que um lead percorre até se tornar cliente, dividido em três fases principais:
- Topo do Funil (TOFU): foco em atrair e conscientizar o público. Aqui, usam-se conteúdos educativos (como blogposts, vídeos ou posts em redes sociais) para gerar interesse. Por exemplo: um guia gratuito sobre “Como criar seu e-commerce com WordPress” pode ter como persona empreendedores.
- Meio do Funil (MOFU): etapa de nutrição, onde leads interessados são qualificados. Podemos oferecer materiais mais profundos (webinars, e-books) ou contato direto (e-mails, chatbots) para construir confiança.
- Fundo do Funil (BOFU): Momento de conversão, com ofertas diretas (descontos, demonstrações) para fechar a venda.
Importante dizer que o funil não é linear: leads podem retroceder ou avançar conforme suas necessidades. A chave é adaptar estratégias a cada estágio.
CRM
CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta que centraliza e gerencia todas as interações com clientes e leads. Plataformas como Salesforce, HubSpot ou Zoho CRM permitem:
- Armazenar dados (contatos, histórico de compras, preferências);
- Automatizar tarefas (envio de e-mails, lembretes de follow-up);
- Analisar métricas (taxa de conversão, tempo médio de resposta).
Landing page
Uma landing page é uma página focada em uma única ação, como capturar e-mails, vender um produto ou agendar uma consultoria.
Em outro artigo, explicamos como criar landing page de alta conversão. Não deixe de conferir!
Fluxo de nutrição
O fluxo de nutrição é uma sequência automatizada de comunicações (e-mails, SMS, notificações) para guiar leads pelo funil. Por exemplo:
- Lead baixa um ebook: recebe um e-mail de agradecimento + checklist relacionado;
- Após 2 dias: e-mail com depoimento de quem usou o conteúdo;
- Após 5 dias: oferta de desconto para um curso avançado.
Como construir uma estratégia de Marketing Digital do zero?
Naturalmente, há muitas variações estratégicas que podem ser implementadas conforme as necessidades e capacidade de cada negócio — afinal, cada um tem seus objetivos próprios e particularidades.
Dessa forma, a seguir, serão descritas algumas etapas básicas que fazem parte de boa parte das metodologias:
1. Planejamento
O planejamento estratégico é a primeira e mais importante etapa de uma estratégia de Marketing Digital.
Normalmente, nesse estágio inicial, é feito o Plano de Marketing Digital, documento que guia a atuação da marca nos canais digitais, estabelecendo um conjunto de atividades que devem ser desenvolvidas para alcançar o objetivo do planejamento.
Para criar um bom plano, é necessário reunir algumas informações sobre o negócio, como os seus objetivos, o seu posicionamento no mercado e a sua relação com a concorrência, entre outros tópicos relevantes.
1.1. Defina os seus objetivos e KPIs
Os seus objetivos de Marketing Digital precisam estar alinhados com o seu objetivo geral de negócio, caso contrário, o plano se torna sem propósito.
A fim de estabelecer objetivos que façam sentido, você pode usar a metodologia SMART, definindo metas que sejam:
- Específico (Specific): os objetivos devem ser bem definidos, evitando ambiguidades e fornecendo uma direção clara para as ações a serem tomadas;
- Mensurável (Measurable): as metas precisam ser quantificáveis, permitindo que sejam monitoradas e avaliadas ao longo do tempo. Dessa forma, permitindo que o progresso seja acompanhado, identificando as áreas de melhoria. Ou seja, traduzidas em números;
- Atingível (Achievable): crie objetivos realistas de acordo com os recursos e capacidades da empresa. Ou seja, evitando estabelecer metas inatingíveis que levem à desmotivação por parte dos colaboradores;
- Relevante (Relevant): as metas devem estar alinhadas com os objetivos gerais da empresa e contribuir para o seu crescimento e sucesso a longo prazo. Com isso, garantindo que o esforço seja direcionado para áreas de real valor;
- Temporal (Time-bound): É importante que as metas tenham um prazo definido para serem alcançadas. Isso irá criar um senso de urgência, evitando a procrastinação.
Um exemplo de meta SMART seria: aumentar as sessões orgânicas do e-commerce em 30% até o final do 1ª semestre.
Para essa definição, você vai precisar escolher alguns KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho).
Em linhas gerais, um KPI é a métrica escolhida para definir e medir o sucesso e o progresso da estratégia em relação à meta final.
1.2. Faça uma autoanálise de negócio
Quais são as forças e fraquezas do seu negócio?
Aqui, é hora de começar a estruturar a sua matriz SWOT pelos fatores internos.
Olhe para a sua marca com o Mix de Marketing em mente e entenda, em cada um dos Ps, quais são os pontos fortes, que ajudariam o negócio a chegar no seu objetivo, e os fracos, que o atrapalhariam.
1.3. Faça benchmarking e análise de concorrência
Após a visão interna de negócio, olhe para o mercado e avalie os mesmo critérios da sua autoanálise.
No seu benchmarking, considere os seus concorrentes diretos, mas também os líderes do setor. Mapeie onde eles são melhores e/ou piores do que o seu negócio a fim de encontrar oportunidades e lacunas do mercado.
