De acordo com a pesquisa realizada pela Conversion para a criação do Relatório de Tendências de Marketing 2025, o mercado brasileiro investe 74% do orçamento de marketing em áreas ligadas à performance de curto prazo.
Por outro lado, apenas 26% dos investimentos são direcionados à construção de marca no longo prazo. Os dados demonstram um crescimento de 4,2% entre 2024 — em que o investimento em estratégias de curto prazo era de 71% — e 2025.
Mas é preciso observar que o Brasil parece estar seguindo uma tendência mundial. De acordo com um relatório do The CMO Survey, 68% do orçamento de marketing das empresas dos EUA é destinado a ações de curto prazo.
É preciso reforçar que o investimento desmedido em performance pode – e muito provavelmente irá – levar a uma dependência de mídia paga para a geração de resultados. Como já é notório, os anúncios pagos se tornam gradualmente mais caros, o que pode torná-los inacessíveis para muitas empresas no médio prazo.
Por isso, é preciso buscar soluções pautadas no equilíbrio entre construção de marca e estratégias de conversão de curto prazo. E para isso, a metodologia Brandgrowth — como veremos a seguir — se torna indispensável.
Desequilíbrio nos investimentos: 74% do orçamento de marketing é destinado para ações de curto prazo
Aproximadamente 74% dos investimentos em marketing das empresas brasileiras é direcionado para áreas mais ligadas à performance de curto prazo. Os dados do Relatório de Tendências de Marketing 2025 confirmam que a Mídia paga e canais voltados – tradicionalmente – ao fundo de funil são os que mais recebem investimentos.
Enquanto isso, os canais mais ligados ao Branding recebem apenas 26% dos investimentos de marketing. A conclusão lógica é de que há um grande desequilíbrio entre o que é visto como prioridade para o mercado brasileiro.
As empresas americanas também investem mais no curto prazo
A tendência ao desequilíbrio dos investimentos em marketing não é exclusividade do mercado brasileiro. De acordo com a pesquisa realizada pela The CMO Survey, 68,8% do orçamento de marketing das empresas dos Estados Unidos é destinado a estratégias de performance a curto prazo. Por outro lado, as estratégias de construção da marca recebem apenas 31,2% dos investimentos.
E assim como visto no cenário nacional, nos EUA, houve um aumento entre a disparidade dos investimentos entre 2023 e 2024. Entre os dois anos, o investimento em performance das empresas estadunidenses subiu de 60% para 68,8%. No Brasil — como visto anteriormente — o número avançou de 71% para 74% entre 2024 e 2025.
O mercado entende que precisa construir marcas fortes
O Relatório de Tendências de Marketing 2025 apontou que houve um estreitamento entre a relação Branding x Growth dentro do mercado brasileiro. 87,6% das empresas reconhecem a importância do alinhamento das estratégias de construção de marca e performance. No Relatório passado, o número era de 85,2%.
Esse crescimento reflete a preocupação do mercado com abordagens mais sustentáveis, antevendo o investimento crescente da maioria das empresas em mídias pagas e redes sociais. Conforme essas plataformas ficam cada vez mais saturadas, impulsionadas pelo aumento da concorrência, o CAC cresce enquanto o ROI diminui.
O investimento desmedido em estratégias de curto prazo, como a mídia paga — embora eficiente em gerar leads no imediato — traz desafios financeiros para as empresas. E muitos desses desafios não serão sentidos imediatamente, o que pode passar uma falsa impressão de que essa é uma prática sustentável a médio e longo prazo.
Marcas fortes geram engajamento
Com o aumento da presença de marcas nas redes sociais, há uma dificuldade crescente de se destacar e gerar engajamento. Criar uma marca que se comunica genuinamente com seus consumidores se tornou uma prioridade dos times de marketing. E para isso, é necessário proporcionar experiências positivas em todos os pontos de contato dos usuários com a marca.
Ainda assim, o Relatório de Tendências de Marketing 2025 aponta que 30,4% das empresas enfrentam desafios para construir uma comunidade engajada — uma dificuldade que tende a crescer com o passar do tempo e aumento do investimento nas redes sociais.
Brandgrowth e investimentos de marketing mais equilibrados
O que podemos perceber é que há uma vontade do mercado de estreitar a relação entre as áreas de Branding e Growth – como os dados da pesquisa mostraram. Porém, a demanda por resultados de curto prazo é a realidade da maior parte dos times de marketing — e não apenas os brasileiros, como pudemos observar.
Por isso, o mercado vive a tensão entre buscar uma alternativa mais sustentável e o principal obstáculo – a necessidade de resultados rápidos. Os dados apresentados ao longo do artigo confirmam mais uma vez a necessidade de estratégias voltadas a um crescimento sustentável e equilibrado.
Por isso, o Brandgrowth ganha cada vez mais destaque, unindo reputação e performance — para posicionar a marca como o principal canal de aquisição. É o princípio de Growth aplicado ao crescimento da marca. A metodologia Brandgrowth prioriza a criação de marcas interessantes, desejadas e facilmente acionáveis – ou seja, buscadas pelos usuários.
Em outras palavras, focar na performance da marca, não de canal, para vender mais..A partir disso, sua empresa poderá crescer de maneira contínua, mensurável e sustentável – o que é o objetivo do Brandgrowth.