E-commerce no Brasil: conheça os principais dados, o market share, o crescimento e as principais estatísticas, com atualização mensal!

Diego Ivo
Diego Ivo

Dica: receba o relatório completo mensalmente em seu e-mail. Acesse aqui.

A nova edição do Relatório Setores do E-commerce no Brasil traz uma nova métrica, a de faturamento. Ela foi desenvolvida utilizando os dados fornecidos por Venda Válida. Seu objetivo é entregar uma visão mais clara e abrangente de desempenho dos e-commerces no Brasil. Confira os principais destaques e análises do mês.

iFood ultrapassa Aliexpress e assume 8º posição no Top 10 dos maiores e-commerces do Brasil

O responsável pela maior movimentação de setembro foi o iFood, grande nome do setor de alimentos no Brasil, ultrapassando a gigante chinesa Aliexpress e assumindo a oitava posição no ranking. 

Esse foi o quarto mês seguido de crescimento da empresa brasileira, líder em delivery na América Latina. Em contrapartida, o Aliexpress recuou 16,9% em relação ao mês anterior. 

Recuo esse que foi geral dentro do setor de importados, que apresentou retração de 7,5% no último mês, só perdendo para o segmento de Educação, Livros e Papelaria, que caiu 8,4%. 

Turismo é o setor que mais cresce, puxado por ótimo mês do AirBnB

Entre os setores que apresentaram crescimento, o turismo, que havia sido afetado negativamente pelo final das férias, voltou a crescer 6,4% em setembro. 

O grande destaque do setor foi o AirBnB, que subiu 21,3% e passou a ocupar a 3º posição no Top 10 do turismo. Esse é o sexto mês de crescimento contínuo da empresa americana. Booking.com e Latam fecham o top 3, respectivamente. 

O AirBnB também entrou no Top 20 dos maiores e-commerces do Brasil, assumindo a 17º posição. Apple e Latam também subiram para a lista dos vinte maiores, na 20º e 16º posições, respectivamente. Já no Top 30, Carrefour e Madeira&Madeira são as novidades. 

75% dos brasileiros acessam e-commerces com seus celulares 

No mês de setembro, 75% dos acessos a e-commerce foram feitos a partir de celulares, com 53,3% sendo via mobile e 22,1% via aplicativos. Os setores com mais acessos mobile foram o Infantil e o de Presentes e Flores, com 83,5% e 76,1% respectivamente. 

Já nos acessos via aplicativo, os setores de Comidas & Bebidas e Importados lideram, com 41,2% e 39,9% dos acessos vindos de apps. 

Após o canal direto, que é o maior canal de tráfego, com 50,3%, a busca orgânica é o canal de tráfego mais importante para os e-commerces. E um estudo realizado pela Conversion revelou que 77% dos brasileiros confiam mais nos resultados das buscas orgânicas do que em links patrocinados. 

Por isso, estar bem posicionado dentro dos buscadores é fundamental para todos os e-commerces que buscam crescer. E para isso, são necessárias estratégias de SEO realmente efetivas, que irão transformar as buscas orgânicas no principal canal de vendas da sua empresa, diminuindo seus gastos em mídia paga e aumentando seu ROI

Dica: receba o relatório completo mensalmente em seu e-mail. Acesse aqui.

Apesar de mecanismos de busca serem a fonte de tráfego mais importante, deve haver um complemento entre orgânico e pago

A participação em nosso relatório e rankings é feita a partir do volume estimado de audiência dos sites, conforme metodologia que apresentamos. A audiência, por sua vez, é composta de canais de tráfego que enviam visitantes para cada e-commerce. A principal forma de entrada é o chamado “tráfego direto”, que acontece quando o consumidor digita o endereço da loja diretamente no navegador.

Logo em seguida, o tráfego de busca orgânica (26,5%) e busca paga (17,6%) vêm respectivamente na segunda e terceira posição. Podemos dizer que as buscas são o mais importante canal para o e-commerce, porque elas revelam a intenção do consumidor e canalizam a demanda para as lojas virtuais. Inclusive, nas próprias lojas virtuais, o buscador é fundamental.

E, acima de tudo, o importante é proporcionar uma excelente experiência do usuário, fazendo com que o seu visitante queira gastar tempo navegando em seu site, garantindo uma probabilidade maior de retorno. Este é, aliás, o princípio do SEO Experience, a nova geração de otimização de sites.

Além de tráfego e boa experiência, é importante ter um mix de produtos robusto em seu nicho, precificação competitiva, frete rápido e ser uma marca amada pelos consumidores. Fácil?

Certamente não, mas a oportunidade está aberta a todos!

Dica: receba o relatório completo mensalmente em seu e-mail. Acesse aqui.

Quer a sua marca lembrada e no topo dos mecanismos de busca? Entre em contato com a Conversion e converse com um dos nossos consultores.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

guest

1 Comentário
Oldest
Newest
Inline Feedbacks
View all comments
Murillo
3 meses atrás

Excelente artigo, eu trabalho com busca orgânica e tenho percebido que a qualidade dos leads de maneira geral tem sido melhor do que na busca paga, isso realmente reforça a importância do SEO e posicionamento no Google, seja e-commerce ou site institucional.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.