1.4. Estude pesquisas de mercado
As pesquisas de mercado são excelentes ferramentas para entender o ritmo do seu setor de atuação:
- O nicho está em tendência de crescimento ou retração?
- Existe alguma mudança de legislação prevista que vai impactar a sua demanda?
- A preferência dos consumidores mudou nos últimos tempos?
1.5. Defina o seu público-alvo
Qual é o perfil de quem consome o seu produto ou serviço?
Olhe para a sua base de clientes — ou, caso ainda não tenha, estude os consumidores dos seus concorrentes diretos — e entenda:
- Qual é a faixa etária do grupo?
- Qual é o gênero predominante?
- Qual é a faixa salarial?
- Onde eles vivem?
- Quais são os interesses e padrões de consumo?
A partir do seus clientes, também é possível elaborar um ICP (Perfil Ideal de Cliente).
1.6. Escolha os seus canais de atuação
A partir das preferências do seu público-alvo, identifique quais canais online têm mais relevância e potencial de alcance.
Aqui, você também já pode identificar quais formatos de conteúdos fazem mais sentido tanto para o seu público quanto para o canal escolhido: artigos? Infográficos? Vídeos?
Na hora de tomar essa decisão, lembre-se de que todo consumidor passa por uma jornada até a compra e diferentes canais têm papéis importantes em cada uma dessas fases.
1.7. Descrição do fluxo de trabalho
Como metas bem estruturadas e entendendo como impactar o seu público-alvo, é preciso estabelecer processo eficiente para executar as tarefas, definindo etapas, ferramentas a serem utilizadas e critérios e prazos de aprovação, por exemplo.
2. Execução
Com o Plano de Marketing Digital pronto, é hora de colocar a mão na massa.
Aqui é o ponto de início da implementação das práticas pré-definidas, geralmente dividida em três fases centrais:
- Criação: desenvolvimento das peças que serão utilizadas na estratégia, como textos, vídeos, imagens, áudios, entre outros;
- Distribuição: publicação das peças desenvolvidas na criação. O ideal é que tudo seja programado previamente para evitar eventuais imprevistos;
- Monitoramento: acompanhamento em tempo real da distribuição para realização de correções ou ajustes pontuais.
Por conta da necessidade de aceleração de campanhas, é muito comum que as etapas de criação e distribuição ocorram simultaneamente. Mas existem casos em que essas ações são realizadas separadamente para garantir o bom funcionamento.
3. Análise de resultados
A análise de resultados depende, acima de tudo, da inteligência humana para transformar dados brutos em decisões estratégicas.
Embora ferramentas como Google Analytics automatizem a coleta e organização de informações, é o olhar crítico que identifica padrões e direciona ajustes. O processo envolve etapas claras:
Coleta e estruturação dos dados
Dados são coletados automaticamente por plataformas, mas costumam vir fragmentados (ex.: métricas de redes sociais + pesquisas de mercado).
Então, é preciso unificá-los e organizá-los — como categorizar respostas abertas de clientes ou traduzir emoções em análises de sentimento.
Análise quantitativa e qualitativa
Números (taxas de conversão, tráfego) revelam o que aconteceu, enquanto feedbacks qualitativos (elogios, reclamações) explicam por quê.
Juntas, essas abordagens avaliam se metas foram atingidas e apontam melhorias concretas, como ajustar o tom de comunicação ou otimizar uma landing page.
Interpretação e comunicação
Os insights surgem ao cruzar dados, identificando tendências (ex.: pico de vendas após campanhas específicas).
Relatórios visuais (gráficos, dashboards) simplificam a explicação para equipes, enquanto reuniões multidisciplinares garantem que as descobertas se transformem em ações, como realocar budget ou reformular personas.
A chave é unir precisão técnica à visão estratégica humana.
Qual o objetivo do Marketing Digital?
O Marketing Digital busca resultados estratégicos que impulsionam negócios em múltiplas frentes. Seu principal objetivo é gerar vendas, direcionando leads qualificados por um funil de conversão — desde a conscientização até a ação final.
Além disso, foca em gerar leads (capturando dados como e-mails via landing pages) e reduzir custos de aquisição, usando automação e segmentação para otimizar investimentos da empresa.
Outro objetivo é o fortalecimento da marca, afinal, reconhecimento e autoridade são construídos com conteúdo relevante.
No fim, a escolha do objetivo depende da escolha da estratégia e táticas da sua empresa.
Principais métricas e KPIs de Marketing Digital
As estratégias de Marketing Digital convergem em um ponto: o uso de dados para potencialização. Na web, tudo é metrificável.
Contudo, é necessário abordá-las com um pensamento crítico, levando em conta não somente os números brutos, mas a correlação entre eles.
Em sua MasterClass de Métricas de Marketing Digital, Diego Ivo, CEO da Conversion, explica que “há empresas com maturidade suficiente para usar métricas mais sofisticadas”.
Sob o argumento de que, com o passar dos anos, as métricas básicas não são mais suficientes para interpretar todas as nuances comerciais, ele as divide em três grupos distintos, das mais simples às mais refinadas.
Esse é o conceito utilizado para exemplificar, a seguir, o funcionamento dos principais indicadores e KPIs.
