No final de 2022, o Google surpreendeu a comunidade de SEO com o lançamento de uma ferramenta muito esperada: o Painel de status da Pesquisa Google. Saiba mais detalhes aqui!
Há algum tempo, o buscador prometia uma ferramenta em que profissionais de SEO poderiam conferir o status da Pesquisa Google, ou seja, se os serviços de rastreamento, indexação e servidor do mecanismo de busca estão funcionando como deveriam.
O objetivo do Google com o lançamento é tornar a comunicação com a comunidade mais transparente sobre os problemas que podem afetar os seus produtos.
O que é o painel de status da Pesquisa Google?
O painel de status da Pesquisa Google é uma ferramenta que mostra, em tempo real, informações sobre o status dos principais serviços do buscador, que são: rastreamento, indexação e servidor.
No painel, o Google fornece informações dos serviços nos últimos sete dias. Você pode acessar o painel aqui: https://status.search.google.com/
Dessa forma, quando um problema for identificado, será informado no painel:
- A detecção do problema;
- Investigação;
- Acompanhamento;
- Mitigação ou correção do problema inicial.
A seguir, entenda o que cada uma dessas etapas significa.
Detecção do problema
Segundo o Google, o monitoramento do buscador acontece de duas formas: por indicadores internos e feedback da comunidade. Ou seja, se um site está passando por um problema e a equipe detecta ser algo generalizado e afeta outros sites, o painel será atualizado.
Em uma resposta no Twitter, John Mueller reforçou que só aparecerá no painel se o problema estiver afetando um grande número de sites da Pesquisa Google. Assim, o painel poderá exibir os status:
Investigação
Aqui, a equipe de engenharia investiga o problema que está afetando a Pesquisa Google.
Acompanhamento
Para a comunidade não ficar no escuro sobre o que está acontecendo, a equipe de Relações Públicas, responsáveis pela comunicação sobre a Pesquisa Google, irá compartilhar atualizações, que podem ser:
- Mais informações sobre o problema, tal como a região afetada ou escala;
- Cronograma com datas;
- Progresso em relação ao ajuste ou correção do problema.
Mitigação ou correção
O Google só deve sinalizar que o problema foi resolvido quando tiver 100% certeza sobre sua eliminação. Por isso, enquanto o problema estiver rolando, outra equipe será responsável por tentar reduzir o impacto dos efeitos gerados para os proprietários de sites.
Quando devo usar o painel de status da Pesquisa Google?
Se você está observando uma dificuldade de indexação ou rastreamento do seu site, antes de iniciar uma investigação mais profunda a dica é acessar o painel de status. Isso porque outros sites podem estar sendo afetados igualmente e, neste caso, só resta aguardar a solução do Google.
No entanto, caso esteja tudo bem no painel de status, o indicado é acessar o seu Google Search Console e investigar dentro das suas funcionalidades.
Além disso, o Google possui o Search Central Help Community, uma central de ajuda focada na Busca. Na central, você pode pesquisar pelo problema que está enfrentando ou até mesmo descrever o que está acontecendo para outros profissionais de SEO ou a própria equipe do Google te ajudar.
Por quanto tempo fica o histórico do painel?
Conforme informado pelo Google, os problemas listados no painel ficarão disponíveis por cinco anos no histórico de acordo com o serviço. Você pode acessar aqui: https://status.search.google.com/summary
Últimas atualizações do Google
2022 foi um ano recheado de novidades na Pesquisa Google, e todas elas foram divulgadas aqui no blog da Conversion! Confira as principais: