Aprenda como implementar as melhores práticas de Search Engine Optimization (SEO) na Vtex, ser melhor indexado e vencer concorrentes
A plataforma Vtex, recentemente listada na Nasdaq, é a mais popular no Brasil. Entretanto, conseguir implementar as melhores práticas de SEO pode ser um grande desafio, mas para ajudar profissionais de SEO e gestores de e-commerce, preparamos o Guia SEO Vtex 2022, com tudo o que você precisa saber sobre otimização nesta plataforma.
Como você sabe, SEO é uma das mídias mais importantes na hora de tornar o seu e-commerce ainda mais rentável. Isto acontece porque, segundo estudo realizado pela Conversion, 73,2% dos consumidores fazem pesquisas no Google diversas vezes ao dia. Para entender mais o comportamento da audiência, analisar concorrentes de seu setor e tirar insights acompanhe nosso relatório gratuito sobre e-commerce.
Neste guia, você aprenderá:
- Por que SEO para VTEX é importante;
- 10 passos para o seu SEO para VTEX ser um sucesso.
Vamos lá?
Por que o SEO para VTEX é importante?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization — ou, em português, Otimização de Sites para Mecanismos de Busca.
Otimizar o seu site consiste, basicamente, em torná-lo melhor e mais atrativo para os buscadores, segundo as próprias diretrizes destas buscadores, com o objetivo de alcançar bons posicionamentos orgânicos em suas páginas de resultado.
SEO é uma das mais importantes estratégias de marketing digitais disponíveis hoje.
Isso porque é através desta estratégia que o seu negócio terá a oportunidade de estar ao alcance do seu público-alvo no maior buscador do mundo, o Google.
Mas, para isso, é necessário antes compreender o que o Google entende como um bom site, com conteúdo de qualidade voltado ao usuário e que, em sua totalidade, corresponda à sua intenção de busca.
Quando falamos sobre SEO para e-commerce, estar bem posicionado significa ainda mais do que atingir seu público-alvo: também significa lucrar mais.
Ainda segundo a pesquisa Consumidor Digital 2020, promovida pela Conversion, 42% dos consumidores confiam nos resultados orgânicos do Google
A partir desta afirmação, podemos ainda ir além: as melhores posições da SERP (ou Página de Resultados) representam, para o seu e-commerce, 1) estar próximo do seu potencial cliente, 2) mais vendas e 3) mais confiabilidade.
Caso queira desenvolver uma visão mais estratégica, disponibilizamos gratuitamente o Next SEO, curso de SEO gratuito. Além disso, como o SEO muda constantemente, é fundamental acompanhas as tendências para este ano.
SEO On-Page e Off-Page: qual a diferença?
SEO On-Page é tudo o que fazemos dentro do site para torná-lo indexável, relevante, acessível e proporcionar uma experiência de navegação agradável ao público.
Em outras palavras, SEO On-Page é tudo sobre o que temos controle dentro do site.
SEO Off-Page são os fatores externos, ou seja, que não fazem parte da estruturação do site em si, mas que, basicamente, estão relacionados à maneira como outros sites enxergam o seu.
Alguns exemplos de aspectos relacionados a SEO Off-Page são: link building, menções sociais, perfis em recursos como Google My Business, entre outros.
Veremos, nos próximos tópicos, como fazer SEO para VTEX de forma eficiente, utilizando ferramentas disponíveis na própria plataforma.
Como fazer SEO na plataforma VTEX?
A plataforma VTEX é altamente customizável, o que confere a ela uma grande vantagem competitiva sobre as outras plataformas para comércio digital disponíveis no mercado.
Isso engloba, é claro, muitos fatores relacionados a SEO, facilitando a otimização dos sites que utilizam suas ferramentas, tornando mais simples a vida de lojistas que nem sempre são especializados em otimização.
A VTEX conta, também, com uma arquitetura que permite a criação de lojas virtuais grandes ou menores, versáteis e profissionais.
E, por falar em Arquitetura da Informação, é este o primeiro tópico que abordaremos a seguir.
10 passos para o seu SEO para VTEX ser um sucesso
1. Arquitetura da Informação para um site bem organizado
A Arquitetura da Informação (AI) visa proporcionar aos consumidores uma experiência de navegação organizada, intuitiva e agradável e, assim, garantir que os conteúdos contidos naquele e-commerce estejam legíveis e amigáveis.
Ao entrar em uma grande loja física, por exemplo, sabemos onde procurar o produto que desejamos porque entendemos a organização separada por seções, categoria de produtos e separações de mesma natureza.
Com uma loja virtual não é diferente: é a partir do Menu que começamos nossa busca e, por estarmos tão habituados a este processo, passamos por ele de forma intuitiva.