Métricas 1.0
Em essência, as métricas 1.0 são aquelas consideradas básicas. Elas estão disponíveis em plataformas de análise como o Google Analytics e são utilizadas como referência em boa parte das companhias.
- Cliques
- Descrição: número total de vezes que os usuários clicaram em um link, anúncio ou CTA (Call to Action). Esta métrica indica o engajamento dos usuários com o conteúdo.
- Impressões
- Descrição: número total de visualizações de um anúncio, página ou conteúdo online. As impressões são importantes para avaliar a visibilidade do conteúdo, mas não indicam necessariamente interação.
- Conversões
- Descrição: número de ações desejadas realizadas pelos usuários, como compras, inscrições ou downloads. Essa métrica mede o sucesso das campanhas em alcançar os objetivos estabelecidos.
- Tempo de Permanência de Página
- Descrição: quantidade média de tempo que os usuários passam em uma página específica do site. Esse dado pode indicar o nível de engajamento e interesse dos usuários no conteúdo da página.
- Custo por Clique (CPC)
- Fórmula: Custo de Mídia / Cliques
- Descrição: preço médio pago por um anunciante quando alguém clica em um de seus anúncios na internet. Essa métrica é útil para avaliar o custo efetivo da aquisição de tráfego para o site.
- Taxa de Cliques (CTR)
- Fórmula: (Número de cliques / Impressões) x 100
- Descrição: porcentagem de pessoas que clicaram em relação às pessoas que visualizaram um anúncio ou link. Uma alta taxa de cliques geralmente indica relevância do conteúdo.
- Custo por Mil Impressões (CPM)
- Fórmula: (Custo de Mídia / Impressões) x 1000
- Descrição: preço pago pelo anunciante a cada mil unidades exibidas de um anúncio. Essa métrica é usada em campanhas de publicidade online baseadas em impressões.
- Taxa de Rejeição
- Fórmula: (Número de Sessões com Páginas Únicas / Número Total de Sessões) x 100
- Descrição: percentual de pessoas que chegaram a um site, não viram uma segunda página e saíram. Uma alta taxa de rejeição pode indicar que o conteúdo não é relevante ou envolvente para os usuários.
- Taxa de Conversão
- Fórmula: (Número de Conversões / Número Total de Visitantes) x 100
- Descrição: proporção de pessoas que chegaram ao site e realizaram uma compra ou outra ação desejada. Essa métrica avalia a eficácia das campanhas em gerar resultados tangíveis.
- Ticket Médio
- Fórmula: Receita total / Número total de compras
- Descrição: valor médio gasto por cliente a cada compra. Essa métrica é importante para entender o comportamento de compra dos clientes e identificar oportunidades de aumento de receita.
- Return on Advertising Spend (ROAS)
- Fórmula: Receita / Custo de publicidade
- Descrição: retorno sobre o investimento em publicidade, calculado como a receita gerada dividida pelo custo da publicidade. Essa métrica avalia a eficácia das campanhas de publicidade em gerar lucro.
Métricas 2.0
Ao alcançar uma maior maturidade, uma empresa passa a utilizar as métricas 2.0, mais desenvolvidas. Aqui são solucionados alguns problemas detectados nas métricas 1.0, como o fato de que elas não consideram todo o ciclo de vida do cliente.
- Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
- Fórmula: Total de Custo de Aquisição de Clientes / Novos Clientes
- Descrição: representa o custo médio de investimento necessário para adquirir um novo cliente. Isso inclui todos os gastos com marketing e vendas durante um determinado período, dividido pelo número de novos clientes adquiridos no mesmo período.
- Lifetime Value (LTV)
- Fórmula: Valor Médio de Compra x Duração Média como Cliente Ativo
- Descrição: O LTV representa o valor total gerado por um cliente durante o período em que ele se mantém ativo comprando da empresa.
- Net Promoter Score (NPS)
- Fórmula: ( ( Promotores – Detratores ) / Total de Respostas ) x 100
- Descrição: métrica que reflete a satisfação média dos clientes com a empresa ou produto. Os clientes são classificados como promotores, neutros ou detratores com base em sua probabilidade de recomendar a empresa a outras pessoas.
- Taxa de Churn
- Fórmula: (Número de clientes que Cancelaram em um Período / Número Total de Clientes no Início do Período) x 100
- Descrição: representa a taxa de rotatividade de clientes de uma empresa. Ela indica a porcentagem de clientes que cancelaram seus contratos ou deixaram de usar os produtos ou serviços da empresa em um determinado período.
Métricas 3.0
Por fim, em estágios mais avançados da análise de dados, as empresas alcançam as métricas 3.0. A intenção desse grupo de indicadores é considerar, também, o impacto de canais não detectáveis, como o marketing boca a boca e ações offline.
- Share of Search (SoS)
- Fórmula: (Buscas da Marca / Buscas de Todas as Marcas) x 100
- Descrição: indica a participação de uma marca nas pesquisas realizadas em mecanismos de busca em relação ao mercado como um todo. É considerada uma métrica preditiva do market share.
