Como fazer SEO para o natal, a data mais importante para o varejo brasileiro

Diego Ivo
Diego Ivo

O Natal é a data mais importante para o varejo e deve ter cada vez mais participação do e-commerce, especialmente no novo normal imposto pela pandemia e pelo frete cada vez mais rápido

Papai Noel com Lupa

Para aproveitar as buscas em uma época sazonal como o dia das mães, das crianças ou o natal, que está a todo o vapor, o ideal é ter um cronograma e começar a trabalhar bem antes da data porque sabemos que os resultados de SEO vêm em médio e longo prazos.

Mas o longo prazo é sempre composto de pequenas e constantes ações de curto prazo. Por isso, dependendo da concorrência do seu mercado ainda é possível realizar hoje mesmo ações de rápidas em SEO, embora inteligentes, e aproveitar o período de natal para aumentar as vendas em seu site ou e-commerce.

Defina uma persona compradora e suas necessidades

Como o tempo que nos resta é curto, vamos mapear o público-alvo principal e concentrar nossos esforços em um público-alvo bem específico. Para gerar melhores resultados, recomendo focar principalmente em uma pessoa que está em momento de compra. Afinal, receber tráfego é sempre legal mas nada melhor do que gerar vendas com nossas ações.

Podemos pensar, por exemplo, em um marido de meia-idade que deseje presentear a sua esposa, porém não tem a menor ideia de qual presente de natal irá lhe dar. É neste momento que o site deve entrar para ajudar a resolver um problema que o usuário tem. E ainda por cima, aumentar as suas vendas.

Público-alvo: homem casado de meia idade, buscando presente para sua esposa

Persona: para dar um tom mais humano, vamos chamá-lo de João Roberto. Isso nos ajudará a entender como podemos ajudar o nosso amigo e, de quebra, melhorar o SEO do nosso site na época de natal.

Palavras-chave de natal

Agora que temos identificado o problema existente de nosso público-alvo, precisamos nos colocar no lugar do João Roberto e pensar como ele pesquisaria no Google termos relacionados à sua intenção, que é presentear a sua esposa.

Para isso, utilizei a ferramentas de palavra-chave, que trazem sugestões de termos de busca. Fiz uma pesquisa na ferramenta pelos termos ‘presente natal esposa’. Além disso, para complementar e encontrar outras ideias busquei por ‘presente natal’ apenas e entender a necessidade geral das pessoas.

Separei na imagem abaixo algumas sugestões e ideias de palavras-chave que achei interessantes:

Palavras-chave de natal

Como o conteúdo vai ajudar a sua persona?

Agora que conhecemos as necessidades do João Roberto e as possíveis palavras-chave que ele poderia utilizar para buscar no Google as dicas de presente para a sua esposa, podemos pensar em um conteúdo relevante.

Mesmo tendo uma persona aproximada de nosso público-alvo, podemos pensar nos diversos “joões robertos” ou mesmo que a esposa dele pode ter diversos perfis que não temos como prever, por isso podemos pensar em todos eles.

Tópico principal do conteúdo

Todo conteúdo deve ter uma palavra-chave principal, mas principalmente um assunto/tópico.

Pensando nisso, precisamos também pensar em um título atraente; neste momento, podemos aproveitar a categoria de produtos do site que estamos otimizando. Vamos considerar que seja do mercado de roupas.

Assunto: presentes de natal para esposa

Keywords

Head keyword: presente de natal esposa

Mid tail: ideias, criativos

Long tail: roupas, vestido, calça, ideias, sugestão, mulher, esposa grávida,

Estrutura e ideias de conteúdo

Para exemplificar, vamos considerar que o conteúdo criado será publicado como uma página estática dentro do blog ou do CMS da plataforma de e-commerce, como um conteúdo quente e que pode carregar um pouco de emoções.

Por isso, temos em mente que a página pode e deve abordar a questão afetiva, sem com isso abusar de um tom razoável e cair no sentimentalismo.

A página pode ainda abordar sugestões de presentes para cada tipo de mulher e virtualmente possível esposa do João Roberto.

A linha editorial do texto poderia ser no sentido de abordar a relação de um homem com uma mulher dentro do casamento e mostrar a importância da criatividade para manter o relacionamento vivo. Não se esqueça que temos buscas por temos como ‘ideias’, ‘criativo’, ‘sugestões’, etc. e que todos esses termos poderiam aparecer no texto.

Devemos também ser direto e ilustrar bem o artigo, pois haverá homens mais objetivos que não quererão saber de muito bla-bla-bla. Ou seja, ambos os públicos devem ser contemplados.

Montei uma pequena estrutura para se entender como tudo isso pode ser aplicado ao conteúdo que estamos criando:

Protótipo de Página

A imagem acima é meramente um exemplo; seguindo essa estrutura, pode-se construir um excelente conteúdo e que vai responder às necessidades de pesquisa de seu público-alvo. Com a inteligência em pesquisa de palavras-chave, será possível escrever o conteúdo dando prioridade aos termos de busca na estruturação do conteúdo.

Divulgação

Algo muito interessante de investir em SEO é que o conteúdo criado prioritariamente com o objetivo de alcançar melhores posições nos mecanismos de busca pode (e deve!) ser utilizado para se comunicar com os visitantes e clientes de seu site. Por isso, não deixe de divulgar o conteúdo seguindo, por exemplo, as seguintes ideias:

Site – Crie links internos para a página;
Redes sociais – Divulgue o conteúdo nas redes sociais;
Email marketing (CRM) – Se a sua empresa trabalha com segmentação da base ou tem alguma ferramenta de big data, poderia disparar um e-mail exclusivamente para homens acima de 40 anos e que são casados;
Link Building – Talvez seja difícil conseguir links a essa altura do campeonato; mas se a sua empresa tiver bom relacionamento com blogs, pode contatar alguns.

Conclusão

No gráfico abaixo, retirado do Google Trends, que representa o interesse pelo termo “natal” nas buscas do Google no ano passado, podemos observar que desde o mês de novembro até a semana do natal costuma haver uma constante crescimento nas pesquisas. Após a semana do natal, há uma queda considerável.

Gráfico do Google Trends

Como se pode analisar, o melhor momento para ter as ações natalinas bem definidas seria o mês de outubro e entre o mês de novembro e dezembro as ações planejadas deveriam ser executadas. Porém, sabemos que planejamento não é o forte do brasileiro e por isso há ainda uma grande oportunidade de angariar um tráfego significativo para o natal.

No caso do e-commerce, por conta do frete, o natal vai até o dia 18 de dezembro. Porém, não custa nada investir algum tempo em poucos dias para colher alguns bons frutos e entender como se poderá planejar melhor no ano seguinte.

Boas festas a todos!

* Este artigo foi escrito originalmente em 2014 e foi atualizado em 2020.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

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Gutt Bressan
Gutt Bressan
10 anos atrás

muito bom o post!!

Felype Gustavo
Felype Gustavo
10 anos atrás

Parabéns pelo Post, muito bom mesmo.

Andre Anselmo
Andre Anselmo
10 anos atrás

Excelente Post, muito didático e instrutivo. Parabéns a Conversion por se diferenciar da maioria dos BLOGS da internet do Blá Blá Blá sem dizer nada.

Graciela
Graciela
10 anos atrás

Olá Diego!
Como sempre um excelente artigo, muito completo e cheio de dicas incríveis. Estou aprendendo cada vez mais com você. Obrigado.

leandrocosas
leandrocosas
10 anos atrás

Parabéns pelo post Diego, sensacional!

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

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