O Google lançou o November 2023 Core Update, uma atualização importante que pode impactar o desempenho dos sites nos resultados de pesquisa. Este é o quarto Core Update do ano e tem algumas nuances importantes que os criadores de conteúdo e proprietários de sites precisam entender.
O que é Core Update?
Os Core Updates são alterações ou melhorias nos algoritmos já existentes nos sistemas do Google, como BERT, MUM, entre outros.
Embora o Google esteja constantemente atualizando o seu algoritmo, essas melhorias são implementadas em larga escala, com potencial de impactar muitos sites ao redor da Web, independente do idioma.
Devido a esta proporção, o Google sempre anuncia quando um Core Update está no ar, pois dependendo do que foi atualizado no algoritmo, sites e páginas podem perder ou ganhar tráfego orgânico. É sempre um momento de muita tensão na comunidade de SEO.
Novidades do November Core Update
De acordo com o Google, esta atualização principal envolve “uma melhoria em um sistema diferente da atualização do mês passado“. O Google enfatiza que as diretrizes para atualizações principais são as mesmas para ambas.
O Google também lançou nesta semana uma atualização em seu sistema de avaliações e anunciou que, a partir desse momento, não realizará mais notificações periódicas sobre aprimoramentos nesse sistema, uma vez que essas melhorias passarão a ocorrer regularmente.
Para obter mais detalhes sobre a nova atualização principal e a próxima atualização de avaliações, o Google publicou uma seção de perguntas e respostas mais detalhada.
Qual a diferença entre um novo algoritmo e atualização de algoritmo?
O Google esclareceu a diferença entre um novo algoritmo, também conhecido como “sistema”, e uma atualização de algoritmo (Core Update). Um “sistema” refere-se a um novo fator de classificação da página de resultados do mecanismo de pesquisa, como BERT, PageRank, Page Experience e Helpful Content System. Por outro lado, uma atualização de algoritmo é uma melhoria em fatores existentes avaliados pelo Google.
Em essência, um novo sistema introduz novos elementos nas classificações, enquanto uma atualização aprimora os sistemas de classificação existentes.
Por que o Google faz atualizações?
O Google enfatiza que usa sistemas automatizados para classificar os resultados de pesquisa, mas esses sistemas não são perfeitos. Portanto, a empresa está constantemente buscando maneiras de aprimorá-los para exibir resultados melhores.
Por que isso é importante
Sempre que o Google atualiza seus algoritmos de classificação de pesquisa, o desempenho dos sites nos resultados de pesquisa pode ser afetado. Conhecer as atualizações ajuda a entender se as mudanças são resultado de ações tomadas em seu site ou de alterações feitas pelo Google em seus sistemas.
É essencial acompanhar as análises e as classificações nas próximas semanas.
No entanto, devido ao Spam Update, que está sendo implementado simultaneamente, pode ser desafiador isolar qual atualização de fato afetou o seu site.
O que fazer se meu site for impactado?
“Provavelmente não haverá nada a fazer para a maioria dos criadores de conteúdo que já estão trabalhando para criar conteúdo útil, confiável e que prioriza as pessoas”, disse o Google.
A Central de Pesquisa do Google e seus canais de comunicação continuam na mesma tecla: seu sistema priorizará, cada vez mais, os conteúdos úteis.
Os últimos Core Updates do Google
O último Core Update aconteceu em Outubro, e ficou conhecido como October 2023 Core Update. Três meses antes, foi lançado o August 2023 Core Update, e no início do ano também tivemos o March 2023 Core Update.
Google Search Status Dashboard.
Já em 2022, tivemos o September Core Update e May 2022 Core Update.
Em 2021, foram lançados três Core Updates em 2021: November 2021 Core Update, July 2021 Core Update e June 2021 Core Update, assim como em 2020, onde também houveram três grandes mudanças: December 2020 Core Update, May 2020 Core Update e January 2020 Core Update.