- Auto-Atribuição
- Descrição: abordagem que coleta dados sobre como os clientes descobriram uma empresa, produto ou serviço. Geralmente é realizada por meio de uma pesquisa com perguntas abertas, como “Como você conheceu nossa empresa?”, a auto-atribuição permite que os clientes relatem livremente os canais que influenciaram sua decisão de compra.
Ferramentas de Marketing Digital
Existem diversas ferramentas que auxiliam todos os processos dentro do Marketing Digital, desde o planejamento até execução e pós-venda. Confira uma lista com as principais:
Tipo | Ferramentas | Para que serve |
Tráfego (Web Analytics) | Google AnalyticsSimilarWebAdobe AnalyticsSEMrush | Fornecem informações detalhadas sobre o tráfego do site e concorrentes. |
Design | CanvaPhotoshopIllustratorVistaCreate | Ferramentas com templates e funcionalidades para criação de designs. |
Vídeo | PremiereFinal CutAfter Effects | Edição e animação de vídeos. |
Redes sociais | QuintlyBuzzsumomLabs | Gestão e monitoramento de redes sociais. |
Email e notificações de push | MailchimpSendPulse | Disparo de emails e notificações push e gestão da lista de contatos. |
Automação | HubSpotRD Station | Automação de lista de leads, criação de página, CRM e mais. |
Testes | Google OptimizeOptimizely | Possibilidade de mudar elementos no site e testar o impacto das mudanças. |
CRO e UX | HotjarCrazy EggGoogle Analytics | Mapas de calor e métricas de comportamento do site. |
Anúncios | Google AdsGerenciador de Anúncios do Facebook | Ferramentas para criação e gestão de campanhas de anúncios. |
Gestão de projetos | TrelloAsanaRunrun.it | Ferramentas para organização de tarefas, prioridades e aplicação de metodologias ágeis. |
Estratégias de Marketing Digital
O Marketing Digital apresenta uma série de opções para quem deseja alcançar pessoas e alavancar negócios na internet. Justamente por seu dinamismo, são muitos os canais, táticas e metodologias que podem levar sua implementação ao sucesso:
Marketing para Motores de Busca (SEO)
SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) é um segmento do Marketing Digital que visa posicionar páginas de um site nos motores de pesquisa, como Google, Bing e Safari.
Por se tratar de um dos meios mais comuns para a realização de consultas, sejam elas informacionais, navegacionais, comerciais ou transacionais, é considerado um dos mais importantes canais da web.
As estratégias são voltadas ao entendimento dos complexos algoritmos criados para compreender a intenção de busca do usuário e entregar a eles as melhores respostas em ordem hierárquica de importância. Às páginas sequenciais classificadas em uma página de resultados dá-se o nome de ranking.
Para se ter uma ideia, o robô do Google (mais popular mecanismo de busca no mundo) possui pelo menos 200 fatores de ranqueamento. São critérios distintos que levam em consideração a experiência do usuário somado à intenção expressada ao digitar um termo na barra de pesquisa.
O SEO é subdividido em outras três áreas principais: SEO Técnico, SEO On-Page e SEO Off-Page. Clicando nos links, você confere os guias completos da Conversion sobre cada uma delas!
Mídia Paga
Mídia Paga é uma vertente do Marketing Digital caracterizada pelo pagamento por espaços dentro das plataformas. Assemelha-se à publicidade tradicional, mas envolve o uso de canais digitais para tal. Em outras palavras, são anúncios pagos no ambiente digital.
Existem muitas maneiras de se utilizar a mídia paga, mas tradicionalmente os principais canais são intermediados por plataformas como o Google Ads e o Meta Ads. Elas automatizam o complexo processo de negociação, facilitando a divulgação dos ads no ambiente virtual.
A principal vantagem da mídia paga é a capacidade de segmentar o público-alvo com base em critérios como idade, interesses, localização geográfica e comportamento. Com isso, garantindo que os anúncios sejam exibidos para as pessoas certas no momento certo.
Outro importante fator é sua capacidade de oferecer resultados rápidos e mensuráveis.
Ao contrário de outras formas de Marketing Digital, que podem exigir tempo para construir uma presença orgânica, a mídia paga permite que os anunciantes vejam resultados quase imediatamente após o lançamento de uma campanha.
Email Marketing
O email marketing é uma vertente do Marketing Digital que permite a comunicação entre empresas e sua audiência por meio de mensagens personalizadas. Envolve o uso, muitas vezes automatizado, de mensagens que trazem valor ao usuário.
Ao contrário do mito de que se tornou obsoleto, ele se reinventou: 73% dos millennials preferem emails como canal principal de interação com empresas, segundo a Hubspot.
Sua força está na segmentação precisa e na automação, que entregam conteúdo relevante (como promoções, tutoriais ou atualizações) no momento certo, gerando engajamento mensurável.
É aplicado em muitas estratégias digitais em formatos como:
- Nutrição e vendas: fluxos automatizados guiam leads desde a conscientização até a conversão;
- Retenção e fidelização: emails pós-venda e programas de indicação reforçam a lealdade;
- Reativação e urgência: campanhas para recuperar clientes inativos ou abandonos de carrinho, com ofertas limitadas;
- Informação e autoridade: newsletters e press releases posicionam a marca como referência no setor.