Se o seu site ainda não tem uma estrutura definida, sugerimos a seguinte:
Home → Departamento → Categoria → Subcategoria
Por exemplo:
Home → Cosméticos → Batom → Batom Vermelho → Batom Vermelho Avon
Estruturando Arquitetura da Informação na VTEX
Para criar esta esta categorização dentro da plataforma VTEX, o processo é simples:
Primeiro, começamos com a criação de Departamento. Na plataforma VTEX, este departamento é sempre a primeira Categoria da árvore de categorias, certo?
Após acessar o Admin da sua loja:
- Acesse o módulo Catálogo;
- Clique em Categorias;
- Clique no primeiro nível de Categorias;
- Clique em Ações;
- Depois, clique em Incluir;
Agora você precisará preencher os campos referentes ao cadastro desta categoria. Esses campos são:
- Nome: este é o nome da sua categoria, portanto seja o mais direto possível. Este nome também é responsável pela estrutura da URL desta categoria.
- Título da Página: este é o atributo <title> da página desta categoria. É um campo importante porque é este título que aparecerá na SERP do Google.
- Descrição da Categoria (Meta Description): aqui, escreva no máximo 160 caracteres, porque é este o tamanho máximo exibido pelo Google para os seus usuários.
- Categoria Global VTEX: este campo é obrigatório e têm como função classificar a sua categoria em ferramentas pagar de divulgação, como o Google Shopping.
Após preenchidos estes campos, siga os seguintes passos:
Selecione o campo “Categoria está ativa no site”, para que ela possa aparecer no seu e-commerce.
Em “Modo de Exibição de Produtos”, selecione o campo “Segue definição da especificação do SKU”, para que a plataforma respeite a ordenação de produtos estipulada.
Por fim, clique em “Salvar” e pronto!
Agora, sua arquitetura da informação começa a ganhar forma a partir da criação do seu primeiro Departamento.
Na sequência, será preciso criar outras categorias seguindo o mesmo procedimento detalhado anteriormente, porém com uma “Categoria Mãe” definida.
Ficou confuso?
Vamos voltar àquele exemplo do departamento de cosméticos:
Cosméticos → Batom → Batom Vermelho → Batom Vermelho Avon
A categoria “Cosméticos” será a Categoria Mãe da categoria “Batom”, que por sua vez será “mãe” da categoria “Batom Vermelho” e que, por fim, será “mãe” do produto “Batom Vermelho Avon”.
2. Para melhorar a navegação, utilize Breadcrumbs
O breadcrumb, por assim dizer, pode ser definido como uma espécie de consequência lógica da arquitetura da informação.
Podem ser chamados, também, de navegação estrutural. Eles indicam a hierarquia das páginas dentro de um site e, por esse motivo, são essenciais em SEO para VTEX, tanto para o usuário quanto para o crawler do Google.
Posicionados, em geral, no canto superior esquerdo de um site, os breadcrumbs geralmente possuem a seguinte aparência:
Cada uma destas categorias é um hiperlink, possibilitando, também, que o usuário retorne às categorias anteriores, ou até mesmo a home do site, através deste recurso.
Outro ponto importante sobre os breadcrumbs é que eles também auxiliam a distribuição de autoridade entre as páginas através da linkagem interna.
A VTEX possui, em sua lista de controles, o controle <VTEX.cmc:breadCrumb/> pronto para renderizar breadcrumbs dentro de um site, conforme o exemplo a seguir:
Home → Bebês e Mamães → Passeio → Carrinhos de Passeio
Seguindo o modelo, se o usuário está procurando por carrinhos de passeio para bebê, o breadcrumb dá a ele a opção de navegar pelo departamento “Bebês e Mamães”, por exemplo, e encontrar outros itens.
3. URL amigável: informações legíveis para o seu público e para o buscador
Um dos motivos pelos quais a URL amigável é essencial para SEO é que ela contribui para a segurança e confiabilidade do seu site perante o usuário.
Com uma URL clara, seu potencial comprador compreende melhor o conteúdo daquela página antes mesmo de acessá-la, colaborando para a diminuição de taxas como o bounce rate — ou taxa de rejeição.
Observe o exemplo de URL não amigável abaixo:
https://www.sualojavirtual.com.br/cosMetic%s/bao26480/888844
Uma URL amigável, por outro lado, apresentaria a seguinte informação:
https://www.sualojavirtual.com.br/cosmeticos/batom/batom-vermelho
Muito mais fácil de entender a que essa página se refere, não é mesmo?
A excelente notícia é que, ao ter a arquitetura da informação do seu e-commerce bem estruturada, a criação de uma URL amigável torna-se muito mais simples.
