“Near me” é incorporado a nomes de locais para potencializar resultados comerciais
No Brasil e no mundo, muitas pessoas utilizam o Google e outros buscadores para encontrar locais próximos.
Normalmente, é atribuído um termo complementar à pesquisa, como “próximo a mim”, “aqui perto”, “mais próximo”, “24 horas” ou “aberto agora”. Ou, em solicitações realizadas em inglês, “near me”.
Para se ter uma noção do potencial desses termos de pesquisa, observe a tabela abaixo com algumas das palavras-chave nesse padrão mais buscadas mensalmente (Semrush, 29/06/2023):
Palavra-chave | Volume de buscas mensal |
restaurantes com comida para viagem abertos agora aqui perto | 550.000 |
loja pra comprar celular aberta agora | 368.000 |
algum posto de gasolina aqui perto | 49.500 |
café para viagem aqui perto | 49.500 |
farmacia próximas a mim | 14.800 |
restaurante próximo a mim | 12.100 |
padaria próximo a mim | 5.400 |
pizzarias próximas a mim | 5.400 |
academia próximo a mim | 4.400 |
shopping próximo a mim | 4.400 |
O mesmo padrão se repete para inúmeros outros negócios locais, como pousadas, chaveiros, floriculturas, lavanderias, gráficas etc.
Palavras-chave, como o próprio nome diz, são chaves que ativam resultados de pesquisa. Assim, alguns proprietários e profissionais de marketing descobriram uma “brecha” no sistema dos buscadores. A solução? Criar empresas que correspondem a tais termos de pesquisa.
Neste artigo, conheça algumas histórias de empreendedores que usufruíram do recurso para impulsionar os próprios negócios.
Como funciona a pesquisa local do Google?
Quando um usuário realiza uma pesquisa no Google, o algoritmo tenta se adequar à sua intenção de busca. Isso quer dizer que são exibidos resultados comerciais quando identificada a intenção de compra, informacionais quando identificada uma dúvida e assim por diante.
Mas existem também os casos em que os resultados locais são ativados, especialmente em pesquisas realizadas a partir de dispositivos móveis. Isso ocorre em algumas circunstâncias específicas. Por exemplo, em buscas por localidades como “padaria”, “borracharia” ou “supermercado”.
Nessas ocasiões, são exibidas features do Google Maps, que possui um algoritmo à parte. Logo, seus fatores de ranqueamento também são distintos, influenciados por critérios de classificação como relevância, avaliações ou interesses pessoais do usuário.
Contudo, um dos principais elementos considerados é a distância. Isso quer dizer que os locais identificados como “próximos a mim” (ou “near me”, em inglês) recebem prioridade para resultados locais.
Cases de empresas que utilizaram o recurso “próximo a mim” para se destacar no Google
Por se tratar de um algoritmo complexo, que utiliza centenas de critérios, a utilização de nomes criativos não garante que a página de resultados exibirá as companhias que optarem por eles.
Contudo, a correspondência de palavra-chave é um fator de ranqueamento que pode gerar vantagem competitiva, um sinal adicional para atrair clientes para o negócio.
A seguir, conheça alguns cases de negócios que utilizaram esse recurso para potencializar seus ganhos.
Dentist Near Me
Localizada em El Paso, no Texas, a Dentist Near Me (Dentista Próximo a Mim) se aproveita das mais 1.220.000 de pesquisas pelo termo para se destacar na busca local.
Thai Food Near Me
O restaurante em Nova Iorque Thai Food Near Me (Comida Tailandesa Próximo a Mim) utiliza-se da mesma lógica para atrair um público altamente qualificado, aumentando as chances de aparecer nos resultados de busca para pessoas que buscam por comida tailandesa na região.
Eat Here Now
A cidade de Nova Iorque também é palco de outro caso interessante. O restaurante Eat Here Now (Comer Aqui Agora) se aproveita do imediatismo para aparecer em buscas locais para clientes que desejem saciar a fome de maneira rápida.
Desentupidora Próxima de Mim
Não são apenas os estrangeiros que utilizam os recursos locais para adquirir vantagem competitiva em relação aos concorrentes. A Desentupidora Próxima de Mim, do setor de serviços, aproveita-se do termo para atrair pessoas para o seu website.
Na página principal do site, há ainda a exploração de outros termos de SEO local, como “desentupidora em SP”, “desentupidora 24 horas SP” e “desentupidora de esgoto SP no litoral”.
Mercado A Quitanda
Um exemplo com características diferentes é o “Mercado A Quitanda”, que alia duas palavras-chave de semântica semelhantes para ativação de ambas quando um usuário realiza a pesquisa no Google.
24horas Imóveis
A 24horas imóveis utiliza outro termo recorrentemente associado a negócios locais para atrair o público tanto para o estabelecimento físico quanto para seu ambiente digital.
Afinal, abusar do recurso “near me” é legal?
De certo modo, essa é uma prática que deve ser utilizada com cautela. Muitos outros “hacks” utilizados por profissionais de SEO que funcionavam no passado foram penalizados posteriormente.
Afinal, o fato de uma empresa possuir “próximo a mim” em seu nome não é, de fato, um critério que a torne mais qualificada do que outros negócios locais. Então, embora seja possível colher resultados com a estratégia, é provável que, em algum momento, ocorra mudanças para desmotivar a prática.
Se você gostou deste texto, leia também o nosso Guia completo sobre SEO Local.