Redes Sociais
No Marketing Digital, as redes sociais possuem um importante papel: são praças interativas. Elas representam pontos de encontro entre pessoas que querem debater, se informar ou simplesmente passar o tempo.
No Brasil, onde a maioria das pessoas usam as redes sociais, esses canais são verdadeiras chaves para o sucesso de uma marca. Afinal, mais do que espaços de entretenimento, são ambientes onde marcas constroem relacionamentos, humanizam sua imagem e influenciam decisões.
Entre as mais utilizadas no Brasil, estão o WhatsApp, Instagram, Facebook e TikTok. Confira a lista completa na imagem:
Mobile Marketing
De acordo com o IBGE, em 2023, 98,8% dos brasileiros utilizaram o celular para acessar a internet — e, pode ter certeza, este número só cresceu desde então.
Essa realidade fez do mobile marketing uma peça central no digital: estratégias adaptadas à mobilidade garantem que marcas estejam presentes onde o público está, com agilidade e personalização.
Marketing de Conteúdo
Nos últimos anos, a publicidade bruta perdeu espaço e, assim, emergiram as estratégias de marketing de conteúdo.
Diferente da publicidade tradicional — que interrompe —, essa estratégia educa, entretém e resolve problemas, construindo autoridade e conexão emocional. A chave está em entregar valor antes de vender, transformando o público de espectador em parceiro ativo.
O conteúdo atua em três fases da jornada do cliente:
- Conscientização: blogs, vídeos e infográficos respondem a dúvidas (ex.: “Como escolher o melhor notebook para home office”);
- Decisão: webinários, e-books e comparações técnicas ajudam na avaliação (ex.: “Guia definitivo de câmeras para fotógrafos iniciantes”);
- Pós-venda: tutoriais, templates e pesquisas de satisfação reforçam a fidelidade (ex.: “Planilha para gerenciar seu novo software”).
Os formatos como podcasts, quizzes e fluxos de e-mail nutrem leads de forma não intrusiva, enquanto a diversidade de canais (redes sociais, site, e-mail) garante que a mensagem chegue no momento certo.
Inbound Marketing
Com tantas opções disponíveis para encantar o público na web, é necessário elaborar um sistema único que as integre. O inbound marketing é uma metodologia holística que contempla variadas estratégias digitais, pensadas para organizar a jornada do cliente e potencializar a lucratividade.
Sua nomenclatura (traduzida como marketing de atração ou marketing de entrada) se refere exatamente ao fato de que as decisões estão nas mãos dos clientes, sendo eles os responsáveis por iniciar um diálogo com a marca.
Uma maneira permissiva de se fazer marketing, sem as interrupções da publicidade. Para compreender o inbound marketing é necessário entender os seguintes conceitos:
- Jornada do cliente;
- Funil de vendas.
Jornada do cliente
A jornada do cliente é uma tentativa do marketing moderno para se colocar na pele do consumidor e conceber um sistema organizado de sua trajetória.
Ou seja, o que o impulsiona à compra do momento em que ele sequer conhece uma marca até o fechamento do negócio.
Ela segue as etapas:
- Aprendizado e descoberta;
- Reconhecimento do problema;
- Consideração da solução;
- Decisão de compra
Com as divisões de estágios que compõem a jornada do cliente, é possível elaborar estratégias para reduzir as barreiras que o impedem de realizar a conversão final.
Saiba mais neste artigo da Conversion sobre a jornada do consumidor.
Funil de vendas
Simultaneamente à jornada do cliente, mas não exatamente em paralelo, ocorre o funcionamento do funil de vendas (também conhecido como funil de marketing). Essa é a metodologia utilizada do outro lado do espelho, o que as empresas realizam para acompanhar a trajetória digital do consumidor.
Em resumo, é uma representação visual do processo de vendas realizado pelas organizações para se adequar aos hábitos e costumes de seus compradores. Sua versão básica se apresenta da seguinte maneira:
- Atrair;
- Converter;
- Fechar o negócio;
- Fidelizar.
Flywheel de marketing
Criado pela Hubspot, trata-se de um modelo conceitual que representa o ciclo contínuo de atração, conversão e retenção de clientes. Ele tem o objetivo de impulsionar o crescimento sustentável dos negócios.
Inspirado no conceito de energia cinética, onde a força é acumulada ao longo do tempo e gera movimento contínuo, o Flywheel enfatiza a importância de oferecer uma experiência excepcional ao cliente em todos os estágios do ciclo de vida.
Ao contrário do tradicional funil de vendas, onde o foco está na conquista de novos clientes, o Flywheel reconhece que o sucesso de uma empresa depende não apenas da aquisição de novos clientes. Ele passa também pela capacidade de encantar e reter os clientes existentes:
Outbound Marketing
Outbound marketing é o nome dado às estratégias tradicionais de marketing. É o modelo em que as empresas agem de maneira mais ativa na busca por novos clientes e são responsáveis pelo primeiro contato com o cliente.
Apesar de tudo que foi dito sobre as ações de inbound, existem táticas de outbound que ainda são aplicáveis no ambiente virtual, principalmente em empresas que possuem um alto ticket médio. Ou seja, tem caixa para investir dentro das principais plataformas de anúncios.