A VTEX, inclusive, gera automaticamente URLs amigáveis, de acordo com o cadastramento das categorias dentro do site.
Nesse caso, será seguida a seguinte estrutura:
https://www.sualojavirtual.com.br/departamento/categoria/subcategoria
Quanto às URLs de produtos, essas devem ser geradas manualmente dentro da plataforma.
Para isso, é necessário acessar o Campo de Cadastramento de produto no campo Catálogo, na parte de Produtos e SKUs.
Nessa aba, é necessário preencher as informações relacionadas ao cadastramento de produtos e, no campo de TextLink, inserir a URL adequada, levando em considerações as seguintes orientações:
- Os espaços devem ser substituídos por hífens (-);
- Não utilizar caracteres especiais (?&%);
- Letras acentuadas não serão usadas pela plataforma;
- Deve ter no máximo 50 caracteres.
Ao final, a URL do produto será:
https://www.sualojavirtual.com.br/produto-xyz/p
Para mais informações sobre URL, acesse.
4. Placeholder para a inserção de conteúdos nas páginas de categorias e departamentos
O conteúdo do seu site não serve apenas para que ele melhore aos olhos do buscador, mas também para informar melhor o seu cliente.
Além dos conteúdos descritivos nas próprias páginas de produto, você pode incluir blocos de texto em páginas de categoria e departamento, por exemplo.
Para SEO para VTEX, isso é super importante, uma vez que aumenta as chances destas páginas se destacarem na SERP em comparação com seus concorrentes.
Na VTEX, porém, é necessário utilizar um comando HTML chamado placeholder para a inserção destes conteúdos.
Para incluir este comando é preciso utilizar a aba de CMS disponível na plataforma e incluir o código HTML abaixo:
<div class=“bloco-de-conteudo”/>
<!– Content Place Holder: Html Seo –>
<VTEX:contentPlaceHolder id=“htmlSeo”/>
<!– /Content Place Holder: Html Seo –>
</div>
Importante: para cada campo de texto na página, é necessário inserir um comando placeholder diferente.
5. Incluindo conteúdo em departamentos e categorias
Agora que você já preparou os departamentos e categorias do seu e-commerce para receberem conteúdos informativos, chegou a hora de incluir estes conteúdos na plataforma.
Para isso, siga os seguintes passos:
- Entre na aba de CMS;
- Clique em “Site and channels”;
- Selecione o site da sua loja;
- Clique na pasta /;
- Acesse a aba Categoria;
- Clique em ad-category;
- Na sequência, clique em Configurações;
- Clique no botão Editar (ou ícone de lápis);
- Selecione a opção Adicionar Controle;
- Selecione o tipo de controle HTML;
- Clique em Adicionar;
- Em seguida, clique em Salvar Configurações;
- Após isso, selecione a opção Editar;
- Clique em Adicionar Conteúdos;
- Crie o HTML que gostaria que aparecesse no site;
- Na aba Preview, você poderá ter uma pré-visualização do HTML;
- Nos campos Condições de Exibição (Display Condition), configure de acordo com sua necessidade – por exemplo, selecione uma Categoria, onde esse conteúdo será disponibilizado;
- Informe o ID da categoria do site que receberá o texto (caso contrário, o conteúdo será inserido em todas as categorias);
- Clique no checkbox Conteúdo Ativo (Active Content);
- Selecione Adicionar na Lista de Conteúdo (Add Content List);
- Clique em Salvar Configurações.
Voilà!
6. Conteúdo de qualidade é a peça-chave para e-commerces de sucesso
Entre os inúmeros benefícios de um bom conteúdo estão informação de qualidade, corresponder à intenção de busca de forma mais precisa, confiabilidade e, é claro, suprir as exigências de um dos mais importantes fatores de ranqueamento do Google.
Se você deseja desenvolver um bom conteúdo para a sua loja, não se esqueça de:
- Fazer uma boa pesquisa de palavra-chave e incluí-las;
- Focar no usuário;
- Produzir um texto legível, compreensível e bem escrito;
- Tomar cuidado com o thin content;
- Garantir que também fez o SEO das Imagens;
Além do clássico bloco de texto, outros formatos interessantes de conteúdo para um e-commerce são:
- Vídeos;
- Imagens;
- Reviews;
- Tabelas comparativas;
Etc.
7. Palavras-chave são essenciais para estratégias de SEO!
Imagine que, ao montar sua estratégia de SEO para VTEX, você nota que não sabe exatamente pelo que o seu público-alvo busca no Google e, por consequência, não sabe para que palavras otimizar a sua loja virtual.
Não faz sentido, não é mesmo?
