Pioneira no uso do Share of Search em seus projetos, Conversion incorpora métrica em ao Relatório E-commerce no Brasil, levantamento mensal sobre crescimento e retração dos principais setores do comércio eletrônico do país.
A Conversion acaba de lançar a edição de Março do Relatório E-commerce no Brasil, o levantamento mensal da movimentação dos principais setores do comércio eletrônico brasileiro e seus maiores players.
Este mês, no entanto, o relatório traz uma grande novidade: os dados de Share of Search dos maiores e-commerces de cada nicho.
Os dados estão separados por setor e trazem uma visão ampla sobre a parcela de buscas que cada marca possui dentro do seu mercado de atuação.
Esta métrica, que ainda é capaz de predizer o market share de cada um destes players, está sendo usada com pioneirismo pela Conversion em seus projetos.
O que é Share of Search?
O Share of Search é uma métrica preditiva idealizada por Les Binet, chefe do grupo de eficácia da Adam & eveDDB, em Londres.
O objetivo do publicitário era encontrar uma métrica que fosse capaz de substituir o Share of Voice de uma marca dentro do contexto cada vez mais online em que a publicidade está inserida.
Em outras palavras, Binet percebeu que o antigo cálculo de SoV não se adaptava às demandas atuais do mercado, principalmente no que dizia respeito ao uso deste número na estipulação de verba com propaganda das grandes marcas.
Com a chegada do digital, os investimentos em propaganda se pulverizaram em muitos formatos diferentes e, para isso, tornou-se necessário tomar certas decisões de negócio com base em uma métrica que abordasse todas estas mudanças.
Do mesmo modo que o SoV era capaz de prever o market share de uma marca, ou seja, a fração de mercado controlada por ela, o Share of Voice também o é, e com uma precisão impressionante.
O cálculo do Share of Search é muito simples e bastante semelhante ao cálculo do SoV:
SoS = Buscas por uma marca / Buscas por todas as marcas da categoria x 100
Para saber qual é o SoS de determinada marca, basta dividir as buscas por uma marca pelo número total de buscas por todos os players de um determinado nicho.
Por exemplo: no gráfico abaixo, calculamos o Share of Search das principais marcas do setor de tênis no Brasil em 2020.
Para calcular o Share of Search da sua marca, baixe nossa planilha gratuita.
Relatório E-commerce no Brasil
O Relatório E-commerce no Brasil é o mais completo conjunto de dados relacionado aos movimentos de crescimento e retração do comércio eletrônico no país.
Além de ricas informações como principais canais de tráfego, divisão de origem de acessos por dispositivo e ranking de maiores lojas do Brasil, o documento ainda traz um benchmark de curva de crescimento de cada um dos 15 setores analisados individualmente.
Os dados referem-se somente às visitas provenientes do Brasil e, como fontes, foram usadas as ferramentas SimilarWeb e SEMRush.