Práticas de otimização oferecem uma melhor experiência de compra e facilitam as vendas
O carrinho de compras é uma das mais importantes páginas de um comércio eletrônico. Afinal, o usuário que ali se encontra está em um momento derradeiro.
Ter uma má experiência nesse ponto da jornada de compras pode representar a perda de uma venda. Mas, mais que isso, o desperdício da chance de proporcionar uma conversão facilitada e fidelizar um cliente.
Design confuso, bugs gráficos, má distribuição da informação. Esses elementos podem fazer com que um consumidor não retorne a uma loja virtual. Para que um usuário alcance essa etapa, um longo caminho foi percorrido, assim como recursos despendidos em marketing. Por essa razão, investir nessa página é essencial.
Se você quer saber como aplicar o SEO para carrinho de compras, chegou ao lugar certo. Neste texto, aprenda a criar páginas de conversão em vendas SEO-friendly para o seu ecommerce.
O que é um carrinho de compras?
Carrinho de compras é um tipo de software que agrega os produtos selecionados em uma página, permitindo que o consumidor realize uma compra. Essa tecnologia pode ser terceirizada (mais comum) ou licenciada, o que permite uma maior personalização do sistema.
Durante a navegação do usuário, vários itens podem ser adicionados à lista. A contabilidade geralmente é adicionada ao ícone do carrinho de compras, como no exemplo abaixo.
Imagem: carrinho de compras da Amazon
Ao finalizar as suas escolhas, o usuário é levado à página de carrinho de compras, onde pode visualizar os itens selecionados e observar detalhes do pedido, como preço por item, preço total da compra e outros. Além, é claro, dos botões de confirmação da compra.
Imagem: página de carrinho de compras da Amazon
Um comprador pode chegar a ela de diversas formas: ao finalizar as compras pelo navegador, receber um email de lembrança de um carrinho abandonado ou por meio de aplicativos progressivos. É nessa página que são realizadas ações de SEO para carrinho de compras (voltaremos a este assunto mais adiante).
Estatísticas sobre o abandono do carrinho de compras
De acordo com uma pesquisa da Baymard Institute (2023), 69,99% dos compradores abandonam seus carrinhos. Esse número pode mudar de acordo com o dispositivo, variando de 73% em desktops a 80,65 em dispositivos móveis (Barilliance, 2022).
As razões para tal são reveladas pela Statista (2022):
As indústrias mais impactadas, também segundo a Statista (2022), são:
Como aplicar técnicas de SEO para o carrinho de compras?
A página de carrinhos de compra não precisa aparecer como um link clicável nos mecanismos de busca. Pelo menos não aquelas com o carrinho vazio.
Em 2021, o Google Shopping anunciou uma feature que relembra ao usuário as suas compras abandonadas.
Contudo, essa não é exatamente a relação entre a página de carrinho de compras e o SEO. De fato, é comum a aplicação de tags noindex. Na realidade, embora não sejam exibidas nos resultados orgânicos, todas as páginas de website fazem parte do ecossistema de otimização.
Uma boa experiência ao finalizar a compra é um indicativo da funcionalidade e usabilidade do site. O que, no fim das contas, representa um ponto positivo para os buscadores.
Isso quer dizer que há dois pontos positivos ao otimizar as páginas de carrinho de compras. Ela funciona tanto como um facilitador para geração de receita quanto um potencializador para a aparição nas posições de prestígio das páginas de resultados.
Veja, a seguir, algumas técnicas de SEO que podem ajudar nesta etapa decisiva da compra.
Utilização de mapas de calor
Os mapas de calor são excelentes ferramentas para auxiliar o SEO para carrinho de compras. Eles revelam detalhes sobre o comportamento do usuário na página, possibilitando a identificação dos pontos de melhoria sob a ótica do consumidor.
Imagem: Hotjar
Página sucinta
Ao chegar à página do carrinho de compras, o usuário já passou por diversas outras etapas. Muitas lojas virtuais optam por tentar otimizar os ganhos oferecendo uma grande quantidade de outros produtos ou serviços relacionados, inserindo avaliações de clientes ou outros botões que podem distrair o comprador.
Embora não seja uma regra e possa ter serventia em alguns setores, a indicação é ter cuidado com o excesso de elementos de página que possam fazer com que a compra seja abandonada, especialmente na primeira dobra.
Imagens
Muitas vezes o consumidor passa horas decidindo o que quer comprar. As imagens no carrinho de compras auxiliam a lembrá-lo de maneira rápida de suas escolhas.
Selos de segurança
Os selos de segurança, por outro lado, podem impulsionar a compra ao gerar confiança ao usuário no momento de fechar o negócio. Ao observá-los, ele tem a segurança necessária para realizar o pagamento.
Cadastro automatizado
Uma das razões mais citadas para a desistência da compra é a necessidade de cadastro. A automação do processo com a possibilidade de login via plataformas de uso cotidiano, como o Gmail ou o Facebook, agiliza esse processo.
Opções de alteração na própria página
Um bom carrinho de compras permite que o usuário manuseie seu pedido sem precisar retornar a outras páginas. Ações como exclusão ou adição de itens, solicitação de embrulho ou mudança de cor podem auxiliar no processo de finalização.
Transparência de valores
Enquanto confere o próprio carrinho de compras, o usuário deve ter a clareza do quanto está pagando por cada item, incluindo taxas, fretes e impostos adicionais. Valores embutidos ou que são revelados somente na página de pagamento podem afastá-lo da compra.
Criação de URLs curtas
Por se tratar de um elemento de grande importância no comércio eletrônico, muitas vezes as URLs apresentam diversos parâmetros que podem ser evitados. Carrinhos de compra com links simples são mais fáceis de serem revisitados.
Se você deseja melhorar a performance do seu comércio eletrônico com o auxílio de uma agência de SEO experiente, entre em contato com a Conversion.
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