O Google acaba de anunciar o October 2023 Core Update, atualização focada em melhorar o algoritmo do buscador. A implementação deve chegar ao fim em até duas semanas.
Apenas um dia após o anúncio do October 2023 Spam Update, o Google anunciou uma nova atualização do seu algoritmo na quinta-feira, dia 5. O anúncio surpreendeu não só por ser concomitante com o Spam Update, mas também por ser a quarta atualização dentro dos últimos três meses:
O Core Update afeta todos os sites globalmente, independente do idioma. Também não foi informado quais melhorias estão sendo implementadas pela, no entanto, sabemos que influencia os fatores de ranqueamento e, consequentemente, os rankings. Melhor ficar de olho!
O que é Core Update?
O Core Update, ou Atualização Principal, são alterações ou melhorias nos algoritmos já existentes nos sistemas do Google, como BERT, MUM, entre outros.
Embora o Google esteja constantemente atualizando o seu algoritmo, essas melhorias são implementadas em larga escala, com potencial de atingir muitos sites ao redor da Web, independente do idioma.
Devido a esta proporção, o Google sempre anuncia quando um Core Update está no ar, pois dependendo do que foi atualizado no algoritmo, sites e páginas podem perder ou ganhar tráfego orgânico. É sempre um momento de muita tensão na comunidade de SEO.
Qual a diferença entre um novo algoritmo e atualização de algoritmo?
Em novembro de 2022, o Google anunciou o seu Guia de Sistemas de Classificações para unificar o conhecimento compartilhado durante os últimos anos sobre a Pesquisa Google. No guia, a empresa trouxe um ponto muito importante: a diferença entre novo algoritmo (também podemos chamar de “sistema”) e atualização de algoritmo.
Mas o que significam esses termos? O termo “sistema” se refere a um novo fator de ranqueamento da SERP, como o BERT, PageRank, Page Experience e Helpful Content System, por exemplo. Já a atualização de algoritmo (Core Update) é uma melhoria ao que já existe entre os fatores avaliados pelo Google.
No episódio do Search Off The Record, Danny Sullivan afirma:
“Quando falamos sobre uma atualização, significa que um sistema (algoritmo) específico foi revisado e melhorado de uma maneira que acreditamos que proporcionará melhores resultados.”
Como a atualização de outubro vai impactar os sites?
Não é possível afirmar exatamente quais serão os impactos a partir da atualização de outubro.
Na plataforma X, questionaram no post se há algum foco nesta atualização. O Google respondeu que, como sempre, um Core Update tem o objetivo de melhorar o funcionamento do ranking. Ou seja: nada novo sob o sol.
O que fazer se meu site for afetado pelo October 2023 Core Update?
Como há duas atualizações rolando, ao notar qualquer impacto no seu site, é preciso analisar bem todo o contexto e avaliar qual das atualizações causou o impacto.
De forma mais objetiva, se houver spam no seu site, você poderá notar algum impacto a partir do October 2023 Spam Update. Se não houver spam e mesmo assim seu site for impactado, então o October 2023 Core Update pode ser o responsável.
Agora, o que fazer se o site for afetado?
Conforme os documentos do Google, sites que perderam grandes atualizações não violaram nenhuma das diretrizes do mecanismo de busca, apenas perderam espaço para páginas melhores e mais satisfatórias aos usuários. Este cenário é diferente da atualização de um sistema específico, como o Link Spam Update.
Por isso, a orientação do Google é avaliar as páginas do seu site que tiveram posicionamentos perdidos para entender o que pode ter acontecido. Neste momento, você deve analisar a qualidade do seu conteúdo fazendo perguntas como:
- As informações, relatos, pesquisas e análises presentes aqui são originais?
- O conteúdo apresenta informações relevantes sobre o tema?
- Você copiou ou reescreveu a partir de outro texto, ou o conteúdo é de autoria própria?
- O conteúdo é bem escrito e não apresenta erros de ortografia?
- Quando comparado a outros conteúdos da SERP, o seu se sobressai?
- O conteúdo foi escrito para mecanismos de busca ou para pessoas?
- A página tem muitos anúncios, tornando a experiência do usuário negativa?
- A página funciona bem em dispositivos móveis?
- O conteúdo da página foi produzido em massa ou está espalhado em muitos sites?
- A fonte de autoria do texto é confiável?
- O conteúdo é escrito por especialistas ou pessoas que conhecem bem o tema?
- Os dados contidos no conteúdo podem ser facilmente checados?
Além disso, avaliar questões relacionadas ao E-E-A-T são essenciais, principalmente se o seu site estiver na categoria YMYL (Your Money Your Life).
Em relação ao tempo para se recuperar de um Core Update, o Google afirma que em alguns casos a classificação dos conteúdos afetados só melhore após um novo Core Update, isso se os ajustes necessários forem implementados.
O que sabemos sobre o October 2023 Core Update
Desde o anúncio, a comunidade de SEO tem feito perguntas sobre a atualização de outubro. Com um pouco mais de uma semana do September 2023 Helpful Content Update e com o Spam Update rolando, é claro que surgiram dúvidas em relação à quantidade de atualizações.
Até então, o Google negou se tratar de um rollback do Helpful Content Update, processo de reversão de atualizações, mas confirmou que sim, o Core Update pode aprimorar ainda mais o algoritmo do sistema — assim como de todos os outros:
Vale recordar também do episódio do Search Off The Record, lançado em agosto, que trata sobre as atualizações de algoritmo. No episódio, eles reforçaram a importância das atualizações e que, acredite se quiser, elas nem sempre são importantes para o seu site — afinal, essas atualizações são globais.
Em relação às quedas de posicionamento após um Core Update, Danny Sullivan foi claro:
“Se você percebeu uma mudança depois que um sistema foi lançado ou uma atualização realizada, então isso provavelmente é um sinal de que talvez você não esteja tão alinhado quanto deveria com o que esses sistemas estão buscando — com o que o Google geralmente tenta buscar. Então, reveja este conselho, e talvez isso te ajude a se alinhar com esses sistemas.”
Por enquanto, o sensor do Semrush também indica pouca movimentação na SERP. Agora, quando segmentamos por categorias, podemos observar uma volatilidade maior em Compras, Notícias, Esportes e Casa e Jardim.
Os últimos Core Updates do Google
O último Core Update aconteceu há pouco menos de três meses e ficou conhecido como August 2023 Core Update. Início do ano também tivemos o March 2023 Core Update. Já em 2022, tivemos o September Core Update e May 2022 Core Update.
Em 2021, foram lançados três Core Updates em 2021: November 2021 Core Update, July 2021 Core Update e June 2021 Core Update, assim como em 2020, onde também houveram três grandes mudanças: December 2020 Core Update, May 2020 Core Update e January 2020 Core Update.