Você pode usar estratégias de outbound para:
- Cold outreach digital: mensagens no LinkedIn ou WhatsApp para prospects qualificados;
- Anúncios direcionados: campanhas em Google Ads, Meta Ads ou LinkedIn Ads, usando dados demográficos e comportamentais para impactar decisores;
- Retargeting agressivo: reengajar usuários que visitaram o site, mas não converteram, com ofertas exclusivas;
- Eventos híbridos: webinars patrocinados ou participação em feiras online, combinando alcance global com interação personalizada.
Account-based Marketing (ABM)
Na era da hiper-personalização, não há limites para a customização das ações realizadas no Marketing Digital. Pensando nisso, foi criado o account-based marketing, estratégia que concentra todos os esforços em contas específicas de alto valor.
Para tal, são identificados potenciais clientes que se encaixam no perfil de cliente ideal. Os critérios podem variar: receita, orçamento, grau de interesse, número de funcionários ou fit cultural, por exemplo.
A partir daí, são aplicadas as técnicas de Marketing Digital já mencionadas, mas direcionadas a companhias ou nichos.
Branding
O branding é uma vertente do marketing tradicional que toma conta da construção e gestão da marca. No mundo digital, porém, sua relevância permanece intacta. Afinal de contas, trata-se de um dos principais influenciadores para que o cliente opte por uma ou outra solução para seus problemas.
Apesar dos elementos de design fazerem parte da identidade de uma empresa, há muitos outros fatores, muitas vezes intangíveis, que a compõem.
O branding representa a essência de uma empresa, seus valores, sua personalidade. “Produtos são feitos em uma fábrica, mas marcas são criadas na mente”, diz Walter Landor, um dos pioneiros do conceito.
Se você se interessa pelo assunto, a Conversion tem um posicionamento sólido sobre branding e sua importância para o momento atual do mercado. Leia mais no artigo sobre Brandgrowth!
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Growth Marketing
Growth marketing é o termo utilizado para se referir à aplicação de estratégias data-driven ao Marketing Digital. Ou seja, a prática da utilização de dados para tomar decisões. Por consequência, é baseado na experimentação.
Essa vertente é utilizada em todas as demais, de maneira integrada ou dividida por etapas dentro do funil de vendas. De modo geral, segue um ciclo de melhoria contínuo que funciona em quatro fases:
Customer Success
Customer success (ou sucesso do cliente) é uma abordagem centrada no cliente que se concentra em garantir que os clientes alcancem os resultados desejados ao usar os produtos ou serviços de uma empresa.
Como vertente do Marketing Digital, vai além da simples venda e se estende ao longo de toda a jornada do cliente, visando maximizar sua satisfação, retenção e fidelidade.
Quem são os profissionais do Marketing Digital?
O Marketing Digital é um ecossistema plural, onde profissionais de diferentes habilidades e expertises se unem para impulsionar resultados.
Com a mentalidade data-driven como base, as funções variam de estratégicos a técnicos, muitas vezes se sobrepondo em um mercado que exige adaptação constante.
Em cargos estratégicos temos CEO, CMO e Diretor de Marketing Digital (definem visão e alinham metas ao negócio).
Enquanto especialista, temos cargos como:
- Analistas de SEO;
- Analistas de Conteúdo;
- Analistas de Mídia Paga ou Performance;
- Analista de mídias sociais;
- Analistas de e-mail marketing ou CRM.
Por que investir em Marketing Digital?
Nos dias de hoje, em que a presença online é pré-requisito para o sucesso de qualquer negócio, o Marketing Digital se tornou fundamental mesmo para empresas que não vendem online.
Mas, se você precisa de mais detalhes para defender o investimento, separamos alguns motivos. Confira!
Alcance
O Marketing Digital oferece às empresas a oportunidade de alcançar um público mais amplo do que os métodos tradicionais de marketing. Através de estratégias, as marcas podem se posicionar diante de potenciais clientes em escala global.
Competitividade
A internet facilita e encurta a conexão com quem importa. Mas, ao mesmo tempo, também cria uma competição. E é neste momento que as empresas que adotam ações de marketing online têm uma vantagem significativa sobre aquelas que não o fazem.
Também é possível acompanhar de perto as atividades dos concorrentes e ajustar as estratégias de acordo com as tendências do mercado.
Segmentação
Embora o alcance possa ser potencializado na internet, a segmentação é uma ferramenta poderosa que permite às empresas direcionar suas mensagens e campanhas para públicos específicos. Para isso, são utilizados critérios demográficos, comportamentais e psicográficos.
Ou seja, a comunicação pode ser direcionada a públicos específicos. Isso aumenta sua eficiência e, ao mesmo tempo, pode aumentar o ROI das aplicações.
Mensuração
Uma das vantagens mais marcantes do marketing digital é a capacidade de mensurar com precisão o desempenho das campanhas e atividades. Diferentemente dos métodos tradicionais de marketing, nos quais é difícil determinar o retorno sobre o investimento de forma objetiva.
Além disso, oferece uma variedade de ferramentas e métricas que permitem às empresas avaliarem o sucesso de suas iniciativas. E com isso, fazerem os devidos ajustes ao longo das campanhas.