É por isso que uma profunda pesquisa de palavras-chave é o primeiro passo para uma estratégia de SEO de sucesso!
É ela que determinará o grau de dificuldade da disputa de posições, qual é a sua palavra-chave (ou produto) mais lucrativa e para onde a sua estratégia deve seguir.
Para saber mais sobre como fazer uma boa pesquisa de palavras-chave, clique aqui.
8. Crie textos com Heading Tags e a estrutura HTML adequada
Um texto não precisa estar bom apenas para quem o lê, ele também precisa estar bem ajustado para o algoritmo que o avaliará.
Para isso, é necessário estruturá-lo utilizando recursos HTML que são visíveis apenas para o buscador: as chamadas Heading Tags.
Heading tags (h1, h2, h3, h4…) são recursos de programação utilizados para organizar os blocos de conteúdo de uma página e hierarquizar seus títulos, do mais importante a seus subtítulos.
Dica: as heading tags podem ser usadas nos títulos dos produtos de uma vitrine, por exemplo, e isso ajuda a aumentar a relevância e aprofundar o conteúdo da página. Por padrão, a VTEX apresenta, por padrão, a heading tag H3 no título dos produtos em uma categoria ou departamento.
9. Otimização de Title e Meta Description
O Title e a Meta Description de uma página são fatores muito importantes em SEO para VTEX porque, tecnicamente, são a vitrine da sua loja na SERP.
Com um título e uma descrição atraentes, as chances de você alcançar o clique do seu usuário aumentam significativamente.
Em resumo, suas definições são:
Title: o título ou a tag <title> fica dentro da <head> do HTML e a sua composição, quando bem feita, pode ser a otimização que faltava para deixar aquela página nas primeiras posições do Google.
Meta Description: essa tag é uma breve descrição do conteúdo da página de um site. Essa informação é apresentada pelo Google abaixo do link visível nos resultados de pesquisa.
A plataforma VTEX permite que você configure, de maneira simples e rápida, qual será o Title e a Meta Description das suas páginas.
Para isso, basta acessar o painel administrativo do seu dashboard e parametrizar estes campos.
10. Robots.txt e Sitemap são duas otimizações essenciais para resultados orgânicos
Em SEO, dizemos que todo site deveria ter um arquivo Robots.txt.
Isso porque este arquivo, quando configurado da maneira correta, tem o poder de limitar a indexação dos algoritmos dos buscadores de determinadas páginas do seu site.
Mas por que isso é importante?
Um e-commerce possui algumas páginas que não devem ser indexadas nos mecanismos de busca, como por exemplo uma página de checkout, carrinho, entre outras.
O mecanismo poderá acessar essas páginas de qualquer maneira, mas é através das diretrizes do arquivo robots.txt que ele irá indexá-la ou não.
Para impedir que uma página desnecessária vá para a SERP, é necessário incluir neste pequeno arquivo o comando Disallow.
A VTEX possui nativamente uma interface de otimização do arquivo Robots.txt.
Basta acessar o seguinte caminho: (1) Configurações > (2) SEO > (3) Robots.txt.
No exemplo abaixo, o arquivo está orientando o buscador a não indexar a página do carrinho de compras:
Disallow:/carrinho-de-compras/*
Já o Sitemap, outro recurso muito importante para SEO, é o que chamamos de “facilitador de indexação”.
Afinal, é ele quem informa os crawlers sobre todas as páginas contidas naquele site.
Este arquivo apresenta ao algoritmo a estrutura hierárquica do seu site de modo sintetizado e preciso.
Na plataforma VTEX, o seu arquivo sitemap.xml é gerado automaticamente, não necessitando de nenhuma configuração manual.
Ainda assim, é necessário cadastrar seu arquivo no Google Search Console.
Esse procedimento, porém, é bastante simples. Para começar, adicione seu site à sua conta do Search Console e siga o passo a passo de confirmação.
Para isso, acesse o endereço https://search.google.com/search-console/about
Em seguida, clique em Iniciar Agora e siga o procedimento de cadastramento e verificação de domínio.
Feito isso, siga os seguintes passos:
Por padrão, a URL do sitemap da sua loja será a seguinte:
http://www.[dominio].com(.br)/sitemap.xml
- Vá na aba de Índice e clique em Sitemaps;
- Adicione a URL do sitemap do seu domínio;
Pronto! O Search Console irá acessar o XML e verificá-lo.
Agora que você já tem mãos todos os pontos mais importantes de SEO para VTEX, que tal montar uma estratégia de SEO de sucesso e colocar o seu e-commerce no topo das buscas?
Para mais informações, baixe o nosso Guia de SEO para VTEX agora!
Mãos à obra!