As palavras de transição são utilizadas no SEO para melhorar a escaneabilidade do texto, pois unem frases e parágrafos, oferecendo uma boa experiência de leitura na página ao usuário.
Se você usa ou já usou o Yoast, deve conhecer as palavras de transição, afinal, o termo se tornou mais conhecido a partir das recomendações do famoso plugin utilizado por muitos profissionais de Marketing e SEO.
Mas se quiser entender melhor do que se trata e como usá-las para melhorar a sua redação, continue aqui! Vamos falar sobre o impacto em SEO e na experiência do usuário ao ler os seus textos.
O que são palavras de transição?
No Português, o termo “palavras de transição” foi criado para se referir a palavras que trazem a ideia de continuidade, tempo, conclusão, começo e conformidade. Ou seja, elas conectam ideias e frases, sendo essenciais na hora da leitura de conteúdo.
Para que servem as palavras de transição?
O objetivo das palavras de transição é dar sentido a frases e parágrafos através de conectivos. O termo está previsto entre as regras gramaticais e define se um texto possui coerência e coesão em suas ideias.
Sendo assim, as palavras de transição ajudam:
- A compreender a ideia que o texto quer passar;
- Entender quando existe uma introdução, comparação, oposição e conclusão;
- Auxilia na legibilidade do texto, uma vez que existem palavras-chave que retornam a uma ideia;
- Proporcionam fluidez e organização textual.
Qual a importância das palavras de transição para SEO?
Para construir conteúdos textuais para SEO, é preciso ter excelentes conhecimentos da língua escrita e suas regras. Isso porque, nas diretrizes do Google, há um tópico específico sobre a criação de conteúdos úteis e de qualidade, avaliadas no Helpful Content System.
Entre as perguntas que o Google recomenda ao proprietário do site fazer, estão:
- O conteúdo apresenta problemas de ortografia ou estilo?
- O conteúdo é bem produzido ou parece ter sido feito às pressas ou com pouco cuidado?
- O conteúdo é produzido em massa ou de maneira terceirizada por muitos criadores? Ele está espalhado por uma grande rede de sites? Esses fatores costumam fazer com que a produção de páginas e sites específicos seja menos cuidadosa.
Por isso, podemos concluir que as palavras de transição são importantes para SEO no sentido de tornar os textos mais legíveis, escaneáveis e respeitando as normas de Português, quando for o caso. Afinal, isso terá um impacto direto na experiência do usuário com a sua página.
Como as palavras de transição ajudam no ranqueamento?
As palavras de transição não possuem uma relação direta com o ranqueamento de uma página. Na verdade, por serem importantes para SEO, enquanto especialistas entendemos que quanto melhor escrita e satisfatória ao usuário, maior será a sua chance da página subir de posicionamento na SERP.
Além disso, as palavras de transição, por tornarem os textos agradáveis para a leitura e mais entendíveis, podem impactar no tempo de página do usuário e na taxa de rejeição, métricas que se relacionam com o engajamento do usuário na página.
Portanto, apesar do Yoast avisar quando não há palavras de transição o suficiente, isso não deve ser uma preocupação se você tiver certeza que o conteúdo está bem escrito e legível para qualquer pessoa que possa encontrá-lo.
Lembre-se que o plugin é apenas uma ferramenta para ajudar você a criar páginas otimizadas para SEO, mas não deixa de ser um robô. A avaliação de uma pessoa, nesses casos, faz toda a diferença.
Como usar as palavras de transição SEO em seu site?
Se você tem dificuldades na hora de utilizar as palavras de transição, tá tudo bem! Abaixo, confira as principais dicas para não errar neste momento.
Utilize de forma natural
Ninguém gosta de ler textos claramente escritos de forma forçada e otimizada apenas para mecanismos de busca, certo? Eu, pelo menos, fico bem irritada quando isso acontece! Por isso, sempre leia o parágrafo novamente, se possível em voz alta, e avalie se aquela palavra de transição faz sentido onde está.
Utilize as palavras de transição adequadas
Existem muitas palavras de transição, como veremos a seguir, e elas devem ser usadas nos momentos apropriados. Se você usar uma palavra com o sentido de conclusão no início do conteúdo, por exemplo, vai gerar confusão ao leitor.
Busque referências
Como especialista em SEO e escrita, eu sempre aconselho as pessoas a lerem. Se quiser entender o porquê, explico: é através das referências (ou seja, das leituras feitas pelo caminho) que você vai ganhar repertório tanto na escrita quanto na fala.
Além disso, através das referências será possível entender a escolha de determinadas palavras de transição ou conhecer novas. Por isso, ter o hábito de ler outros artigos, livros ou posts fará com que você escreva textos melhores.
Utilize as palavras de transição que façam sentido para o seu público
Um dos maiores erros na hora de escrever é utilizar uma linguagem que não faz sentido ao seu público. Como eu disse acima, existem várias palavras de transição. Algumas muito formais, outras informais, e também as que ficam no meio termo.
Quem vai definir as melhores palavras de transição para os artigos do seu site deve ser você. Ter um manual de linguagem pode ajudar, pois através dele você ou outros redatores poderão dar o tom da marca ao escrever, utilizando termos e jargões que o público entende.
Evite repetir as mesmas palavras de transição
Outro erro comum durante a escrita de textos é repetir palavras. Quando essas palavras são de transição, piora, pois o texto se torna estranho e as falhas acabam saltando aos olhos do usuário.
Assim, minha dica é sempre revisar o texto pelo menos uma vez e, quando possível, pedir para outra pessoa fazer a leitura em busca de correções ou melhorias.
Como este último nem sempre é possível, você pode utilizar ferramentas de textos que encontram as repetições, como o LanguageTool, ou plataformas onde seja possível colar o texto e receber apontamentos da inteligência artificial.
Ah, e se você souber quais as palavras que mais repete acaba ficando mais fácil: utilize a ferramenta de localizar, disponível em todos os sistemas operacionais, e busque pela palavra:
Quais são as principais palavras de transição SEO?
Como prometido, segue a lista das palavras de transição (não completa, pois é grande…!) para ajudar você durante a construção de textos otimizados para SEO.
Introdução
- Inicialmente
- Antecipadamente
- Antes de mais nada
- A princípio
- Desde já
- Primeiramente
Continuidade
- Após
- Então
- Depois
- Em seguida
- Logo
- Na sequência
Tempo
- Logo depois
- Logo que
- Enquanto
- Eventualmente
- Imediatamente
- Frequentemente
- Assim que
- Desde que
- Ao mesmo tempo que
- Cada vez que
- Todas as vezes que
- Anteriormente
- Posteriormente
- Simultaneamente
Conclusão
- Enfim
- Então
- Logo
- Assim
- Afinal
- Portanto
- Por isso
- Dessa forma
- Em conclusão
- Em vista disso
- Em resumo
Conformidade
- Da mesma forma
- De acordo com
- Igualmente
- Segundo
- Sob o mesmo ponto de vista
- Assim também
- Conforme
Conclusão
Como explicado ao longo do texto, as palavras de transição possuem um papel importante na hora de escrever textos para Internet, afinal, a ideia é ter bons resultados em SEO. E para isso, minha indicação é que você siga aprofundando os seus conhecimentos. Confira o Guia de SEO da Conversion e veja o que é necessário para ser um bom profissional de SEO!