Custo-benefício
Na maioria dos casos, o marketing online oferece uma relação custo-benefício melhor quando comparado aos métodos tradicionais. Isso se deve ao fato de que anúncios em televisão, rádio ou jornal costumam exigir investimentos consideráveis.
Já o marketing digital permite que empresas de todos os tamanhos alcancem seu público-alvo com orçamentos mais modestos. Porém, para isso, é preciso ter a estratégia certa.
Engajamento
A internet proporciona um ambiente ideal para o engajamento ativo entre as empresas e consumidores. Esse engajamento não apenas fortalece os laços entre a marca e o cliente, mas também cria uma sensação de comunidade em torno da marca.
As interações estreitam os laços e aumentam as chances de se estabelecer relacionamentos duradouros. Na era das redes sociais, uma marca que tem fãs será muito beneficiada pelo conteúdo orgânico gerado por esses consumidores.
Fidelização
O marketing na internet não se limita à aquisição de novos clientes, mas também desempenha um papel fundamental na fidelização. Após a conversão, é essencial manter um relacionamento contínuo e significativo para garantir um melhor LTV.
O Marketing Digital do futuro
O Marketing Digital possui uma inegável relação com a inovação. Frequentemente, a área passa por transformações resultantes da mudança de paradigmas, criação de novas metodologias ou o surgimento de tecnologias.
À medida que avançamos em direção ao futuro, as empresas se adequam. Compreender cada tendência de marketing é essencial para conhecer as abordagens que podem impactar as ações online:
Inteligência Artificial
A integração da Inteligência Artificial (IA) no marketing digital revolucionou a maneira como as marcas interagem com o público. Por meio de algoritmos, a IA analisa grandes volumes de dados em tempo real, identificando padrões de comportamento, preferências e tendências.
E com a chegada de chatbots como ChatGPT, a inteligência artificial torna-se cada vez mais importante para o marketing. Tanto que 72% das empresas do mundo já usam IA, afirma a pesquisa da McKinsey.
Se você quer aprender a utilizar as principais inteligências artificiais do mercado nas suas campanhas de marketing de forma prática e direta, a Conversion tem um curso gratuito sobre isso.
Realidade Virtual e Realidade Aumentada
Ao utilizar tecnologias RV e RA, as empresas podem criar ambientes virtuais onde os consumidores podem interagir com produtos e serviços de uma forma totalmente nova.
Isso permite que as marcas ofereçam demonstrações de produtos, tours virtuais de lojas e experiências de marca únicas que se destacam na mente dos consumidores. Além disso, vêm sendo explorada em eventos de marketing, como feiras comerciais e lançamentos, oferecendo aos participantes uma experiência imersiva e memorável.
Hiper-segmentação
A hiper-segmentação é uma abordagem avançada de segmentação de mercado que visa dividir os consumidores em grupos ainda mais específicos. Para isso, são utilizados como base características detalhadas e comportamentos individuais.
Ao utilizar dados demográficos, comportamentais e de preferências, as marcas podem criar campanhas de marketing altamente customizadas. E dessa forma, direcionadas a grupos de consumidores altamente específicos.
Com isso, as marcas podem criar conexões mais profundas com seus públicos-alvo, aumentando a fidelidade do cliente e impulsionando o crescimento dos negócios.
Busca conversacional
A busca conversacional é uma abordagem inovadora que reflete a evolução dos mecanismos de busca em direção a interações mais naturais e fluidas. E já está acontecendo!
A busca conversacional difere dos tradicionais mecanismos de busca, que exigem consultas específicas e muitas vezes fragmentadas. Ela permite que os usuários interajam com os sistemas de busca de forma semelhante a uma conversa humana — principalmente com buscadores com IA.
Esses sistemas são impulsionados pela tecnologia de inteligência artificial generativa, que pode compreender e responder a consultas em linguagem natural. O que também inclui buscas por voz.
Metaverso
O termo “Metaverso” descreve um ambiente virtual tridimensional persistente, criado pela convergência de mundos virtuais, realidade virtual e tecnologias imersivas.
No Metaverso, os usuários podem interagir entre si e com objetos digitais de maneira semelhante à vida real, criando e participando de experiências compartilhadas.
Esse conceito está se tornando cada vez mais relevante no Marketing Digital, à medida que as marcas exploram novas formas de engajar os consumidores em ambientes virtuais.
Exemplos de Marketing Digital
Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de avaliação de estratégias executadas por outras empresas. Isso permite uma percepção do que funciona e do que não trouxe resultados positivos.
Para tal, são definidos dois tipos de análise:
- Análise de concorrência: observação precisa de estratégias, serviços e práticas de marketing de concorrentes diretos e indiretos;
- Benchmark: checagem frequente de práticas realizadas por empresas líderes no setor.
Red Bull
Quem não conhece o jargão “Red Bull te dá asas”? A Red Bull é uma marca de bebidas energéticas com uma presença muito forte no meio esportivo e suas estratégias de marketing fogem do usual.
Ela foca na promoção de eventos mirabolantes e criativos. Um exemplo é a campanha que levou um homem ao espaço de balão para o mesmo saltar de paraquedas.
A Red Bull patrocina vários eventos esportivos radicais, além de ter sua própria produtora de conteúdo. É um exemplo no que diz respeito a posicionamento de marca e comunicação de seus valores.
Canva
Canva é uma ferramenta de design gráfico que democratizou a criação de designs variados para todos. Ela conta com milhares de templates, imagens gratuitas e ilustrações que seus usuários podem usar para criar posts para redes sociais e outros canais.
O Canva faturou US$1 bi em 2022 e já vale bilhões no mercado. A ferramenta é inovadora, mas existem várias outras com as mesmas funções, o que diferenciou a empresa foi sua estratégia de marketing.
76% de seu tráfego é direto e 16% de SEO. Sua estratégia consiste basicamente em resolver um problemão no marketing: fazer pequenas artes para o dia a dia de forma prática e rápida. Em seu blog, a Conversion fez uma análise completa dessas ações.
Para ajudar as pessoas no processo de criação, a empresa investiu em conteúdos de começo da jornada de compra do consumidor, provavelmente seguindo um passo a passo parecido com esse:
- Pesquisar os termos que as pessoas buscam quando querem criar um design, como “criar logo” e “criar memes”;
- Otimizar suas páginas para cada um desses termos;
- Trabalhar as otimizações de SEO nessas páginas para que apareçam nos primeiros resultados do Google.
Airbnb
A empresa de aluguel de curto prazo de imóveis, Airbnb, bateu recorde de vendas no final de 2022, em grande parte por uma mudança na sua estratégia de marketing:
- Redução de custos em busca paga, com alta concorrência;
- Aumento de investimento em PR e branding.
Seu tráfego de SEO dobrou de 2019 até o final de 2022, com tráfego não-pago representando 88,39% de todo seu tráfego na web!
Ou seja, investindo em autoridade de marca e uma boa estratégia de SEO, a empresa conseguiu reduzir os custos com anúncios e se tornar mais rentável.
SHEIN
A SHEIN é uma varejista chinesa de fast fashion que está bombando nos últimos anos, se tornando uma potência na indústria de moda.
Já é a terceira startup mais valiosa do mundo com valor de mercado de US$100 bilhões. No Brasil, a empresa tem forte presença digital com seu e-commerce, saltando rapidamente para o sétimo maior e-commerce por aqui.
Alguns fatores que fizeram a SHEIN chegar onde chegou:
- Além do seu modelo de negócio econômico e eficiente, a SHEIN investe pesado em influenciadores digitais como a Anitta, para que mostrem seus produtos;
- O seu app também conta com uma estratégia otimizada de UX para manter os usuários engajados e comprando;
- A empresa também trabalha muito bem o gatilho mental de escassez com seus consumidores, com seção dedicadas a ofertas especiais com tempo limitado, o que incentiva as vendas.
Como aprender mais sobre Marketing Digital
O primeiro passo para aprender sobre marketing digital você já deu: acessou nosso conteúdo. E para continuar sua jornada de aprendizado, veja o que pode te ajudar:
Cursos de marketing digital gratuitos
Na Conversion Academy, você domina o Marketing Digital do básico ao avançado — com cursos gratuitos e pagos, teóricos e práticos. Olha só o que você pode cursar:
- Growth Marketing Essencial;
- Marketing Orgânico;
- Estratégia de SEO para Conteúdo;
- Gravações do SEO Summit.
E tem muito mais, viu? Acesse a Conversion Academy para mais detalhes.
Livros sobre marketing digital
Para aprender as melhores práticas e acompanhar as inovações desta área em constante evolução, outra dica de ouro é investir em obras de referência:
Marketing 6.0 – Philip Kotler
Neste livro, o “pai do marketing” atualiza suas teorias para a era digital, explorando como a tecnologia redefine a jornada do cliente.
Story Brand – Donald Miller
Focado em storytelling, este livro ensina a estruturar mensagens claras que conectam emocionalmente com o público.
Desmarketize-se – João Branco
Autor best-seller e um dos maiores marketeiros do Brasil, João Branco compartilha sua experiência dos últimos 25 anos de carreira e traz um novo olhar sobre marketing.
Gatilhos Mentais – Gustavo Ferreira
Nessa obra, o autor explica como aplicar na prática 32 “gatilhos” no seu negócio, indo muito além de uma simples comunicação de vendas.
Faça Marketing Digital na sua empresa
O Marketing Digital oferece um leque de oportunidades para todas as empresas e orçamentos. No mundo atual, em que as pessoas vivem boa parte das suas vidas, interagindo, pesquisando e realizando compras na web, é indispensável manter uma presença sólida para lidar com clientes e prospects.
Mas lembre-se: não há uma receita pronta, que funcione para todos os negócios. Porém, as inúmeras possibilidades e canais permitem a realização de testes para chegar a um resultado satisfatório.
Além disso, o Marketing Digital é marcado pela constante mudança e evolução. Então é preciso estar sempre atualizado e aberto às mudanças que serão necessárias ao longo das suas campanhas.
Esperamos que, com este guia, você esteja apto a executar tais estratégias e descobrir qual delas funciona melhor com o seu público. Nunca esqueça que a estratégia perfeita não existe dentro do Marketing Digital, o que existe são testes e campanhas pontuais com foco no resultado desejado.